Segredinho da vovó.

Tenha sempre uma panela de pressão para cozinhar grãos e carnes. Este tipo de panela é prática e rápida.

1. Com revestimento antiaderente: É uma boa panela, mas é preciso cuidado para não arranhá-la. Para manusear os alimentos dentro dela, sempre utilize colher anti-aderente, de plástico resistente ou ainda de madeira ou bambu. São fáceis para lavar, basta apenas uma esponja macia. Quando os alimentos são preparados em panelas antiaderentes rasas ficam como se tivessem sido grelhados, com pouquíssimo óleo.

2. De vidro temperado: É uma panela fácil de lavar; vai ao microondas e ao fogão tradicional ou elétrico. Vão do freezer ao fogão direto, sem ter que esperar. Melhor para o preparo de molhos e cozidos. O cuidado ao uso é com a altura da chama do fogão. Assim que aquecido diminua o fogo, pois o vidro retém o calor e a mantém quente.

3. De inox: São extremamente bonitas e chiques. Na hora da compra olhe o fundo da panela. Se for triplo, apresenta vantagem na hora do aquecimento do alimento. Depois de lavadas, devem ser secas rapidamente para não manchá-las.

4. De barro: Deixa a comida deliciosa. É uma opção especial, não tem contra-indicação. Os peixes e carnes com molhos são os melhores pratos para serem preparados nesta panela. Na primeira vez que for usá-la tem de ser queimada com óleo antes do primeiro uso. Depois, com o uso, assim que aquecida prepara rápido os alimentos e tem a vantagem de mantê-los quentes, borbulhando na mesa.

5. De ferro: É ótima para a saúde mas é pesada e não pode sofrer arranhões, se enferrujar perde-se a panela. Dá um gosto diferente à comida.

6. De pedra-sabão: São válidas as mesmas observações para as panelas de ferro, sendo necessário curar com óleo e calor antes do primeiro uso.

7.De alumínio: São as mais comuns no mercado. Fáceis de manipular e cozinhar alimentos. As preparações secas como farofas e as frituras são as mais indicadas neste material.

8. De ágata: São lindas e preparam melhor alimentos como molhos, caldos ou cozidos. Cuidado para não deixar cair, pois trincam.

Fonte uol

9. Elétricas: Fácil preparo para qualquer tipo de prato ou de alimento.

10. A vapor: As japonesas são as melhores, próprias para fazer arroz e risotos chineses. Ideais também para cozinhar vegetais e vários outros pratos com carnes e peixes.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário