Dicas da vovó.

Publicidade

Coentro

Publicidade

O coentro fresco é tempero indispensável na elaboração de peixes e frutos do mar, especialmente no Norte e no Nordeste, onde não se faz moqueca sem essa erva. As sementes podem também ser usadas no preparo de chá, com função digestiva e hepática. Seu aroma lembra o de frutas cítricas.

Para aproveitar ao máximo o sabor do coentro, pique-o somente pouco antes de usar e adicione no final da preparação. Se cozido em excesso, o sabor e o aroma ficam menos acentuados.

Milho

O milho é um dos alimentos mais nutritivos que existem. Puro ou como ingredientes, é uma importante fonte energética. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas.

Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas, vitaminas (A e complexo B), sais minerais (ferro, fósforo, potássio, cálcio), óleo e grandes quantidades de açúcares, gorduras, celulose e calorias.

O fato do milho conter quantidades de açúcar e gordura não deve assustar quem quer consumi-lo, afinal o corpo precisa de todos estes elementos para funcionar bem, sem contar que a fonte é natural e não obtida erroneamente de alimentos refinados.

Manjericão

É ideal utilizar as folhas frescas, pois perdem rapidamente o sabor e escurecem. Para as saladas, prefira a variedade de folhas maiores; a de folhas pequenas, de sabor mais concentrado, é mais indicada para molhos e caldos.

Substitua a Maionese por Iogurte

Além de engordar menos, é mais saudável e o perigo de intoxicação é menor.

O iogurte também pode substituir o creme de leite em algumas receitas.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário