Casamento, curiosidades.

Publicidade

Publicidade

Alianças

O símbolo maior, o que melhor representa um casamento, é a aliança. A aliança é um compromisso assumido entre duas partes, e todo compromisso tem um termo, um contrato, que é feito entre ambas as partes. O contrato do casamento são os votos ou promessas feitas pelo casal no ato da cerimônia diante de Deus e de todos os presentes. Esses votos assumidos pelo casal, são o termo, o contrato dessa aliança, e devem ser respeitados.

A palavra aliança surgiu por volta do século XV, provavelmente em Provence, na França. Na Antigüidade era comum a troca de anéis de ouro, utilizado pelos gregos, em seguida pelos romanos, firmando-se como tradição na igreja.

O uso da aliança de casamento vem da tradição cristã, desde o século XI, e era colocada no 3º dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração! Aliás, ainda hoje, esse costume é praticado nos casamentos islâmicos.

Oração dos Noivos

Querida noiva,

Você conhece a Oração dos Noivos?  Quase ninguém sabe que existe esta oração. Se você for cristã, aproveite a dica. Se não for, dê uma olhadinha na oração abaixo e, ao seu modo, e com suas convicções, faça um pensamento positivo, desejando para si mesma, ou para amigos queridos que se casam, que tudo corra bem na vida do novo casal.

Senhor, nosso Deus!

Nós te bendizemos e te rendemos graças, pois nos fizeste à tua imagem e semelhança.

Homem e mulher nos criastes, nos convidando a viver um para o outro num amor alegre e vivificador.

Bendito seja, pelo sim que nos inspirastes, pela confiança e pelo perdão de que nos fizeste capazes, por tua presença que ilumina nosso relacionamento nos bons e nos maus momentos.

Nós te pedimos, Deus fiel e generoso: ensina-nos, cada dia, sempre, a nos comprometermos e novamente fazei com que nosso amor rejuvenesça. Fortifica-nos em tua fidelidade. Fica ao nosso lado nos momentos de dúvida quando àquilo que melhor carregamos em nós possa enfraquecer e desaparecer.

Nosso desejo é vivermos um para o outro e dedicarmos a vida um ao outro.

Trindade Santa, Pai, Filho e Espírito Santo dirigimos à ti nosso pedido pelos casais que vivem em tempestades, pelos que têm dificuldades em se encontrar e viver a confiança.

Concede, Senhor, a todos os maridos e mulheres e a todas as famílias teus dons de unidade, fecundidade e fidelidade e a tua alegria para sempre. Amém!

Seja com uma cerimônia simples ou em grande estilo, o importante é que os aniversários de casamento devem ser lembrados sempre com grande carinho. A data é uma grande oportunidade para o casal relembrar de todos os percalços e alegrias pelos quais passaram, e celebrar o futuro juntos.

E não é preciso esperar vinte e cinco anos para comemorar a data. Um jantar romântico ou um presente especial podem muito bem marcar a data. Há quem se inspire na tradição, que dá, para cada ano, uma denominação -o primeiro aniversário são as bodas de papel; o décimo, de estanho; e assim por diante. Essa escala simboliza o modo como o casamento vai se solidificando com o passar dos anos.

Antigamente, os presentes eram dados de acordo com essa escala. Hoje, você não precisa, necessariamente, seguir a tradição. Uma cliente minha, por exemplo, escreveu uma carta ao marido nas bodas de papel, relembrando como eles se encontraram. Uma amiga minha, no décimo aniversário de casada, recebeu de presente do marido um porta-retratos com uma montagem de fotos do casal, desde o tempo em que eles namoravam. Eu achei o máximo!

Os aniversários que demandam uma festa são os de 25 e 50 anos de casamento. Quem preferir fazer uma cerimônia solene, com a renovação dos votos, deve lembrar sempre que, pela tradição, quem convida para a festa no convite são os filhos. No caso da cerimônia das bodas de ouro, quem convida são os netos.

A celebração, em geral, é a mesma do casamento. A única coisa que muda no cerimonial é o cortejo de entrada -os netos entram à frente, seguidos pelos filhos e, depois, pelo casal que irá renovar seus votos.

Nas bodas de prata ou de ouro, os convidados não precisam levar presentes sofisticados. Eu conheço pessoas que se juntaram com outros membros da família e amigos para oferecer uma segunda lua-de-mel para o casal. Mas, para quem não pode oferecer um presente assim, um bonito buquê de flores com um cartão simpático é sempre bem-vindo!

1º – Papel
2º – Algodão
3º – Couro
4º – Flores e Frutas
5º – Madeira
6º – Açúcar
7º – Cobre
8º – Bronze
9º – Ágata
10º – Estanho
11º – Aço
12º – Seda
13º – Renda
14º – Marfim
15º – Cristal
20º – Porcelana
25º – Prata
30º – Pérola
35º – Coral
40º – Rubi
45º – Safira
50º – Ouro
55º – Esmeralda
60º – Jade
65º – Ferro
70º – Vinho
75º – Diamante

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário