Docinho de cereja.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da vovó.

O segredo aqui é comprar cerejas de boa qualidade, que sejam feitas da fruta mesmo (e não artificiais), daquelas que vendem com o cabinho ainda.

Para usá-las nesta receita eu escorri toda a calda dela numa peneira e deixei na minha geladeira de um dia para o outro na peneira escorrendo bem, e depois ainda enxuguei delicadamente várias vezes no papel toalha, para ela ficar bem sequinha. Vou dar a receita para um cento de doces, mas caso queira fazer menos só para experimentar, basta reduzir as medidas que também dá certinho.

Ingredientes para 100 doces:

3 latas de leite condensado

300g de cerejas com o cabinho (ou 100 cerejas)

1 lata de creme de leite sem soro

1 colher de sopa de farinha de trigo

50g de chocolate branco para banho (fracionado) picado

Deixe as cerejas sequinhas como comentei ali em cima.

Numa panela (eu prefiro as panelas de pressão para fazer doces que são mais grossas e não queimam o fundo do doce) coloque o leite condensado, o creme de leite e a farinha e mexa em fogo médio até que desgrude do fundo da panela. O ponto exato é quando você consegue deitar a panela para um lado e o doce (que está todo concentrado numa bola) desce todinho para o outro lado na mesma bola.

Coloque esta mistura num prato umedecido com água e espere esfriar bem…se possível na geladeira para ficar bem firminho.

Depois de frio, vá pegando colheradas do doce e envolvendo cada cereja, deixando os cabinhos à mostra. Leve para a geladeira para esfriar uns 20 minutos, assim o chocolate vai endurecer mais rápido na hora que der o banho, em contato com o doce frio.

Derreta o chocolate branco em banho-maria, não esquecendo que o chocolate de banho (o fracionado) não suporta temperaturas altas, por isso a água deve estar numa temperatura que você consiga ficar com a mão dentro dela, senão o chocolate cozinha e fica grosso, sendo impossível usar para o banho. Caso use microondas, vá colocando de 30 em 30 segundos usando sempre a potência média para não queimar.

Pegue os docinhos pelo cabo da cereja e banhe no chocolate, colocando para escorrer no papel manteiga. Eu decorei com açúcar colorido para ficar mais bonitinho. O chocolate fica duro rapidinho por estar gelado o doce, daí basta cortar as rebarbas de chocolate com uma tesoura e colocar nas forminhas.

Este doce pode ficar até 10 dias fora da geladeira sem estragar. Caso queira usar a cereja in natura, também pode, mas daí a validade é de apenas 1 dias…deve ser consumido no mesmo dia que fizer, o que é bem difícil.


Publicidade

Andrea Beatriz

Um comentário em “Docinho de cereja.

  1. Muito bem explicado e ficou exelente .agradeço de coraçao. aninha

Deixe um comentário