Dicas, organizando sapatos.

Publicidade
É essencial guardar seus sapatos bem organizados para que você possa encontrá-los com rapidez e facilidade
Publicidade

Yara Guerchenzon

Se tem algo que às vezes temos em excesso são sapatos. Afinal são diferentes modelos, cores e saltos, fora as versões de inverno e as de verão, os de festa e os do dia-a-dia…. Ou seja, uma infinidade! E para arrumar lugar para tudo isso, tem gente que ocupa um armário inteiro. Mas ainda assim sem a mínima organização.

Porém não dá para amontoá-los. É preciso ter ordem e critério, caso contrário corre-se o risco de se encontrar na bagunça um modelo que até já saiu de moda e você quase não usou! Para que isso não aconteça, veja a seguir as dicas de uma arquiteta e de duas especialistas em organização.

Segundo Alexandra Nicolini, arquiteta da área de projetos de S.C.A., empresa que produz móveis e armários para os mais diversos ambientes, em Bento Gonçalves (RS), o local adequado para guardar calçados deve ser arejado, com ventilação direta. Além disso, “os sapatos não devem receber sol direto e nem ficarem expostos em áreas molhadas, já que até mesmo dentro de armários estão suscetíveis à umidade”, orienta.

Em função disso, muita gente prefere deixar os pares de uso constante em algum móvel fora do quarto, como na lavanderia, e somente os de pouco uso dentro no armário. “É uma boa ideia, assim a pessoa chega e já troca de sapato, o que evita levar a sujeira da rua para dentro de casa. E quando for guardá-lo, já estará próximo da área de limpeza”, explica a home organizer Cristina Papazian, de São Paulo (SP).

Guardados por “zoneamento”

Para acomodá-los, Alexandra indica caixas próprias ou saquinhos de TNT com visor. “Assim ficam secos, protegidos da poeira e fáceis de serem localizados”, opina. Dentro de armários e closets, a arquiteta recomenda bandejas com extração total, recurso que facilita a escolha e a manutenção. E Cristina indica nichos organizadores, como casulos, dentro das sapateiras ou em prateleiras. “Mas, se possível, longe das roupas!”, diz.

“A altura entre prateleiras ou gavetas deve ser proporcional ao modelo dos sapatos, assim o usuário ganha espaço dentro do armário”, lembra a arquiteta. “A S.C.A. possui conjuntos com estas especificações e também gavetas em metacrilato, onde os calçados ficam em pé, emparelhados, maximizando o espaço”, afirma.

Para que fiquem em ordem, Alexandra recomenda que sejam guardados por “zoneamento”. “Se o usuário for esportista, pode priorizar os tênis e demais calçados de uso diário em local de acesso fácil. Os outros podem ficar nas caixas e saquinhos em local secundário, com acesso eventual”, orienta.

Por fim, a personal organizer Viviane Santa Vicca, de São Paulo (SP) lembra da importância de se doar o que não se usa. “Devemos descartar os pares que não são mais usados e comprar somente o necessário. É preciso ter uma quantidade que possa ser acomodada no espaço disponível. E se adquirimos um novo, descartamos outro sem uso”, resume.

Escolha o melhor acessório para guardar os seus sapatos

-Caixa transparente própria para sapato
-Saquinhos de TNT com visor
-Caixa de papelão com visor (ou com a foto do sapato colada)
-Caixa de MDF com rodízios para ficar sob a cama
-Sapateira de tecido para prender no varão de cabides
-Sapateira de material aramado para prender na porta
-Sapateira de plástico (vendida até em feira), para ficar suspensa atrás de porta

Fonte IG_Casa

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário