Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde

Natal, peru com castanhas portuguesas.

dez 14

Peru assado ao molho de vinho branco recheado com castanha portuguesa

Esse peru assado é relativamente simples de ser feito, embora seja um prato que exija um bom tempo de preparo. O recheio de castanhas portuguesas, nossa velha conhecida das ceias de Natal, aparece para adocicar levemente a ave e é balanceado pela acidez do molho de vinho branco que vem perfumado com a sálvia e com um sabor fantástico dos legumes caramelizados.

Informações de preparo
Tempo de preparo: 4 horas
+ 1h20min para o caldo
Rendimento: 10 pessoas
Dificuldade: Média

Para o peru

- 1 Peru de cerca de 6 kg
- 150 ml de óleo
- 200 g de cebola cortada em cubos médios
- 100 g de cenoura cortada em cubos médios
- 100 g do talo de salsão cortado em cubos médios
- 100 g de manteiga
- 70 g de farinha de trigo
- 1,5 l caldo de frango
- 1 kg do recheio de castanha portuguesa
- 10 talos de salsinha
- folhas de 2 ramos de sálvia
- sal e pimenta do reino
- ½ garrafa de vinho branco

Para o recheio

- 3 cebolas picadas finamente
- 100 g manteiga
- 650 g de pão amanhecido cortado em cubos
- 200 ml de caldo de frango
- 1 ovo
- folhas de salsinha picada
- 1 ramo de sálvia picada (somente as folhas)
- 500 g de castanha portuguesa
- 1 colher (café) de sal
- pimenta do reino a gosto

Para o caldo de frango

- 1,5 kg de ossos do frango cortado em pedaços de 10 cm
- 2,5 l de água
- 10 g de sal
- 2 cebolas picadas
- 1 cenoura picada
- 1 talo de salsão picado
- louro, salsinha, sálvia

Caldo

  1. Lave bem os ossos, coloque em uma panela e cubra com água fria.
  2. Leve para cozinhar e quando começar a ferver, reduza o fogo e elimine toda a espuma que subir.
  3. Adicione os legumes e as ervas e ferva em fogo baixo por 1 hora. Coe o caldo.
  4. Amasse com um garfo a manteiga e a farinha até que fique na textura de “pomada”. Reserve.

Recheio

  1. Cozinhe as castanhas em uma panela com água e uma pitada de sal, por 40 minutos. Espere esfriar um pouco, corte ao meio e retire a polpa. Pique em pedaços pequenos.
  2. Salteie as cebolas na manteiga até que fiquem transparentes.
  3. Misture o pão, o caldo de frango, o ovo e adicione a cebola. Agregue a salsinha, a sálvia, as castanhas, o sal, a pimenta e misture bem.

Peru

  1. Tempere a cavidade do peru com sal e pimenta. Coloque o recheio dentro.
  2. Esfregue a pele da ave com óleo e amarre com um barbante a fim de mantê-la apertada e para que o recheio não escape.
  3. Coloque o peru em uma forma de metal, com o peito virado para cima.
  4. Asse por 3 horas à temperatura de 180°C. Vá regando a ave de tempos em tempos com o líquido que vai se acumulando na forma.
  5. Após esse período, espalhe em volta do peru os legumes em cubos, os talos de salsinha e as folhas de sálvia. Continue assando por mais 40 minutos.
  6. Remova o peru da forma e reserve.
  7. Leve a forma usada para o peru à boca do fogão e cozinhe até que os legumes estejam dourados.
  8. Descarte toda a gordura da forma, coloque o vinho branco e vá mexendo para desgrudar todo o fundo. Cozinhe por 8-10 minutos.
  9. Adicione o caldo de frango e ferva. Aos poucos, vá adicionando a “pomada” de manteiga e farinha até que o caldo engrosse na textura desejada. Corrija o sabor com sal e pimenta e passe o molho por uma peneira fina.

  1. Arrume o peru em uma travessa, decore com ramos de sálvia e salsinha e coloque algumas castanhas portuguesas em volta.
  2. Corte em pequenas partes e sirva com o molho por cima.

Pinot Noir Reserva 2007 Luigi Bosca e Abel Pinchard Côtes Du Rhône
Divulgação

Originalmente, o peru das festividades é harmonizado com tintos de leve à média estrutura, taninos resolvidos e álcoolicidade não muito acentuada. Nesta receita, porém, o toque adocicado do recheio que inclui castanhas (tendência ao doce) pode acompanhar bem os vinhos do Novo Mundo, com o leve final doce que o teor alcoólico elevado proporciona. Procure por argentinos, chilenos ou australianos de uvas Pinot Noir, Syrah ou Zinfandel. Também como opção, os produtores franceses que estão seguindo a linha Novo Mundo.

Fonte laser.hsw.uol.com.b/Cíntia Kawashita e Renato Passoni

Deixe seu comentário

*