Reveillon,ceia.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da Vovó.

A ceia do ano novo pode ser mais cedo para dar tempo de ver os fogos , mesmo que seja em casa. Aqui mais uma deliciosa receita.

Receita de Pernil regado a banha de porco

Ingredientes:

1 pernil de 5 kg
5 batatas grandes
3 cenouras grandes
1 cabeça de alho
1,5 litro de suco de laranja ou 300 ml por kg
3 litros de vinho branco seco ou 700 ml por kg
1 xícara de vinagre
3 folhas de louro
6 ramos de alecrim
Sal e pimenta calabresa ou do reino
200 gramas de banha de porco.

O último ingrediente é usado para untar o pernil. Quem tem receio que o gosto do pernil mude não precisa se assustar: a banha é a gordura natural dessa carne, e não vai interferir no gosto. Ela vai derreter e deixar a carne mais macia e suculenta. Também é possível usar manteiga no lugar, mas o gosto fica um pouco diferente.

O pernil deve ser furado com uma boa faca até chegar no osso. Então é colocado o sal misturado com a pimenta sobre o pernil e nos furos. A carne deve descansar por três horas, envolta em plástico para não ressecar e dentro da geladeira, para a conservação. Depois disso, ela está pronta para ser marinada.

“A gente sempre faz marinada em recipientes plásticos ou de louça, nunca de alumínio, porque o ácido do vinho e do suco de laranja oxida, dando um sabor não muito legal na hora que vai para o forno”, explicou Peluzzo.

Em primeiro lugar são colocados os líquidos: o vinho e a laranja. Depois, vai o vinagre, para dar mais gosto, o louro, o alecrim e as hortaliças, menos a batata.

Mais uma vez a carne deve ser envolta em plástico e colocada na geladeira por 24 horas. Nesse período, ela deve ser virada a cada quatro horas para que o pernil tome gosto por inteiro.

No dia seguinte, é necessário preparar a forma para assar o pernil. É a vez de utilizar as batatas, em fatias grossas e com casca, forrando a assadeira e evitando que a carne grude no fundo.

“Depois do pernil pronto ela serve de acompanhamento para ele, fica muito gostosa, ela absorve o sabor da marinada e do pernil”, afirma o chef.

A carne é então transferida para a assadeira e coberta com a banha. O pernil deve ser então fechado com papel alumínio e levado ao forno com temperatura alta por cerca de 2h30 a 3h. A carne pode ser servida com farofa e com a o molho da marinada separado.

Fonte Conversa temperada/Jornal Gazeta do povo

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário