Dicas, cronograma para festinha de um ano.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da Vovó.

Tudo que se planeja e com tempo, ocorre sem stress, então veja essas dicas.

A primeira decisão é em relação aos convidados. Além de ter uma noção da quantidade de pessoas, você deve saber se haverá muitos adultos ou muitas crianças na lista. Essa é uma informação que norteará outras decisões. Conforme o número de convidados, você poderá fazer a festa em sua própria casa ou não, por exemplo. Se houver muitas crianças, será necessário pensar em alguma diversão para elas ou, ainda, apelar para um bufê infantil. E assim por diante.

A partir do momento em que você esboça uma lista de convidados na cabeça – seja ela mínima, seja ela gigantesca –, uma boa pedida para evitar o estresse é montar um cronograma. É claro que, em algumas localidades pequenas, as pessoas às vezes conseguem preparar grandes eventos com apenas um mês de planejamento. O cronograma sugerido aqui, porém, prevê tudo com bastante antecedência. Não é exagero. Melhor imaginar, por cautela, que você corre o risco de não encontrar prestadores de serviço disponíveis para a data escolhida se deixar tudo para ser feito em cima da hora (um risco real nas grandes capitais do país). Portanto…

* De oito a três meses antes
Defina o local. Se for na sua casa ou na de alguém próximo, relaxe. Mas, se precisar alugar um espaço, vá atrás. Por segurança, é bom reservar até mesmo salões de condomínios um bom tempo antes. No caso de bufês infantis, nem se fala. Aliás, por falar em bufês, alguns realizam duas festas em um mesmo dia e, no caso, na hora da contratação você já deverá ter definido um horário. Se não for necessário, deixe para pensar nisso um pouco mais tarde, especialmente se o seu bebê for novinho. É que, na medida em que crescem, as crianças mudam alguns hábitos que ajudam a definir a melhor hora para os parabéns.

* Três meses antes
Escolha o tema da festinha e escreva uma lista definitiva de convidados. Assim, você terá um bom prazo para bolar as lembrancinhas e os convites.

* Dois meses antes
Pense no horário da festa se ele ainda não foi definido. Comece a preparar convites e lembrancinhas ou trate de encomendá-los se a ideia é comprar tudo pronto. Esse também é o momento de contratar prestadores de serviços, como fotógrafo, doceira especializada em bolos, monitores de recreação infantil, shows de fantoches etc. E, por fim, defina o que será servido para comer e beber.

* De um mês a 15 dias antes
Providencie a roupa do seu bebê para a festa! E comece a remeter o convite para amigos e familiares que morem em outras cidades, se for o caso.

* 15 dias antes
Distribua o restante dos convites.

* 2 dias antes
Se você contratou profissionais, ligue para todos eles e faça uma espécie de “chamada geral”, garantindo que tudo está ok.

* 1 dia antes
Se a festa não for em sua casa – por exemplo, se for em bufê ou na casa de um parente –, deixe as lembrancinhas por lá na véspera. E também as bebidas para gelar.

* No dia da festa
Só alegria, por favor! Tenha na cabeça que você fez direitinho tudo o que estava a seu alcance e, portanto, se algum pequeno imprevisto acontecer, relaxe. Se você não curtir com seus convidados esse momento tão gostoso, preocupada com tudo e com todos na hora H, irá se arrepender. Portanto, entre de cabeça no clima de felicidade e cante parabéns para o seu bebê com muito ânimo. Você e ele merecem!

Fonte //bebe.abril.com.br por uciana Fortes

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário