Formatura, organização.

Formatura, organização.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Depois de enfrentar a vida acadêmica nada melhor que comemorar a fase que passou com a formatura!

Mas para que tudo dê certo no dia da festa, é preciso planejar as contas para que nada saia do orçamento.

Lembrando que imprevistos podem acontecer em qualquer lugar,

por isso é importante deixar um valor reservado para usar nestas situações.

Veja abaixo alguns itens.

1- Pacote

Geralmente as empresas de formatura oferecem nas escolas e universidades pacotes de formatura que podem incluir o baile, churrasco e viagem.

Antes de fechar negócio é importante verificar todos os gastos que você pode ter com mesas, convites extras, roupa, maquiagem, estacionamento, penteado, sapatos, etc. Coloque tudo na ponta do lápis e faça as contas. Verifique se o valor total da formatura mais esses gastos “extras” caberão no seu bolso.

Muitas empresas aceitam o parcelamento da formatura desde que adquirido com antecedência ao evento. Então se optar por essa forma de pagamento, não se esqueça de verificar se o valor da prestação não vai atrapalhar o seu orçamento.

2- Comissão.

Os alunos precisam escolher uma comissão de formatura que fica responsável por representar a classe, colocar em prática um conjunto de eventos para arrecadar dinheiro e escolher a empresa responsável pela festa.

Na maioria das vezes a comissão é escolhida por meio de votos em algumas empresas. Dependendo da quantidade de pessoas que aderirem à formatura, elas recebem o direito de participar do evento gratuitamente.

É importante verificar a credibilidade das empresas contratadas para fazer o evento. Você pode consultar fóruns na internet e o PROCON (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) do seu Estado para saber se existem reclamações em relação a empresa que será contratada. Também é importante conversar com pessoas que já usaram os serviços dessa empresa para verificar se ela cumpre os prazos.

Tenha em mãos a razão social e o CNPJ da empresa para verificar na Receita Federal se ela está ativa. Depois de tudo verificado, peça a degustação dos alimentos e bebidas que serão oferecidos do dia da festa. Dessa forma você pode evitar problemas e ainda testar a qualidade dos produtos.

Solicitar a degustação é um direito do consumidor. Por isso suas preferências deverão ser detalhadas no contrato, pois caso haja alterações no cardápio você pode exigir o serviço contratado.

3-Viagem

Se for viajar, lembre-se que terá custos com roupas, bebidas, alimentação e passeios. Verifique o que vem incluso no seu pacote de viagem, assim fica mais fácil se programar.

 

Pesquise bastante para saber quais serão os seus possíveis gastos. Vale também uma conversa com alguém que já tenha conhecido o destino para saber o que vale à pena conhecer desde lugares, passeios e lojas para comprar lembrancinhas.

4-Planejamento.

A data da festa foi marcada. Mesmo que ainda faltem meses para o grande dia, é importante começar a segunda fase do seu planejamento.
– Avise aos seus convidados o dia e local do evento. Se for precisar de mais convites é interessante comprar antes.
– Se precisar de mais mesas, reserve com antecedência. Para não pesar no bolso você pode dividir esses valores com os amigos e convidados mais íntimos.
– Explique aos seus convidados o que a compra do convite dá direito (buffet e bebidas, por exemplo) para que eles possamse programar com os gastos também.
– Você pode verificar com a comissão de formatura qual a média dos preços de estacionamentos da região da festa.
– Nos bailes de formatura é comum os formandos dançarem uma valsa. Se for convidar um par, avise-o com antecedência e informe qual tipo de roupa ele vai precisar usar.
– O traje para esses tipos de evento costuma ser formal. Você pode comprar ou alugar. Pesquise antes para saber o que é melhor para você e o seu bolso.
– Se for fazer penteado, maquiagem e ir à manicure, marque com antecedência para evitar problemas.

Em alguns eventos não é permitido levar máquina fotográfica ou filmadora. Se informe antes para não ter problemas. Depois da formatura as empresas costumam oferecer o álbum de fotografias.

Se desejar comprar no futuro, é importante já começar a se planejar para esse gasto ou juntar dinheiro para, quem sabe, conseguir um desconto com o pagamento à vista.

Veja também :

https://segredosdavovo.com.br/2008/11/vestido-de-formatura-dicas/

Fonte www.meubolsoemdia.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário