Organizando um jantar de aniversário.

Organizando um jantar de aniversário.
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Segredinho da vovó.

Organize um jantar para comemorar seu aniversário, veja as dicas.

Como tudo na gastronomia você tem que se concentrar em três etapas, e pensar somente em uma de cada vez :

  • Planeje o Jantar.
    • As Bebidas
    • Tipo de jantar
    • Tipo de serviço
    • A Comida
    • A Mesa, serviço e espaço
  • Prepare o Jantar.
    • Prepare a mesa
    • Prepare a Comida
  • Receba os convidados e Sirva o Jantar.

O planejamento de um Jantar pode durar 5 minutos ou horas, depende da importância e do número de convidados. Assim a primeira coisa a se perguntar é : Para quantas pessoas é o jantar ? 8, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50 …. Antes de tudo faça uma lista da seguinte forma :

  • Primeiro defina quantos convidados você vai ter.
  • Faça uma lista com os nomes dos convidados.

Antes de continuar lembre-se, escreva tudo o que planejar e consulte sempre que precisar.

Planeje as Bebidas

  • Pegue a lista de convidados e anote ao lado do nome de cada convidado o que você acha que cada um vai tomar : Refrigerante, Cerveja ou Vinho. Não é você que decide, é o que cada um gosta ou toma.
    • Some as quantidades de pessoas para cada uma das três bebidas e calcule a quantidade necessária, sabendo que :
      • Cada garrafa de Vinho serve de 2 pessoas, calcule a quantidade de garrafas dividindo o número de pessoas por 2 e adicione uma garrafa de segurança.
      • Cada pessoa consome 3 latas de cerveja, calcule a quantidade de latas multiplicando o número de pessoas por 3 e adicione 4 latas de cerveja por segurança.
      • Cada garrafa de refrigerante (2 litros) serve 4 pessoas, divida a quantidade de pessoas por 4 e adcione uma garrafa de 2 litros por segurança.
      • Por último lembre da água, se você não tem filtro, terá que comprar garrafas de água mineral de 2 litros. Calcule dividindo o número de pessoas que tomam vinho e refrigerante por 4.
    • Com a lista de bebidas em mão e suas quantidades defina o que comprar em cada item, marca, tipo, etc….,
  • Planeje o tipo de Jantar
    • Escolha que tipo de Jantar você vai servir. Esta decisão é simples para uns e complexa para outros, mas você tem três opções básicas :
      • Um Jantar sofisticado com Aperitivo, Entrada, Primeiro e Segundo pratos e Sobremesa.
      • Um Jantar fino com uma entrada, um prato e a sobremesa.
      • Um Jantar somente com alguns aperitivos, o prato principal e a sobremesa.
    • A primeira alternativa só deve ser usada se : Você ou mais alguém na casa realmente tem afinidade com a Culinária e sabe cozinhar bem, Você tem uma excelente cozinheira e confia nela, ou Você vai contratar um serviços profissional de Buffet para esta parte.
    • A segunda alternativa pode ser usada se alguém na casa sabe cozinhar, pois você não precisa de nada muito elaborado neste caso.
    • A terceira alternativa é a melhor para quem não sabe cozinhar e não vai chamar um Buffet porque você pode comprar os aperitivos ( salgadinhos, queijos, pastas, etc… ) em uma boa padaria ou rotisserie. Você pode ainda encomendar o prato principal de alguém ou buscar uma receita que você saiba fazer. E a Sobremesa também pode ser encomendada. Então se você não é bom com cozinha, não arrisque, use a terceira opção pois você pode encomendar tudo e só se preocupar com a organização.
  • Defina o tipo de serviço
    • Defina que tipo de serviço você vai usar. Note que alguns tipos de serviço podem ser feitos pelos anfitriãos e outros obrigam você a ter um ou mais garçons para o serviço :
      • O Serviço Inglês, ou jantar a inglesa, é feito necessariamente com garçons, e típico de restaurantes, onde garçom vem com o prato pronto e serve cada um dos convidados à mesa.
      • O Serviço Francês, ou jantar a francesa, os pratos são colocados a mesa e os convidados se servem. Na versão mais sofisticada, são sequências de entradas, pratos e sobremesa que são servidos a mesa, e retirados antes do próximo prato.
      • O Serviço Americano, os pratos já vem da cozinha prontos e servidos, sendo que em geral a Chef, elabora mais esteticamente o prato. Também cabe a sucessão de pratos.
      • O Serviço de Buffet, tudo fica em um lugar e as pessoas se levantam para se servir, e voltam à mesa.

    Planeje a comida

    • Antes de mais nada volte a lista de convidados e pense se alguém sabidamente não come algo. Imagine você sevir carne  para 24 pessoas e só na hora se lembrar daquela amiga vegetariana.
    • Uma boa saída se você não conhece bem os convidados é separar o prato principal em salada, carne e massa, ou salada, peixe e massa, ou salada, peixe e risoto. Combinações assim permitem que qualquer um esteja bem servido.
    • Só faça um jantar de prato único, tipo aquele lombo de porco que você cozinha tão
      • bem, se conhecer os hábitos de todos os seus convidados.
      • Se o serviço for encomendado, você tem somente que pensar nos pratos de acordo com o que o fornecedor pode te oferecer.
      • Caso você vá cozinhar siga as dicas abaixo para o planejamento ( aqui não vou entrar nas receitas )  :
        • Faça uma lista com todos os pratos, a sequência e as quantidades.
        • Pegue a lista de ingredientes de cada prato e calcule quanto tem que comprar para cada receita.
        • Some tudo em uma única lista de compras. Mas não jogue fora a lista anterior ( por receita ) porque ela é útil na hora de preparar as receitas separando os ingredientes.
        • Calcule o tempo necessário para cada receita e imagine se é possível fazer tudo antes dos convidados chegarem.
        • Se algo for ser feito na hora, deixe todos os ingredientes limpos, cortados e prontos para serem usados, separados em recipientes de plástico, para agilizar o trabalho.
        • Se são amigos próximos você pode arriscar, mas não cozinhe novidades que você nunca fez se for convidar pessoas que tem menos relação de amizade.
    • Planeje a Recepção e a Mesa
      • Pegue novamente a lista de convidados e conte quantos lugares sentados você vai precisar.
      • Se tem mesas e cadeiras para todos ótimo. Se não tem, ALUGUE. Não deixe ninguem de pé ou mal sentado em um sofá ou cantinho da casa, isso acaba com qualquer jantar.
      • Se for alugar veifique se o espaço é suficiente. Lembre-se no início as pessoas ficam de pé e só depois sentam, então arrume espaço para todos sentados e todos em pé.
      • Faça a mesma conta para pratos, talheres, copos de cada tipo de bebida que você vai servir, guardanapos, louça para servir. Se faltar alugue.
      • Uma alternativa ao aluguel é pedir emprestado o que falta para amigos mais chegados.
      • Pense um minuto na circulação das pessoas. Se o Jantar é a Francesa, Inglesa ou Americano, você só tem que trazer a comida aos convidados já na mesa.
      • Mas se você quer fazer um Buffet pense se os seus convidados conseguem : Levantar da mesa, pegar os pratos e talheres, se servir dos pratos e voltar para a mesa, de uma maneira confortável no espaço que você tem.

      Prepara a mesa para seus convidados

      Muito bem, você planejou tudo direitinho, comprou tudo, ou ingredientes para cozinhar ou comida pronta. Agora antes dos convidados chegarem você tem que preparar a mesa e a comida.

      Na verdade você só tem que seguir o planejamento, mas para que tudo corra bem seguem algumas dicas :

      • Prepare as mesas com antecedência. Ao contrário da comida, a mesa pode ficar lá prontinha por horas.
      • Preparar as mesas significa colocar toalhas, guardanapos, copos, talheres, talheres para servir, garrafas de Vinho, abridores, “cooler” se for usar, e tudo mais que for necessário e que tem que estar a mão na hora do jantar.
      • Com a mesa arrumada, verifique as toalhas, copos, pratos e talheres, para ver se falta algo ou se algo está sujo, quebrado ou feio. Se tiver duvida, troque.
      • Lembre que as bebidas devem estar geladas, coloque na geladeira pelo menos duas horas antes do jantar.
      • Coloque uma ou mais Jarras com água na mesa.
      • Não se esqueça dos copos para água.
      • Não se esqueça das taças para Vinho Tinto e Vinho Branco, dos copos para cerveja, e dos copos para refrigerante.
      • Se você não souber o que cada um realmente vai beber : arrume todos os copos em um aparador ou mesa a parte,  distribua quando estiver servindo os aperitivos e primeiras bebidas aos convidados, deixe eles levarem os copos a mesa.
      • Se não tiver taças NÃO sirva vinho. Se o orçamento está apertado existem ótimas taças de vidro para Vinho.
      • Não use nada de plástico a não ser que seja um aniversário de criança ou um churrasco com amigos muito chegados.
      • Verifique os banheiros, deixando papéis, sabonetes e toalhas extras a vontade.

      Como última dica, se quiser organizar uma mesa única muito grande, o melhor é marcar os lugares com os nomes dos convidados organizados por afinidade. Faça algo bonito no computador com o nome de cada um.

    • Preparar a comidaCom a mesa pronta fica mais fácil pensar na comida. Se você contratou tudo, só tem que se planejar para buscar ou esperar para receber o que comprou.Se você vai cozinhar tem que se preparar um pouco mais. Assim preparei dicas gerais para os dois casos :
      • Se for comida pronta, saiba o que vai precisar além da comida, como bandejas, sopeiras, travessas, talheres para servir, e deixe tudo arrumado esperando chegarem os pratos.
      • Verifique se vai precisar aquecer algo na panela ou no forno. Isso tem que ser feito antes de servir a comida.
      • Se for cozinhar separe todos os ingredientes lavados e preparados em recipientes de plástico com antecedência para só pensar em cozinhar.
      • Tenha a receita a mão para tirar dúvidas.
      • Se puder cozinhar algo que fica pronto esperando os convidados é mais fácil, mas se for algo como risoto, planeje quando vai sair para a cozinha e como vai voltar com os pratos.
      • Lembre-se que você tem que se arrumar, assim planeje que horas vai fazer isso.
      • Planeje para estar pronto e livre para seus convidados na hora marcada.
      • Se for cozinhar ou esquentar comida pronta, tenha um TIMER para que a comida não queime enquanto você está conversando.
      • Para os casados, o melhor conselho é, um vai pra cozinha, o outro recebe os convidados. Os dois se encontram na mesa.

      Receba os convidados

      Pense um minuto na sequência natural, para ver se falta algo, inclusive tempo, e na hora de receber siga esta sequência simples :

      • Os convidados chegam aos poucos, você recebe conversa um pouco e vai receber outras pessoas.
      • Os convidados ficam de pé ou sentados conversando por um tempo.
      • Você vai perguntando o que eles querem beber, serve as bebidas.
      • Se tiver aperitivos você os serve.
      • Esta recepção dura entre 30 minutos e uma horae meia.
      • Algum tempo depois, dependendo do seu horário, você chama todos a mesa.
      • Você inicia o serviço escolhido na sequência escolhida.
      • Ao final você serve a sobremesa e se quiser alguma bebida de aperitivo. Neste caso dê uma olhada no artigo
      • As pessoas continuam a conversa até que cada um decide ir embora, também não todos ao mesmo tempo, e você levanta para se despedir de cada um e os leva até a porta.

      Saiba o que fazer, ou o que não fazer, na hora do Jantar

      Está tudo conforme o planejado, os convidados já chegaram, os convidados estão na mesa, agora  relaxe e aproveite. Bom, não relaxe tanto, foi você que os convidou, então evite cometer alguns erros muito comuns na hora do jantar :

      • Fique de olho se todos tem bebida, e se não falta nada. Mesmo que você tenha garçons, a responsabilidade é sua.
      • Tente dar atenção equilibrada a todos, em particular na primeira hora quando todos vão chegando.
      • Evite assuntos controversos se não são amigos próximos.
      • Observe as pessoas durante todo o Jantar, se alguém tiver algum problema, é você que tem que levantar discretamente a ir ajudar.
      • Não beba demais, você deve ser a pessoa mais sóbria da mesa, seja lá o que isso significar no seu grupo de convidados.
      • Se alguém pedir um toalete, indique um longe o suficiente da sala de jantar.
      • Quando alguém for embora, vá até a porta e se despeça.
      • Lembre-se : Errar é humano, mas se prontifique a corrigir, e relaxe.
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      Fonte  www.enochatos.com.br

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Andrea Beatriz

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