Micro ondas, dicas.

Micro ondas, dicas.
Publicidade

Segredinho  da vovó.

Quais utensílios são os melhores?

– Use objetos que sejam próprios para micro-ondas: recipientes de vidro, cerâmica e potes plásticos – desde que o fabricante indique que o utensílio pode ir para o aparelho.
– Peças de vidro, cerâmica e porcelana são as mais indicadas para cozimento prolongado de alimentos ou para receitas que levam açúcar caramelado e gordura.
– Panelas e fôrmas metálicas não devem ser usadas, pois não cozinham de maneira uniforme. Além disso, podem provocar faíscas e acidentes em sua cozinha.
– Evite também usar cristais finos e pratos com decoração metálica, dourada ou prateada.

Potência certa

– Máxima: Aquece bebidas, derrete chocolate e cozinha arroz, verduras, peixes e carnes macias.
– Média: Assa carnes duras, pudins e bolos, e descongela pratos.
– Mínima: Mantém aquecidos os alimentos já preparados.

Vantagem e desvantagem

 

– Os principais benefícios do forno de  micro-ondas são a economia de tempo  e a praticidade no preparo de muitas receitas. Além disso, é um método considerado saudável, porque os alimentos perdem pouca água durante o cozimento. Isso evita a perda de vitaminas e nutrientes.
– A desvantagem é que algumas receitas podem não ficar tão saborosas como as preparadas em forno convencional. É o caso dos bolos, que não ficam com aquela aparência douradinha na superfície. Isso acontece porque as ondas de calor não assam o alimento como no forno a gás: apenas o cozinham.

Dicas de uso
– Para garantir o cozimento uniforme, corte sempre os alimentos em partes pequenas e dê uma pausa durante o preparo para mexê-los.
– No micro-ondas, os alimentos  cozinham de dentro para fora, ao contrário do forno convencional. Por isso, batatas, tomates, pimentões e outros alimentos com casca devem ser perfurados com um garfo, para o vapor sair.
– Prepare o arroz em recipientes semitampados e bem fundos, porque a água pode transbordar durante o cozimento.
– Se o seu forno não tem a função dourar (crispy), ao preparar um frango pincele-o com mel ou molho de soja para deixá-lo mais dourado.

Fonte www.mdemulher.abril.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário