Organizando um buffet para os convidados.

Organizando um buffet para os convidados.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Vai receber seus convidados em casa sem muito espaço veja essas dicas de Thais Senna e sua sogra, Maria Emilia Senna dupla comanda o blogVamos Receber, que traz sempre uma novidade sobre o tema.

As vezes em que é inviável que todos os nossos convidados sentem-se à mesa,  ideal nessas ocasiões é montar um charmoso buffet para servir a comida.
Veja  cinco dicas que fazem a diferença quando o assunto é servir em um buffet.

1-Os pratos são a primeira coisa a que os convidados precisam ter acesso.Normalmente os deixamos empilhados bem à vista daqueles que se dirigem à mesa em que o buffet foi montado. Procurem preparar pilhas de pratos não muito altas, cada uma delas com, no máximo, oito pratos.

2-Pensando na comodidade dos convidados, o ideal é que as comidas sejam dispostas da esquerda para a direita, em uma ordem lógica, na sequência em que seriam normalmente provadas.
Por exemplo, deixem acessíveis, em primeiro lugar, as entradinhas – pães, torradas rolls, etc. – seguidas da salada e outros pratos frios; depois, coloque as comidas quentes, já que essa seria a ordem ideal para se comer os pratos.Na hora de organizar as comidas, é importante deixar molhos e condimentos próximos à comida em que serão usados. O mesmo vale para os utensílios de servir.
Também é importante prestar atenção no espaço entre as travessas, ele deve ser suficiente para que o convidado, caso sinta necessidade, consiga apoiar o seu prato sobre a mesa para se servir. Essa necessidade surge principalmente quando não se tem ajuda para servir as comidas e quando o convidado precisa usar mais de um talher para servir-se.

3-Uma regra de ouro quando se trata de buffet é a de que tudo deve permanecer organizado e limpo enquanto os convidados se servem. Procurando evitar que a mesa ao redor da comida fique suja, ou que o utensílio seja deixado na própria travessa onde está a comida, correndo o risco de o cabo se sujar, por exemplo, o ideal é que cada utensílio de servir seja colocado sobre um pratinho de apoio.É um detalhe simples mas bem valioso.

4-Para evitar que, além do prato, o convidado tenha que equilibrar também o guardanapo e os talheres enquanto se serve, costumamos dobrar os guardanapos de forma a que os talheres possam ser colocados dentro de uma das dobras, deixando-os organizados em um lugar de fácil acesso para o convidado que deixa a mesa do buffet.Em casa, costumamos preparar uma ilha onde ficam pratos, talheres e guardanapos. Como o espaço não é assim tão grande, tanto quem começa a se servir como quem termina consegue acessá-la facilmente.

5-Num buffet, presume-se que os convidados se sentarão no sofá, em cadeiras ou em pufes espalhados pela casa. Além de ser gentil, providenciar um apoio para o prato torna tudo muito mais fácil para o convidado.É por isso que, em nossa opinião, as bandejas de apoio são essenciais quando servimos em buffet. Uma alternativa é deixar as bandejas de apoio junto da louça, talheres e guardanapos para que os convidados possam pegá-las ao terminar de se servir no buffet.Para terminar, uma sugestão. Qualquer mesa é apropriada para se montar um buffet e, como ela será usada apenas para dispor a comida, fica ótimo abusar de arranjos altos nesses casos – em outras ocasiões, eles ficam reservados ao cantinho de bebidas, por exemplo, para que não atrapalhem a visão dos convidados.

segredos da vovo pratos

segredos da vovo pratos

segredos da vovo pratos1

segredos da vovo pratos2

segredos da vovo pratos5

segredos da vovo pratos4

segredos da vovo pratos3

Fonte http://www.vamosreceber.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário