Ceia diferenciada.

Ceia diferenciada.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Se não for possível fazer a ceia tradicional veja essa sugestão.

O chef de cozinha Marcelo Bergwek confirma que é possível fazer um jantar de Natal de qualidade gastando menos. “O importante é manter o foco no orçamento, que deve ser previamente estabelecido e usar a criatividade”, explica.

A forma mais fácil de economizar, segundo Bergwek, é trocar os produtos importados, que tiveram um aumento considerável no preço por conta da alta do dólar pelas marcas nacionais.

Bacalhau
Com o custo do pescado mais alto, Bergwek orienta que é preciso diminuir o uso do peixe na receita.

“Em vez daquele bacalhau ao forno com batatas e ovos, é possível comprar menos bacalhau e fazê-lo gratinado ou escondidinho do pescado, por exemplo”, explica.

Além disso, o chef alerta que pratos gratinados com legumes ou molho têm um rendimento maior e, portanto, a compra da proteína deve ser menor, o que diminui o gasto com o peixe, que geralmente é importado.

Castanhas
Outro item que está com o preço elevado é a castanha, segundo Bergwek. Ele destaca que as oleaginosas importadas como nozes, avelãs, amêndoas e pistaches devem ser evitadas devido ao alto custo. Por isso, a dica é substituir pelas nacionais. “Opte por castanha do Brasil, de caju e amendoins”, recomenda.

Vinhos
Outra orientação do chef é calcular a quantidade de vinho para cada convidado e cogitar os rótulos nacionais, que possuem preços mais acessíveis.

Ele afirma que se a pessoa souber escolher, eles não, necessariamente, perdem em qualidade para as opções importadas.

“Na compra dos vinhos, opte pelos nacionais da Serra Gaúcha. As pessoas não precisam beber muito, calcule 2 a 3 taças por pessoa que beberá vinho. Outra opção é sugerir que cada convidado leve o que for beber”, destaca.

Sobremesa
Já em relação à sobremesa, de acordo com o chef, o ideal é pensar em opções mais leves e mais baratas como Tiramisú. “O tradicional tiramisú pode levar natas (creme de leite firme) no lugar de mascarpone. Não fica igual em sabor, mas é uma alternativa”, explica.

Ele salienta também que não é preciso ter uma mesa repleta de doces. “Embora seja legal comprar ou fazer muitos doces e ter uma mesa farta, as pessoas já estarão bem satisfeitas e só comerão um docinho para finalizar com o café. Um pudim, um bolo confeitado ou um sorvete caprichado com uma calda de chocolate caseira ou frutas já fecham a comemoração natalina com chave de ouro”, finaliza.

Mas nada impede de uma ceia mais simples com uma deliciosa torta  e frutas de sobremesa. Se for reunir com toda família decida por cada um trazer um prato com certeza vai render muito.

segredos da vovo ceias de natal1

Publicidade
segredos da vovo mesa natal8segredos da vovo ceias de natal3

 

Fonte http://g1.globo.com/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário