Pipoca Gourmet

Pipoca Gourmet
Publicidade

Pipoca Gourmet uma deliciosa receita. Segredinho da vovó que tal usar essa receita para as doces lembrancinhas.

Pronto em: 50 min
Rendimento: 5 porções
Calorias por porção: 541
Ingredientes
• 1 xícara (chá) de milho
• 1 tablete de manteiga sem sal
• 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
• 1/2 xícara (chá) de xarope de milho
• 2 colheres (sopa) de melado de cana
• 1 colher (chá) de sal
• 3/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
• 1 e 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
• 230 g de chocolate meio amargo
• 230 g de chocolate ao leite
Preparo
Estoure o milho. Disponha a pipoca numa assadeira untada com óleo de milho. Leve uma panela ao fogo baixo e derreta a manteiga. Acrescente o açúcar mascavo, o xarope de milho e o melaço. Com o fogo médio, vá mexendo até a mistura ferver e alcançar o ponto de bala mole, o que leva entre seis e oito minutos. Adicione o sal, o bicarbonato, o extrato de baunilha e misture. Despeje o caramelo sobre a pipoca e mexa-a para envolvê-la com a calda. Leve a assadeira no forno preaquecido a 160°C e asse por 15 minutos. Retire do forno e envolva a pipoca novamente no caramelo. Asse por mais 20 minutos e retire. Deixe esfriar e transfira para uma assadeira forrada com papel-manteiga. Derreta os chocolates no micro-ondas. Com um fouet, espalhe o chocolate derretido sobre a pipoca fazendo fios cruzados. Depois que o chocolate esfriar, sirva a pipoca em porções.
Curiosidade

Olho vivo

Contém zeaxantina e luteína, substâncias que contribuem para a saúde dos olhos. “Ambas afastam catarata e degeneração da visão”, explica a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral (SP).
Sempre jovem
“Com altas doses de polifenóis (antioxidantes que protegem contra radicais livres), a pipoca desacelera o envelhecimento”, diz Paula. De quebra, previne doenças degenerativas, como o câncer!
Fibras em alta
Cheia de fibras, tende a melhorar o funcionamento intestinal. “Fibras também dão saciedade e ajudam a dieta”, afirma a expert.
Coração valente
O ácido fólico presente no milho previne doenças cardíacas. “Mas cuidado com o óleo no preparo! Quem tem pressão alta deve pôr só um fiozinho”, orienta Paula.
Vitaminada
Tem muita vitamina B6 e B12 – importantes para o crescimento, a formação sanguínea e o fortalecimento do sistema imunológico. “A falta delas pode causar depressão, irritação e anemia.”
Melhor que “besteira”
“Pipoca é milho, que contém fibras e carboidratos complexos”, reforça Paula. Moderando e evitando óleo, manteiga e sal em excesso, está liberada! A recomendação diária é 1 ½ xícara – que contém 30 calorias.
Atenção às versões industrializadas
As pipocas de microondas devem ser evitadas, pois possuem excesso de conservantes e sódio – além de serem extremamente calóricas! Opte pelo milho para estourar em casa. “O segredo de uma pipoca caseira mais saudável é colocar só um pouco de óleo na hora de estourar, além de pouco sal.” Uma dica: vale investir em temperos (orégano, açafrão e páprica) como substitutos do sal. Além de conferirem mais sabor, são bem mais saudáveis!
segredos da vovo apipoca8
Publicidade
segredos da vovo apipoca7 segredos da vovo apipoca6 segredos da vovo apipoca5 segredos da vovo apipoca4 segredos da vovo apipoca3 segredos da vovo apipoca2 segredos da vovo apipoca1 segredos da vovo apipoca
Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário