Calculando a ceia de natal para 20 pessoas

Calculando a ceia de natal para 20 pessoas
Publicidade

Calculando a ceia de natal para 20 pessoas . Segredinho da vovó você pode aumentar em até 20% o cálculo do item que considera que seus convidados são mais chegados. Se tiver mais homens aumente a carne, se forem bem animados, aumente as bebidas, se forem formiguinhas e aguardarem os doces ansiosamente, encolha a salada e aumente os doces. Este cálculo nunca será preciso mas te dará uma boa base .
Todas as quantidades apresentadas são os valores que devem ser calculados por pessoa.

Bebidas

É a primeira coisa que as pessoas procuram ao chegar a uma comemoração. Fácil, fácil, veja só:

  • 1 garrafa de vinho tinto: serve 4 pessoas
  • 1 garrafa de vinho branco: serve 3 pessoas
  • 1 espumante ou champanhe: serve 4 pessoas
  • 1 garrafa de cerveja por pessoa ou 600ml, ou 2 latinhas.
  • 500 ml de refrigerante
  • 400ml de água
  • Se tiver whisky, calcule 1 garrafa para cada 15 pessoas.

 

Entradas

Partindo para os comes, calcule as entradinhas:
As entradinhas são perfeitas para começar a ambientação e as conversas acumuladas ao longo do ano, espalhe pela casa algumas ilhas com elas, calcule cerca de 100g por pessoa de castanhas, nozes e frutas secas, 80 a 100g de frios, 3 colheres de sopa de pastas ou patês e se optar por salgadinhos disponha de 4 a 6 unidades por pessoa. Acho razoável uns dois ou três tipos de entradas, por que é só mesmo para acompanhar uma bebida e aguardar a esperada ceia.

Saladas, massas, tortas e afins…

Há quem não deixe a salada de lado nem nas datas comemorativas então calcule assim:

  • Saladas cruas – 100g por pessoa (se o pessoal não for muito de salada e o efeito for mais decorativo, calcule 70g por pessoa).
  • Salpicão e maionese: 120g por pessoa, se tiver os dois calcule metade para cada (60g).
  • Massas: 150g por pessoa
  • Tortas salgadas: 200g por pessoa

As Carnes!

Estes itens não podem faltar e na verdade é até bom sobrar um pouquinho para o outro dia, parece que fica mais gostoso, né?! Mas só para o outro dia, porque se começa a virar farofa, risoto, recheio de torta… já deu!

Saibam que em média um peru ou chester servem de 8 a 10 pessoas, se tiver mais gente na sua ceia é sempre bom acrescentar outra carne. Ao oferecer mais opções de carnes as pessoas tendem a comer mais, pois querem provar um pouquinho de tudo, mas tudo bem, esta festa é para isto mesmo! O total de carnes para ficar bem servido é de 250g por pessoa. Gosto de dividir assim:

Calculo 60% do total das carnes para a “estrela da noite”, que em geral é o próprio peru e 40% para a outra carne escolhida. Tipo assim, se minha ceia terá 20 pessoas:

20 pessoas x 250g = 5Kg de carne no total

E agora dividindo as proporções:

5Kg x 60% = 3Kg de peru

Ou seja, sobram 2 Kg para a outra carne. Entenderam?

Acompanhamentos

E para acompanhar não pode faltar aquele arrozinho incrementado e a farofinha. Para o arroz não tem segredo calcule o equivalente a 1 xícara de café (aquela pequenininha – 50g) por pessoa de arroz cru, ou 150g de arroz já cozido pronto. Em geral o arroz cresce 3 vezes seu tamanho! Os incrementos em geral não pesam muito então não irão fazer grande diferença. Para a farofa são de 60 a 80g por pessoa, a conta é assim, em média 1 Kg de farofa pronta serve muito bem 15 pessoas, por isto não precisa exagerar!

Sobremesas

E mesmo depois de tanta coisa boa ainda sobra espaço para as deliciosas sobremesas! Os preferidos e mais práticos são o sorvete e o panetone. O pote de 2 litros de sorvete dá tranquilo para 12 pessoas, o panetone serve a metade disso, 6 pessoas. Aquele pudim de leite condensado da mamãe não sobra, mas dá para 15 pessoas se deliciarem. Agora se vai partir para uma bela torta ou bolo calcule 100g por pessoa. Se tiver muitas frutas, pode reduzir um pouco a quantidade de doces.

O peru bolinha é uma opção saudável e deliciosa.

Feito com peito de peru é um produto macio, suculento e saboroso.

Outra vantagem do alimento é que por ser defumado tem um gostinho todo especial

e também já vem pronto para o consumo.

INGREDIENTES

  • 1 peito de peru bolinha (sem osso), de aproximadamente 800 kg, congelado
  • 1 dente de alho picado
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco
  • Suco de 1 limão
  • 3 galhos de tomilho
  • 250g de bacon fatiado
  • 1 vidro de 300  g de cebola pérola em conserva, lavada e escorrida
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Descongele o peito de peru conforme as instruções da embalagem. Tempere a ave com o alho, o vinho branco, o suco de limão, o tomilho, sal e pimenta. Deixe marinar por 20 minutos. Escorra e reserve o tempero para usar depois.
Em uma panela com água fervente, temperada com pouco sal, ferva o peito de peru por 15 minutos. Escorra e retire a rede que envolve a ave. Enrole as fatias de bacon envolta do peru e coloque-o em uma assadeira, junto com o tempero reservado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno quente (200°C), preaquecido, por 30 minutos. Retire o papel e continue assando por mais 20 minutos, regando com o caldo da assadeira ou até dourar bem. Nos últimos 10 minutos, junte a cebolinha e se necessário, acrescente água fervente para não secar o caldo. Retire o peru do forno, transfira para uma travessa e deixe amornar antes de fatiar. Decore com galhos de tomilho.

Publicidade

Fonte www.receitas.ig.com.br/

https://casadeguste.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Um comentário em “Calculando a ceia de natal para 20 pessoas

Deixe um comentário