Chá de panelas

Chá de panelas
Publicidade

Chá de panelas .

Segredinho da Vovó.

Não deixe de fazer o que é tradicional com alegria, veja essas dicas.

Com o objetivo de ajudar montar o enxoval da nova casa, o chá-de-cozinha é praticado em muitos países e cada vez mais ganha um tom particular e personalizado, com direito a décor e boa gastronomia. Tudo sempre de acordo com o gosto da noiva. Amigos e familiares se reú- nem e comandam a bagunça e as brincadeiras em torno da candidata ao altar. Entretanto, nem sempre foi assim. Antigamente, para que a mulher conseguisse um mari- do era necessário que se oferecesse um dote em dinheiro ou presentes à família do noivo. Na Índia, inclusive, esse costume ainda existe. As moças mais pobres, precisam se reunir com suas amigas para arrecadar uma enxurrada de dinheiro e de mercadorias e, assim, atingir o valor do seu dote e tornar-se digna de um bom pretendente. Adap- tando o costume à nossa realidade, aqui vão sugestões de como comemorar com as suas amigas a despedida da sol- teirice e, de quebra, ganhar utensílios para o lar.

O preview da reunião

Para organizar o encontro em forma de festa, chame alguém bem próximo, como uma amiga, prima ou sua mãe. Esta pessoa também fica encarregada de elaborar os convites, dando a cada um deles o nome de um uten- sílio doméstico. Atenção, uma regra básica deve ser se- guida à risca, conforme aconselha o chef de cozinha do bufê Le Manjue Bistrô e especialista na organização de eventos, Renato Caleff: “Se a pessoa for convidada para o chá, ela terá que ser convidada para o casamento. Isso é obrigatório, no mínimo elegante”, explica. E muito tato na hora de escolher o local para receber as convidadas, o conforto é indispensável. Não se esqueça de providen- ciar assentos suficientes para o número de pessoas que estarão presentes. A dica é optar por cadeiras e pufes que acomodem bem e ao mesmo tempo deixem todas à vonta- de. Na hora das brincadeiras, forme um círculo, assim, elas poderão interagir. Fica a cargo da anfitriã oferecer a casa e toda a recepção, ou seja, comidas e bebidas. Outra opção é sugerir que cada convidada leve um prato de doce ou salgado. Para a montagem da decoração, é necessário escolher uma cor, de preferência a favorita da noiva. Uma dica interessante: aproveite o tema Utensílios Domésticos e componha o cenário com detalhes, como minifrigideiras e minicolheres de pau para enfeitar os docinhos.

Pausa para a diversão

Como manda a tradição, a noiva não pode receber o presente direto das mãos da convidada. As lembranças são colocadas juntas, já no início da festa e, antes que a protago- nista do dia abra os pacotes, tem que tentar adivinhar o que há dentro de cada um e quem é a dona da lembrança. Essa é uma (e a mais tradicional) das muitas brincadeiras que po- dem ser feitas durante o chá-de-cozinha.

Outras formas interessantes de entretenimento:

1. Para cada presente que a noiva não acerta, a convidada escolhe uma palavra que traduza o perfil da amiga e escreve — com batom ou lápis de olho — no corpo da candidata ao altar;

2. Todas se reúnem e estipulam um apeli- do estranho pelo qual chamarão a noiva, e aquela que pronunciar seu verdadeiro nome paga uma prenda;

3. Cada amiga desenha em um papel uma situação engraçada que tenha passado com a protagonista da festa e a faz lembrar, caso isso não aconteça o castigo é certeiro;

4. Esconder a aliança em um prato de fari- nha, e a noiva deverá procurá-la com a boca. Caso encontre, ela tem direito a abrir alguns presentes e saber quem os deu.

O momento gourmet da festa
O ideal é montar, ao lado da mesa do bolo, um aparador com comidas e bebidas e deixar que as convidadas se sirvam. Coloque também pratos, guardanapos e copos arru- mados, e não se esqueça de manter sempre um balde com gelo, repondo constantemente. Priorize comidas leves, pois o ambiente é de brincadeira e diversão e as pessoas precisam estar dispostas do começo ao final da festa. Após os salgados, sirva as sobremesas, mas nada muito açucarado, lembre-se de que ain- da serão oferecidos bolo e docinhos. Seguem algumas sugestões para compor o cardápio:

– Bolos, brioches, chás, chocolate quente, croissants, geleias, rabanadas, café, pães, torradas e patês.
– Canapés, castanhas, petit-fours, queijos, quiches, torradas, sanduíches de metro, cuscuz, crepes e risotos
– Docinhos, muffins, pudins, salada de frutas, sorvetes e sucos variados.

Decoração.

segredos da vovo mesa cha de panela4

Decoração.

segredos da vovo mesa cha de panela6

Painel de fundo.

segredos da vovo mesa cha de panela7

Arranjo mesa.

segredos da vovo mesa cha de panela

Mesa.

segredos da vovo chacasanova3

Arranjo

segredos da vovo festacha5

Detalhes.

segredos da vovo deccha6

Decoração.

segredos da vovo deccha5

Decoração.

segredos da vovo deccha4

Lembrancinha.

Fonte http://festaviva.uol.com.br/


Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário