Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde

Festa de 15 anos

jun 13

Em resposta a nossa leitora Maria do Carmo

Gostaria de receber sugestões para comemorar o aniversário de 15 anos da minha filha. Não tenho condições financeiras para fazer a tradicional festa de debutantes, mas não quero deixar a data passar em branco. Por favor, me ajude!

Em primeiro lugar, as cores da decoração devem ser escolhidas. O uso do lilás, roxo e o rosa é muito comum nesse tipo de decoração, que deve ser usado juntamente com outra cor. Com isso, cores neutras como o branco, nude e até mesmo o preto são ótimas opções, mas as tendências de decoração de festa de 15 anos  as cores metalizadas como o prata e o dourado.

A mesa do bolo deve ser o grande destaque da festa, por isso, fotos da aniversariante e enfeites em geral são muito bem vindos.Para quem vai fazer a festa em casa e quer algo mais simples, mas sem perder a elegância, dá para apostar nas cores das embalagens dos docinhos. Flores cor de rosa são ideais para compor o lugar, e alguns itens de cozinha como pratos e xícaras nas cores preto e rosa ajudam a criar uma decoração de festa de 15 anos em casa que fica linda.

Um cardápio variado e que agrade todos sempre é uma boa opção. Aposte no tradicional salgadinho,canapés entre outros. Na bebida, além do refrigerante,suco e água, você pode também servir um coquetel light para a garotada.

O bolo não precisa ser enorme, mas cada convidado precisar receber uma fatia.

Para que o Bolo seja o centro das atenções e que fique bem alto,geralmente é colocado na mesa o bolo fake.

E na cozinha tem um bolo de corte,que será servido,para os convidados.

Para você preparar o cardápio e definir as quantidades de comidas e bebidas a serem servidas, você primeiro deverá fazer uma previsão de quantas pessoas participarão da sua festa. Normalmente, calcula-se que 30% dos convidados não comparecem ao encontro.
Em primeiro lugar devemos considerar que a quantidade irá variar em função do horário da festa e do público previsto. Abaixo, sugestão de quantidades (bem servidas) de consumo por pessoa para ajuda-la na preparação de sua festa:

* Docinhos – consumo de 5 ou 6 por pessoa
– Quando são servidos depois da sobremesa, calcula-se 3 por pessoa
– Sem sobremesa calcula-se de 5 a 6 docinhos por pessoa
– Os docinhos obedecem ao mesmo cálculo dos salgadinhos
– Não é uma festa de criança, mas doces com chocolate, ovos e nozes não podem faltar. Escolha entre 4 a 8 tipos.

* Bolo – consumo de 100g a 150g por pessoa (se a festa tiver muitos doces, calcula-se 100g)
– bolo para um jantar com sobremesa é de mais ou menos 60grs por pessoa, já para um evento sem sobremesa é de 100grs por pessoa.
– Bolo com sorvete 1 kg para cada 12 pessoas, sorvetes 2 litros para cada 8 pessoas

* Bem Casado – 2 ou 3 por pessoa
– Seja sincera, você resistiria a um pequeno embrulho, decorado com um fita linda, sabendo que, ao abri-lo, você encontraria um doce de dar água na boca? Pois então, seus convidados também não resistirão.
Neste caso, a história do “um para cada um” fica só na teoria; na prática.

* Frutas – 150 gramas por pessoa

* Sobremesas – 1 por pessoa
– As sobremesas são mais difíceis de serem calculadas, porque umas costumam fazer mais sucesso que as outras. O ideal é fazer com que cada sobremesa dê para todos os convidados.

* Sorvetes – 1 bola por pessoa (Aproximadamente 150 gramas)

* Canapés – 4 a 5 ou 12 a 15 por pessoa
– Eles podem até enganar a fome, mas não são feitos para empanturrar ninguém, por isso, de 4 a 5 unidades por pessoa está de bom tamanho se houver salgados.
– Canapés e salgados quentes 12 a 15 unidades por pessoa se não houver salgados
– Escolha pelo menos cinco opções e dê preferência aos patês e canapés de carpáccio ou salmão, que são leves e não têm quase nada de gordura.

* Salgadinhos – 12 a 15 ou 15 a 18 por pessoa
– Salgados quentes 12 a 15 unidades por pessoa acompanhados de canapés
– Quando servimos somente coquetel, deve-se contar de 15 a 18 salgados por pessoa
– Se servimos um prato quente com o coquetel, esta quantidade diminui para 12 a 15 salgados por pessoa
– Se houver jantar completo, calcula-se uma média de 6 a 8 salgados por pessoa.
– Disponha de 12 tipos de salgadinhos para um coquetel ou de 5 tipos para o aperitivo de um jantar, calculando 4 por pessoa

* Coquetel de longa duração 12 unidades por pessoa
* Coquetel de curta duração 6 a 8 unidades por pessoa

* Sanduíches
– 1 metro de sanduíche cada 6 pessoas
– Mini-sanduíches 8 por pessoa
– Sanduíches 2,5 por pessoa

Refrigerante: 400ml por pessoa se também servir outras bebidas e 600ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água.
Água Mineral: 200ml por pessoa. Lembre-se: muitas pessoas não bebem refrigerantes ou apenas diet. Por isso é importante colocar à disposição dos convidados refrigenrantes diet, água tônica e água com gás para quem não toma bebidas alcoólicas.

Vinho tinto: 1 garrafa de para cada 3 ou 4 pessoas durante um almoço ou jantar e 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas em um coquetel.
Champagne: 1 garrafa para cada 2 pessoas em uma festa “bolo-com-champagne”, onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa e 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde.
Uísque: 1 garrafa de 750ml para 6 pessoas Cerveja: 2 garrafas por pessoa (se não tiver outras bebidas) ou 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também vinho tinto e branco.

Copos

Há duas formas de calcular a quantidade de copos a ser utilizados numa festa: por quantidade de bebidas e por quantidade de pessoas.

  • Por quantidade de bebidas: cada copo tem 200 ml, as garrafas PET de refrigerante de 2 litros, por exemplo, servem 10 copos. Acrescidos de 20% de indicativo médio de risco (quebrar, trincar, cair ou perder), 10 + 2 = 12 copos por garrafa de refrigerante. O mesmo raciocínio pode ser utilizado para as garrafas de cerveja.
  • Por quantidade de pessoas: cada pessoa utiliza de 3 a 5 copos durante uma festa.

Talheres e pratinhos

O número indicado para a quantidade de talheres e pratinhos de uma festa é o número de convidados mais 20% (margem de segurança) por refeição. Ou seja, caso sua festa tenha mais de uma refeição (entrada, prato principal e sobremesa) faça essa conta por cada refeição.

Guardanapos

A quantidade de guardanapos varia de acordo com as refeições servidas. Você pode calcular de acordo com a quantidade de salgados, sendo um guardanapo por petisco ou caso sua festa tenha muitos petiscos você pode usar de 10 a 15 guardanapos por convidado.

Caso o evento tenha apenas uma refeição principal, a quantidade de petiscos diminui para 3 guardanapos por pessoa para cada refeição.

Lembrancinhas veja em :

15 anos ,escolhendo a lembrancinha.

Fonte http://www.debuteen.com.br/

Comentários

comentarios

Um comentário

  1. Maria do Carmo /

    Agradecida pelas dicas!

Deixe seu comentário

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Home | 15 Anos | Ano Novo | Vovó Apresenta | Beleza | Dicas | Festas | Formaturas | Natal | Noivas | Receitas | Recém Casados | Reveillon | Vovó Responde