Organizadores para sua casa

Organizadores para sua casa
Publicidade

Organizadores para sua casa. Segredinho da vovó veja algumas dicas para organizar sua casa.

O primeiro passo é abrir espaço para que os itens da casa possam ser organizados, ou seja, decidir o que fica e o que vai embora. O aprendizado é o desapego, a flexibilidade e o poder de abrir mão das coisas. A dica é fazer de conta que está de mudança. Para cada objeto, pergunte:

  • Você ou algum morador da casa usou esse objeto durante o ano?
  • Você ou algum morador da casa gosta desse objeto?
  • O objeto tem alguma utilidade ou será útil nos próximos meses?
  • Manter o objeto é mais importante do que ganhar o espaço que ele ocupa?
  • Se estiver quebrado, vale a pena ser consertado?
  • Se for um papel, você quer ou precisa realmente dele?
  • O papel deve ser guardado por algum motivo legal/jurídico?
  • Esse papel tem informação recente e que merece ser lida?

Se você tiver pelo menos um “não” como resposta, livre-se desse objeto ou papel. Faça isso em cada um dos cômodos da casa, observando a decoração e o que está em armários, prateleiras, estantes, gavetas – de utensílios de cozinha a roupas e acessórios. Separe o que será descartado em sacolas ou caixas para doar, reciclar, jogar fora, consertar e/ou vender.

O QUE FAZER COM O QUE FICOU?

Agora sim é a hora da organização na prática. Ao comtemplar o espaço criado, a sensação é de vitória contra o desapego. Mas, concentre-se em colocar cada item em seu lugar – de acordo com sua utilidade e função – e que o objeto seja encontrado com facilidade.

  • Não pense onde você vai guardar o objeto, mas sim onde você poderá encontrá-lo.
  • Para cada objeto, verifique a frequência de uso e qual a finalidade dele.
  • Ao ter certeza da função do objeto, verifique se ele pode ficar guardado ou se deve estar mais acessível.
  • Tenha certeza de que o objeto está na gaveta, prateleira, armário e/ou no cômodo ideal da casa.
  • Caixas transparentes ou de papelão, cestas, pastas, sacolas, potes e latas com tampas podem ser grandes aliados na organização, desde que você guarde itens similares em cada um dos recipientes.
  • Adesivos ou rótulos agilizam a identificação de determinados itens, principalmente papeis importantes.

MANTENHA A ORGANIZAÇÃO

Um dos principais desafios é manter tudo no lugar certo. A disciplina, a persistência e a disposição serão aliadas na continuidade do processo de organização. Dispensar os excessos é um exercício diário e constante, assim como recolher o que foi usado ou espalhado pelos cômodos da casa.

  • Ao sair de um cômodo, verifique se há alguma coisa fora do lugar ou se os objetos pertencem a esses cômodos. Guarde ou devolva o item ao local correto e feche portas e gavetas.
  • Diariamente – pela manhã ou à noite – percorra todos os cômodos da casa com uma caixa ou sacola e recolha tudo o que estiver espalhado e devolva cada item ao seu devido lugar.
  • Facilite sua rotina com atitudes simples: se quebrou, mande consertar; se emprestou, devolva; se tirou a roupa do cabide, volte a pendurá-la; se abriu, feche; se tirou do lugar, guarde.
  • Semanalmente, verifique se há lâmpadas queimadas, quadros fora do lugar ou a serem pendurados, vazamentos e outros reparos domésticos e providencie os ajustes e consertos com urgência.
  • Faça listas de coisas a serem lembradas e coisas a serem feitas. Você pode criar categorias ou temas e manter a lista com você ou num lugar visível da casa.

Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. Espante a preguiça e coloque a sua casa em ordem e você perceberá que poderá gerenciar melhor a sua vida com a economia de tempo e o espaço necessário para desfrutar do lado verdadeiramente bom da vida.

Potes de sorvete: essa dica é clássica! Afinal, quem nunca guardou algo dentro de um pote de sorvete? Ele tem inúmeras utilidades para organizar vários ambientes da casa. Ficam ótimos dentro da gaveta da geladeira, para acondicionar os legumes e as frutas separadamente; guardar a esponja de aço já cortada, na despensa; colocar meias, calcinhas e cuecas, já dobradas, dentro das gavetas; alocar material de escritório, como grampeadores, bloquinho, clipes e coisas do gênero.

Escorredor de talheres: este utensílio, que é usado pela maioria das donas de casa, pode ganhar novas formas de ser utilizado. Ele acomoda perfeitamente um secador de cabelo pequeno, a pranchinha e demais acessórios para as madeixas, como um spray fixador, por exemplo. Pode ter utilidade também no escritório, para acomodar as canetas, lápis e marca textos, separadamente.

Lata de biscoito: o que fazer com aquela lata linda de biscoito que você ganhou e já está vazia? Ela pode ser uma ótima opção para organizar materiais de escritório, itens de festa, de costura e o que mais a imaginação permitir, para manter sua casa livre da bagunça.

Caixa de sapato: é outro item curinga na organização de ambientes. Com ela podemos acomodar sutiãs, calcinhas, cuecas, roupas de ginástica, biquínis de praia e outras peças difíceis de dobrar. Para dar um toque decorativo, forre a caixa com papel ou tecido adesivo.

Porta-talheres: com esse utensílio de cozinha, a organização vai muito além dos talheres! Os esmaltes podem ser categorizados, neste objeto, por cores ou marcas, bem como os outros itens relativos ao embelezamento das unhas. As pequenas ferramentas também ficam bem alocadas no porta-talheres, principalmente se tiver tampa. Os materiais de escritório também podem ser guardados neste objeto, onde são facilmente localizados. Experimente colocar este organizador dentro de gavetas..

Publicidade

Fonte http://www.personare.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário