Dicas para preparo de um delicioso chá

Publicidade

Publicidade

Segredinho da Vovó.

Neste friozinho que tem feito na maioria das tardes não tem nada melhor que um delicioso chá para esquentar, aqui temos algumas dicas para o preparo.

Fazer um bom chá requer certa preparação. É preciso confeitar bolos com as próprias mãos, arrumar a mesa com capricho, investir em mimos gastronômicos reconfortantes para que o ritual faça sentido e provoque o efeito desejado: momentos de descompromisso em volta de delícias e com direito a horas de conversa. Se preferir, você pode simplificar o processo e se ater à arrumação da mesa e ao preparo do chá. O restante pode ser encomendado numa boa padaria.

Detalhes importantes são os ingredientes dessa farra gastronômica que é a cara do inverno: pães fresquinhos, geléias sortidas, bolos, doces e salgados de lamber os dedos. Uma boa mesa de chá deve ser variada – um pouco de cada coisa. Um pratinho de biscoitos de queijo, sanduíches pequeninhos feitos com pão de leite recheado com presunto e salpicado com um queijo macio ralado por cima, um bolo sequinho (para combinar com chá) e um sortimento de doces: sonhos, petit-fours, sequilhos…

O tipo de chá você decide: pode ser de saquinho ou a granel. Mas é importante ofertar aos convidados mais de uma qualidade. Escolha um chá preto, para combinar com gotinhas de limão ou um tiquinho de leite – como fazem ingleses e indianos. E eleja como opções chás mais leves, como os de erva-cidreira, erva-doce ou a base de frutas – que dão um sabor diferente e agradam em cheio quem não é lá muito fã de uma dose extra de cafeína. Chás a granel dão um pouco mais de trabalho para preparar, mas rendem um sabor extra à bebida. O truque é deixar o chá mergulhado na água quente por alguns minutos, coar e servir em seguida. Ou então optar por coadores de chá que podem ser levados à mesa, como se usava antigamente.

Nesse programa, vale abusar na escolha de acessórios. Disponha os quitutes em suportes de alturas variadas – o que enche os olhos e atiça ainda mais o paladar dos convivas. Arrume kits completos de pratinhos, talheres e xícaras para cada convidado e arremate a produção com flores arrumadas em pequenos vasos baixos. E prepare-se para bules extras de chá no decorrer da tarde. Esse é o tipo de programa que tem hora para começar, mas não para terminar.

Fonte: Estilo Uol-CHRIS CAMPOS

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário