Segredinho da Vovó.

Veja algumas dicas para você receber seus amigos para um jantar ou almoço.

Organizar um evento não é uma tarefa fácil. Existem muitos detalhes que só vamos perceber que deixamos de lado, em cima da hora.

Desde uma simples reunião com os amigos, até um jantar de formatura ou uma festa de casamento, todas estas confraternizações possuem o seu tempo, o seu andamento natural e o seu devido empenho.
Um dos primeiros passos é definir o número de convidados e o estilo que a festa vai seguir.

A partir daí você pode escolher o melhor lugar, que seja confortável, bem ventilado, que todos fiquem à vontade.

Pode ser na beira da piscina, na sua sala de estar ou até mesmo dar outra cara na churrasqueira ou até na garagem.

Definido o perfil dos convidados chega a hora de definir o que servir…

Um boa dica para um jantar  mais simples é servir um risoto.

Dois ou três tipos: quatro queijos, funghi, e até de frutos do mar. Servido em pratos pequenos, e ainda pode-se optar

por um sousplat para servir de apoio se o local não possuir mesas suficientes. Uma das tendências são os feitos com palha dourada, material tradicionalmente brasileiro.

Uma mesa de frios pode ser uma boa combinação. Com pães, pastas, queijos e diversos tipos de frios fatiados.
Não esqueça de preparar os ambientes, a iluminação pode mudar o contexto de uma festa.

Pode deixá-la mais aconchegante ou dar destaque para alguma parte da decoração.

Trocar as lâmpadas brancas por amarelas pode ser um truque barato para quem não quer gastar muito.
Escolher a música que irá embalar os convidados não é uma tarefa para qualquer um, aliás, dificilmente conseguimos agradar a todos.

Deixe essa parte para um DJ com experiência. Se a reunião for mais íntima, peça algumas sugestões, monte um cd com músicas. Um mais leve para o jantar e outro com batidas mais agitadas para os momentos de descontração.

Às vésperas das festas sempre surgem dúvidas relacionadas à etiqueta. Há regras mais flexíveis que outras, mas ainda assim, é importante conhecer algumas formalidades:
Qual o lugar certo do guardanapo?
Tradicionalmente o guardanapo deve ficar à esquerda do prato, mas é possível colocá-lo também sobre o prato, desde que a entrada não esteja servida ao se chegar à mesa. Ao sair da mesa deixe o guardanapo à direita, sem dobrar.
Qual a posição correta dos talheres?
Alguns especialistas fazem distinção entre jantares à francesa e formais, mas a disposição dos talheres é a mesma, seguindo a ordem de uso.

Quando usar o sousplat?
A função do sousplat (proteger o tampo da mesa e a toalha do calor dos pratos) termina junto com o jantar. Antes de servir a sobremesa ele é retirado junto com o último prato. Existem muitos materiais para este prato maior, desde cerâmica até a prata.
– Jogo americano pode ser usado num jantar formal?
A regra diz que as toalhas são imprescindíveis, mas existem jogos americanos de modelos bastante sofisticados que podem ser usados para valorizar o tampo de mesa.
Guardanapo de papel pode?
Somente em situações informais. Os guardanapos devem combinar com a louça e a toalha ou jogo americano. Os modelos lisos são mais fáceis de combinar.
– E as velas?
As velas devem ser acesas minutos antes de chamar os convidados à mesa e são preferíveis nos dias mais frios. Os castiçais não devem interferir na conversação dos convidados e devem ficar abaixo da altura dos olhos.
Arranjos com flores?
O arranjo não precisa ser retirado da mesa quando a refeição é servida e não deve ultrapassar 30 cm para permitir a conversação entre os convidados. Fruteiras e recipientes baixos e compridos são os mais indicados e as flores devem ser bem escolhidas entre aquelas que não exalam perfume.
No mais é aproveitar a festa, e deixar a organização nas mãos dos profissionais contratados. Afinal a idéia inicial é se divertir…

Fonte clicnoivos.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário