Bebidas & Comidas.

Bebidas & Comidas.
Publicidade

Segredinho da vovó

Os vinhos certos com as comidas corretas, veja as dicas.

  1. Com os assados em geral: vinhos finos, vinhos espumantes gelados ou mesmo champanhe.
  2. Com peixes: vinhos brancos e secos gelados.
  3. Com sobremesas: vinhos doces ou licorosos.
  4. Com o café: aguardentes, licores e conhaque.

Por isto, o nível do liquido tem que estar coerente com o tempo de guarda da garrafa .

Assim, segue abaixo alguns comentários sobre o nível do liquido nas garrafas de vinho. Me limito neste caso às garrafas tipo Bordeaux e Borgonha por serem os vinhos que tem maior probabilidade de envelhecimento .

Bordeaux

Nível 1 – Normal – Este nível é o nível de preenchimento original da garrafa e caracteriza o nível de um vinho jovem até 5 a 7 anos . Acima desta idade , pode-se considerar um nível excepcional , caracterizando uma guarda em condições excelentes ou um indicio de fraude no sentido que o vinho dentro da garrafa não corresponde à idade declarada no rotulo.

Nivel 2 – Muito Ligeiramente baixo Pode ser o nível original de preenchimento . Representa um nível perfeitamente adequado por vinhos de qualquer idade . Se o vinho tiver mais de 10 anos, novamente estamos no caso do nível 1

Nível 3 – Ligeiramente Baixo O nível agora mostra uma pequena evaporação do vinho provocado pelo envelhecimento da rolha . É um nível aceitável para vinhos acima de 15 a 20 anos . Para vinhos acima de 40/50 anos , é um nível excepcionalmente bom demonstrando uma guarda em condições exemplares.

Nível 4 – Ombro alto Normal para vinhos acima de 30 a 40 anos . Para vinhos mais jovens, representa um certo risco

Nível 5 – Meio Ombro – Alto risco – Só aceitável quando se trata de um vinho extremamente raro e velho ou para colecionar sem objetivo de beber .

Nível 6 – Baixo Não aceitável para venda ou compra , provavelmente o vinho estará imbebível.

Borgonha

Para os vinhos da Borgonha, por causa do formato do gargalo a referência é a medição em centímetros que separa o nível do liquido do fim da cápsula ( geralmente coincide com o fim da rolha ).

Nível 1 – menos de 2 centimetros – Este é o nível normal de preenchimento da garrafa e representa a referência para vinhos jovens até 3 a 4 anos .

Nível 2 – Entre 2 e 4 centimetros Este é um nível normal para vinhos jovens até 6 anos e que também pode ter sido o nível original de preenchimento.

Nível 3 – Entre 4 e 6 centimetros Agora estamos numa faixa de vinhos velhos com mais de 20 anos raramente será um risco nesta faixa de idade .

Nível 4 – Acima de 6 centimetros Neste nível só são aceitáveis vinhos acima de 50 anos – Quando o nível estiver acima de 7 centimetros o risco de se tratar de um vinho deteriorado é enorme.

Fonte  www.dicasdevinhos.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário