Festa junina em casa.

Festa junina em casa.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Veja as dicas de como fazer uma festa junina em casa.

Além das famosas bandeirinhas, outros elementos caracterizam a decoração de festa junina. “Podemos usar na decoração arcos de bambu enfeitados com buquês de espigas de milho seco, fica lindo e bem tradicional. Na mesa, podemos colocar abóboras redondas, espigas de milho seco e sacos pequenos de juta com pinhão. Em vez das bandeirinhas podemos usar mini balões de papel de seda coloridos”, aconselha Lu.

Contudo, as bandeirinhas não podem ficar de fora. Para não cair na mesmice, você pode optar por usá-las com criatividade. “As bandeirinhas são colocadas pelo menos a 2m de altura do chão.Cruzá-las de um lado para o outro, formando vários ‘X’ é a forma mais original de pendurá-las. Podemos prendê-las em uma parede para outra com auxílio de ganchinhos fixado nas paredes ou com fitas adesivas transparentes”, revela Lu.

As bandeirinhas mais tradicionais são as coloridas que intercalam cores como amarelo, azul, verde, vermelho, rosa e branca. Elas podem ser de plástico, TNT, papel ou mesmo tecido.

“Pensando em inovar na decoração e no estilo das bandeirinhas, podemos escolher de três a quatro estampas de tecido nas mesmas tonalidades e de estampas bem diferentes e montarmos com eles desde jogos americanos, toalhas de mesa, caminhos de mesa, bandeirinhas, almofadas, enfeites como bastidores de bordado, trouxinhas para bombons, entre outros”, diz a designer de eventos.

Assim, a festa fica com uma decoração harmoniosa e personalizada de tecidos com estampas e cores. “Composição de estampas de tecido para mesclar: mini floral + xadrez + listas + liso ou poá”, indica.Se você pretende receber convidados em casa, o mais importante é se atentar aos comes e bebes. “Não pode faltar aos convidados as comidas típicas de festa junina como: milho cozido (que pode ser servido em pedaços enfiados no palito de churrasco), canjica, arroz doce, pamonha, cural, pinhão cozido já com cortes para facilitar o convidado a descascá-lo, doces de ‘venda’ (coração de batata doce, maria-mole, pé de moleque, paçoca) e pipoca estourada quentinha. Salgados são indicados o cuzcuz mineiro, cachorro quente e sanduíches de carne louca. Já para beber: quentãocom ou sem álcool, vinho quente, água, sucos e refrigerantes”, exemplifica a especialista.

Lu também dá várias dicas para não se perder na organização do evento:

– Se organizar 15 dias antes é o suficiente. Primeiro é preciso fazer a lista de convidados para saber a quantidade de pessoas. Faça o convite (por telefone ou email ou pessoalmente) e já peça confirmação de presença. A partir daí, monta-se uma lista do que irá servir para aquela quantidade de pessoas, mensurando quantidade e tipos de alimentos e bebidas.

– Na semana do evento compre tudo que precisar. Se for decorar personalizando copinhos de doces, doces, bandeirinhas, etc…, já deixe tudo pronto 10 dias antes.

– No dia anterior alguns salgados já podem ser preparados, como a carne louca e a salsicha com molho, mantendo na geladeira até a hora de esquentá-los para servir. Se for encomendar mini pãezinhos franceses, faça em uma padaria perto de sua casa e de confiança, uma semana antes, e pegue os mais fresquinhos possíveis no dia da festa.

– Coloque as bebidas para gelar um dia antes.

– Se optar por quentão e vinho quente, um dia antes também dá para deixá-los prontos.

– Milho cozido, esse tem que ser no dia. Quanto mais fresquinho e quentinho, mais gostoso.

– Deixe a decoração para montar no dia da festa juntamente com a montagem dos doces numa mesa decorada.

Dicas para fazer uma festa junina sem gastar muito

Para não exagerar nos gastos, é preciso pesquisar bastante os preços e nunca ultrapassar o orçamento inicial.

“Para fazer uma festa sem gastar muito, reutilize a decoração dos anos anteriores ou aproveite retalho de tecidos para fazer as bandeirinhas, por exemplo. Em vez de comprar pronto os doces e salgados, faça-os em casa um dia antes como a carne louca e a salsicha no molho de tomate. Encomende mini pãezinhos franceses na padaria e pegue-os no dia da festa. Basta cortá-los ao meio e recheá-los com a carne ou salsicha. Coloque dentro de saquinhos de papel e sirva quentinhos”, aponta a designer.

Ela ainda lembra que a pipoca é um item barato e que adultos e crianças amam. Sirva também em saquinhos. “Doces de ‘venda’ e bolos secos como o de fubá também fazem sucesso nessas comemorações. Para minimizar os gastos, sirva refrigerantes, água e sucos, não incluindo dessa vez os alcoólicos. Um bom chá de gengibre com açúcar queimado também é fácil, quentinho, cheiroso, aconchegante”, aconselha.

Para entreter as crianças é ainda mais fácil: corrida de saco, corrida do ovo (ovo na colher), dança da maçã (maçã presa na testa de duas pessoas), pescaria, jogar argolas em garrafas ou caixinhas de fósforo… tudo muito baratinho e divertido!

segredos da vovo festa juninacaseira4
Festa junina.
Publicidade
segredos da vovo festa juninacaseira3
Festa junina.
segredos da vovo festa juninacaseira2
Festa junina.
segredos da vovo festa juninacaseira1
Pé de moleque.
segredos da vovo festa juninacaseira
Suspiro.

Fonte http://revistacasalinda.uol.com.br/ www.lumartinez.net

Fonte

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário