Dicas de organização de festas.

Dicas de organização de festas.

Segredinho da vovó.


 

Publicidade

Esses segredos eu vou contar só pra você.

Receber bem as pessoas que a gente gosta e fazer com que elas se sintam em casa é muito gratificante. Depois de uma tarde ou uma noite entre amigos, de uma refeição deliciosa e de um bom bate papo, você e seus convidados vão ter certeza de que a vida é uma delícia de viver.

Por onde começar a planejar o evento

Um dos segredos de um bom evento, seja ele um almoço de domingo em família, uma festa de aniversário de criança, ou uma festa de casamento, é um bom planejamento. Siga as dicas abaixo, organize-se, simplifique. Seu evento será um sucesso e você irá se divertir. Sem falar que irá receber muitos elogios!

Uma ocasião formal ou informal?

Festa de aniversário de criança? Jantar a dois? Ceia de Natal? Chá de fraldas? Almoço de Páscoa em família? Noite entre amigas? Jantar para os executivos da empresa? O tipo de ocasião é que vai determinar o tom do seu evento.

Onde e quando?

O evento será na sua casa, em um salão para festas ou no clube? O evento será de manhã, à tarde ou à noite? Será ao ar livre ou em ambiente fechado? Em que estação do ano? Parece estranho pensar nestes detalhes, mas o local e a data vão ajudar você a decidir quantas pessoas convidar, os pratos do menu, os tipos de bebida e a decoração.

Lista de convidados

Seus familiares? Seus amigos íntimos? Seus colegas de trabalho? Seus convidados são conservadores ou aventureiros? Haverá crianças? Algum convidado tem alguma restrição alimentar? O número de convidados e as suas características e preferências irão direcionar a escolha dos pratos do menu e das bebidas.

Qual o orçamento?

O valor que você pretende gastar irá ajudar a determinar o número de convidados, o cardápio mais apropriado, a decoração mais adequada e se você vai contratar serviço especializado.

Contratar serviços ou não?

Se o evento for para um grande número de convidados ou muito formal é interessante contratar uma agência de eventos. Eles se encarregarão dos convites, da decoração, da recepção, do buffet e de todos os detalhes.

Convites?

Um evento informal entre amigos requer apenas um convite feito por telefone ou e-mail. Para um evento mais formal envie convites por escrito e com antecedência. Lembre-se de colocar as informações essenciais como, ocasião, data, horário, local e traje. Para solicitar que o convidado confirme a presença coloque a sigla R.S.V.P. (Rèspondez S’il Vous Plait) ou simplesmente escreva,”por favor, confirme a presença” e indique um número de telefone ou e-mail.

Escolha do menu

Uma tarde com as amigas pedem chá e petit fours. Um jantar informal pode começar com um aperitivo ou uma boa salada de entrada, prato principal e sobremesa. Um jantar formal pode começar com aperitivo, salada ou sopa, primeiro prato, segundo prato, sobremesa, café e digestivos. Se o evento for para um grupo grande de convidados o ideal é servir um buffet de pratos salgados e outro de doces ou uma variedade de hors d’oeuvres e docinhos.

Determine primeiro o prato principal

Determine o prato principal e então escolha os outros pratos de acordo com ele.

Certifique-se de que os sabores combinam

Os sabores dos pratos devem combinar e devem ser balanceados. Um prato principal com sabor picante deve ser acompanhado de um prato de sabor mais suave. Uma refeição mais pesada pede uma sobremesa bem leve.

Escolha as bebidas

Para um jantar informal, você pode servir apenas um bom vinho. Para um jantar formal, cada prato pode ser acompanhado por um tipo de vinho. Para um churrasco com os amigos, não pode faltar cerveja. Escolha as bebidas de acordo com a ocasião e com os seus convidados e sempre tenha água mineral. Não esqueça dos convidados que não bebem bebidas alcoólicas, das pessoas que estão dirigindo e das crianças. Tenha opções para eles também.

Sirva pratos quentes e frios

Sirva pratos quentes e frios, assim você poderá preparar vários pratos com antecedência.

Considere o horário e a estação do ano

Um evento tarde da noite pede pratos leves. Uma sopa gelada é a entrada perfeita para um jantar de verão. Leve em consideração também a safra dos ingredientes.

Calcule as porções

Na hora de calcular a quantidade e o tamanho das porções pense que é sempre melhor sobrar do que faltar. Pra te ajudar, dê uma olhada na tabela abaixo. As porções são por pessoa.

– aperitivos: 4 a 5 por hora
– frutas ou vegetais: ½ a 2/3 de xícara
– carnes, aves, peixes ou frutos do mar: 110 a 220g do ingrediente cru
– acompanhamentos: ½ xícara de cada tipo
– salada: 1 a 1 ½ xícara
– molhos e vinagretes: 2 a 3 colheres de sopa
– sopa: ¾ a 1 xícara
– cerveja: 3 a 4 copos
– vinho: 1 garrafa

Decida a decoração

A decoração pode ser simples ou sofisticada, casual ou formal, mas sempre deve ter um certo charme. Seja criativa, inove. Use panos de prato ou guardanapos como jogo americano, use garrafas como castiçais, use conchas como porta sal e pimenta individuais. Use velas, sempre sem perfume, flores naturais e até mesmo frutas para decorar a mesa.

Se você vai receber na sua casa e você mesma vai preparar os pratos e a decoração:

Certifique-se de que tem todos os equipamentos e utensílios necessários para preparar os pratos

Quando escolher o menu, pense nos equipamentos que irá usar para o preparo dos pratos e certifique-se de que você tem todos eles.

Certifique-se de que tem todas as louças, copos, talheres, toalhas e guardanapos necessários

Não deixe para verificar se você tem todas as louças, copos, talheres e guardanapos necessários só na hora de arrumar a mesa. Pense nisso com antecedência, assim terá tempo de comprar o que falta.

Faça a lista de compras

Assim que decidir o menu, faça a lista de compras. Não deixe para ir ao supermercado na última hora. Você pode não encontrar todos os itens da lista em um mesmo estabelecimento e isso pode lhe custar muito tempo.

Compre ingredientes de boa qualidade

Compre ingredientes de qualidade e frescos. Ingredientes saborosos resultam num prato ainda mais delicioso.

Planeje o preparo dos pratos

Leia as receitas pra saber o que pode ser preparado com antecedência. Geralmente as sobremesas podem ser feitas 1 ou 2 dias antes do evento.  Use “atalhos”, por exemplo, compre massa fresca pronta ao invés de fazer a massa em casa ou prepare um bolo de caixinha e dê um toque pessoal caprichando na cobertura. Ah, lembre-se também de gelar as bebidas com antecedência.

Arrume a mesa

Arrume a mesa com tempo. Capriche nos detalhes como guardanapos, velas, flores e cartões para marcar os lugares. Lembre-se de acender as velas antes dos convidados chegarem.

Coloque uma boa música

Escolha uma trilha sonora que agrade você e seus convidados. Cuidado com a altura do volume, a música não pode atrapalhar o bate-papo.

Arrume-se

Agora que já está tudo pronto para o evento é hora de pensar em você. Reserve o tempo necessário para você relaxar, faça um exercício simples de respiração, vista a roupa que foi previamente escolhida, maquie-se e sinta-se de bem com a vida.

Receba os convidados

Se você seguiu todos os passos até aqui, então você está pronta para receber seus convidados no maior alto astral e com confiança.

Divirta-se

Aproveite a companhia de seus convidados. Se for preciso, convide os mais íntimos pra te ajudarem no preparo final dos pratos. Lembre-se que o importante é a diversão e não a perfeição. Divirta-se e aproveite os elogios!

segredos da vovo mesass106
Decoração.
Publicidade
segredos da vovo mesass1011
Decoração.
segredos da vovo mesass1010
Decoração.

Fonte  www.deliciadeviver.com.br

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário