Economizando no casamento.

Economizando no casamento.
Publicidade

Segredinho da vovó.

Veja como economizar na hora dos preparativos para o grande dia.

Antecedência

O ideal é começar a organizar os preparativos com um ano de antecedência. Além de o casal ter um prazo maior para arcar com os custos do casamento, pode escolher com mais tranquilidade as opções que o mercado oferece. “E ainda é possível fazer as compras antes que os valores sofram reajustes anuais”, frisa Tamara Barbosa, diretora da Coordinare Eventos (SP).

Data

 Selar a união durante a semana é uma medida bastante amiga do bolso. “A procura é menor e, por isso, a economia chega a 35%”, contabiliza Camila Relva, assessora de casamentos (SP). Os meses mais baratos para celebrar são julho e agosto. “Os noivos evitam o período de inverno, e ainda há a superstição de que casar-se em agosto dá azar”, lembra a expert.

Local

Considere juntar a cerimônia e a festa no mesmo lugar. Além de cortar gastos, não há o trabalho de administrar os preparativos em dois locais diferentes, e os convidados não precisam deslocar-se de um para o outro. “Também é importante checar se serviços como som, luz, gerador e limpeza já estão inclusos no contrato. Isso faz toda a diferença no orçamento final”, alerta Tamara Barbosa.

Lista de convidados

Chame apenas os membros da família mais próximos e amigos íntimos. “Tire da lista aqueles que o casal não vê pessoalmente há três anos”, aconselha Camila Relva. A exceção, é claro, são os entes queridos que moram longe, mas que, ainda assim, mantêm contato com os noivos.

Convites

Troque o papel importado pelo nacional e dispense almofadas e forros no cartão. “Buscar empresas com gráfica própria também ajuda bastante na redução de custos”, assegura Tamara Barbosa. Se a quantidade de convites  não for tão grande e a dupla tiver tempo e habilidade, a dica é invocar a criatividade e apostar no DIY (do it yourself, ou faça você mesmo, em português) para personalizar seu próprio modelo.

Vestido

Comprá-lo pode ser um gasto desnecessário, afinal, depois do casamento, a peça tende a ser abandonada no armário, certo? Como alternativa, existem excelentes opções de primeiro e segundo aluguel . A palavra de ordem é pesquisa!

Decoração

Flores da estação costumam ser mais baratas e, por estarem fresquinhas, certamente deixam o ambiente belíssimo. Optar por um espaço que já tenha a maior parte do mobiliário também ajuda – e muito! – a poupar capital. Ah, e aqui também super vale abusar da imaginação e usar objetos simples como decór: garrafas de bebidas podem fazer as vezes dos vasos, por exemplo.

Cardápio

O menu deve oferecer, no mínimo, um tipo de massa e um de carne. Já o peixe é opcional e, geralmente, com a exclusão desse item, o valor do serviço cai consideravelmente. Refeições empratadas, servidas pelos garçons, podem até conferir um quê de organização e elegância à festa, mas pesam mais na carteira. Que tal, então, considerar o buffet, em que o próprio convidado monta seu prato? Por fim, no quesito sobremesa, vale diminuir a variedade oferecida. Há estabelecimentos que oferecem até cinco opções, por exemplo. Reduza para três.

Bebidas

A compra consignada é o grande macete. Nesse sistema, os noivos compram cerca de 50% do total a ser servido na festa. A outra metade é margem de segurança, caso as bebidas acabem antes do evento chegar ao fim. “As que não foram geladas nem abertas podem ser devolvidas para a empresa contratada, evitando prejuízos”, explica Tamara Barbosa.

Cabelo e maquiagem

Peça para sua amiga ou cabeleireiro de confiança (que não seja careiro) cuidarem do visual. “É preciso realmente confiar na pessoa encarregada dessa tarefa. Lembre-se de que o look ficará registrado para sempre no álbum de fotos”, enfatiza Camila Relva.

Carro

A chegada da noiva nos charmosos carrões alugados pode até dar aquele toque de glamour à cerimônia, mas admitamos: é um gasto supérfluo. “Pegar emprestado o veículo de algum parente ou amigo é sempre a melhor opção, afinal, o custo é zero!”, instiga Camila Relva.

Música

A dúvida é inevitável: banda ou DJ? Ambos têm prós e contras, mas a melhor opção para o casal com pouca verba é, sem dúvidas, a segunda. Lembre-se de que contratar uma banda geralmente implica na obrigação de providenciar camarim e alimentação para os integrantes, além de demandar estrutura para alocar os equipamentos – sem mencionar o cachê, que costuma ser lá nas alturas. É possível economizar ainda mais? Opa, se é! Se a festa tiver apenas músicas ambiente, elabore uma playlist no capricho e… som na caixa, meu bem!

Foto e vídeo

Dispense o serviço de vídeo e contrate apenas o de foto. “Ou, então, requisite uma filmagem com edição reduzida da festa”, sugere Tamara Barbosa.

Lembrancinhas

No fim da festa, distribua bem-casados. O doce é simples, porém delicioso – e, ainda que já esteja com o destino final traçado (seu estômago, oras!), é um ótimo regalo para agradecer a presença dos convidados. Garrafinhas de água com rótulos personalizados, latas fofitas com balas e vários outros mimos também podem ser preparados pelos próprios anfitriões.

Personal pechincha: ele pode te ajudar!

Sua incumbência é conseguir os melhores descontos para os noivos. “O casal entrega os orçamentos que já possui e, a partir daí, negociamos com os fornecedores para que os preços sejam ainda mais reduzidos”, detalha Cristiane Vieira, personal pechincha (SP), que consegue abater até 30% dos valores. E não há custo algum para a contratação do serviço: o profissional só lucra quando a barganha dá certo, recebendo 50% da economia gerada. Por que é eficiente? “O personal pechincha não tem envolvimento emocional com o casamento. Muitos casais compram por impulso por conta da empolgação de estarem realizando seu sonho, e acabam não racionalizando algumas questões”, teoriza a expert.

segredos da vovo casamento verao1
Casamento.
Publicidade
segredos da vovo casamento verao
Casamento.
segredos da vovo bolo casamento3
Casamento.
segredos da vovo casamento (2)
Casamento.
segredos da vovó casamentos5
Casamento.
segredos da vovo festa mini casamento2
Casamento.
segredos da vovo festa mini casamento
Casamento.
segredos da vovo apresenta festa casamento3
Casamento.
l segredos da vovo embrancinhas-de-casamento-diferentes-
Lembrancinha.
l segredos da vovo embrancinhas-de-casamento-diferentes1
Lembrancinha.
segredos da vovo casamento vanessa7
Casamento.
segredos da vovo casamento vanessa6
Casamento.
segredos da vovo casamento vanessa5
Casamento.
segredos da vovo casamento vanessa4
Casamento.
segredos da vovo casamento vanessa1JPG
Casamento.

Fonte http://www.taofeminino.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário