Algumas dicas de vinhos

Algumas dicas de vinhos
Publicidade

Algumas dicas de vinhos . Segredinho da vovó.

1–Se você precisar de vinho branco e não tiver à mão, substitua por vermute seco: dá certo na maioria das receitas. Para substituir o vinho branco doce, use vermute doce.

2- Veja este truque para servir vinho tinto e deixá-lo muito mais saboroso. Abra a garrafa mais ou menos duas horas antes de servi-lo.

3- Para destampar garrafas de vinho e champagne, esquente ligeiramente o bico com a chama de uma vela. Outra opção é dar várias voltas no gargalo com um fio grosso e girar para frente e para traz com força. Isto produzirá calor e dilatará o gargalo.

4- Vinho doce, já aberto, pode ser tampado e guardado na geladeira, mas no máximo, por uma semana.

5- Procure sempre deixar a garrafa deitada de modo que o vinho entre em contato com a rolha, isto fará com que a mesma não resseque e encolha evitando que o vinho evapore.

6- Para carnes, aves ou peixes, faça o molho como de costume e coloque um pouco de vinho – preferência tintos para as carnes e aves; brancos para aves e peixes.

7- Dê um novo sabor ao arroz, acrescentando um pouco de vinho á água onde ele cozido.

8- Ao retirar um bolo ou pão-de-ló do forno, molhe com um pouco de vinho.

9- Combinações
Cabernet Sauvignon – Um acompanhamento perfeito para carnes vermelhas, carnes de caça, bacalhau, massas com molhos fortes e queijos temperados.
Chardonnay – Deve ser servido gelado (7° C), acompanhando frutos do mar, massas, queijos leves, peixes, aves e outras carnes brancas.
Riesling – Perfeito para ser servido bem gelado e com lagostas, camarões, peixes, massas com frutos do mar, queijos leves e carnes brancas. Vinho leve, perfeito para acompanhar sobremesas.

10- Garrafas
Evite passar o vinho para uma garrafa de cristal ou de outro material. As pessoas preferem que ele seja servido na garrafa original, para poderem identificar o vinho que estão tomando.

11-Vinho tinto
As garrafas devem ser abertas com três horas de antecedência para “respirar”. Aproveite a ocasião para verificar se o o vinho está ok, checando o seu bouquet (aroma), cor e paladar. Assim você evitará surpresas de última hora. Como você sabe, os tintos dispensam refrigeração.

12-Ambiente ideal
O vinho não gosta nenhum pouco de variações climáticas ou espaciais. Ele prefere “ser esquecido” em locais escuros e frescos.

13- Para pratos cremosos escolha os vinhos levemente ácidos.

14- Vinhos encorpados devem acompanhar massas e pratos com queijo.

15-Prefere-se em geral beber vinho branco antes do tinto, e o seco antes do doce.

16- Uma ótima sugestão para a sobremesa é a apfelstrudel, uma torta de maçã alemã de massa folhada que pode ser combinada com vinhos brancos doces, de preferência alemão.

17-Para comprar vinhos com garantia de qualidade, observe o seguinte:
– Vá a lojas especializadas ou supermercados que tenham alta rotatividade do produto, pois o vinho envelhece. Alguns são melhores quanto maior a idade, mas outros, não. A maioria tem vida de     cinco anos.
– Prefira vinhos que indique a safra para saber sua idade.
– Se o produto estiver na caixa fechada, melhor será sua conservação.
– Observe se, na loja, as garrafas de vinho estão permanentemente em pé e recebendo muito calor, luz e ruído. A maneira correta de acondicioná-las é deitá-las com o gargalo ligeiramente inclinado. Se ficarem completamente deitadas, o líquido faz pressão sobre a rolha, podendo provocar o que chamam de bouchon, um sabor de rolha. As garrafas também não devem ficar em pé, pois a rolha. As garrafas também não devem ficar em pé, pois a rolha vai ficando seca, o que permite a entrada de oxigênio e, com o passar do tempo, vira vinagre.
– Antes de comprar vários vinhos desconhecidos de uma vez, compre apenas uma garrafa do produto para provar e saber se o gosto lhe agrada.

segredos da vovo queijovinho5

Publicidade
segredos da vovo queijovinho4 segredos da vovo queijovinho6 segredos da vovo queijovinho7

Fonte Nacozinha.com

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário