Dia das mães com receitas light

Dia das mães com receitas light
Publicidade

Dia das mães com receitas light . Segredinho da vovó  substitua as preparações usuais, por preparações mais nutritivas, saudáveis e deliciosas com essas receitas light.

Maionese de abacate

O abacate é riquíssimo em gordura benéfica à saúde, o que torna os valores do bom colesterol alto e do colesterol “ruim”, baixo.  Portanto pode ser, e deve ser, utilizado em todas as preparações na qual você usaria a maionese tradicional como batatas, sanduíches, acompanhamento para petiscos, etc.

Ingredientes

Polpa de 1 abacate médio
1/2 xícara de azeite extravirgem
suco de 1 limão
8 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta do reino ervas a gosto (opcional)

Preparo

Bata no liquidificador a polpa de abacate com o limão, a água e os temperos. Vá acrescentando o óleo aos poucos e batendo. Se desejar, adicione ervas picadas. Acompanha lanches, patês e saladas. Tampado e conservado em geladeira, dura até 3 dias.

Macarrão sem glúten

Macarrão sem glúten é aquele feito sem farinha de trigo, centeio ou cevada, mas feito com algum outro tipo de farinha que pode ser de arroz, de quinoa, de milho, e outras variações. A novidade é que não só o macarrão, mas a lasanha também pode ser sem glúten.

Empadão sem glúten

É o empadão de grão de bico. O grão de bico, por ser uma leguminosa riquíssima em proteína, de digestão fácil e muito nutritiva, pode ser utilizada para a base da massa do empadão, sendo então recheado pela preferência da família, e tão apreciado quanto o outro. Eis a receita!

Ingredientes

3 xíc. (chá) de grão-debico
2 col. (sopa) de azeite extravirgem
3 dentes de alho
1 col. (café) de sal (de preferência, marinho)

Recheio

2 e ½ xíc.(chá) de frango desfiado
2 col. (sopa) de azeite extravirgem
3 dentes de alho
1 cebola inteira picada
1 copo (200 ml) de molho de tomate
4 xíc. (chá) de palmito pupunha picado
½ xíc. (chá) de cheiroverde picado
¼ xíc. (chá) de manjericão picado
Sal a gosto

Modo de fazer 

Ponha o grão-de-bico de molho por 2 horas. Em seguida, cozinhe-o por 45 minutos. Escorra a água e bata o grão-de-bico em liquidificador com o azeite, os dentes de alho e o sal, até obter uma massa homogênea. Forre uma fôrma refratária média (cerca de 33 x 22 cm) com metade da massa e reserve a outra metade. Prepare o recheio, refogando o frango desfiado com o azeite, o alho e a cebola. Adicione o molho de tomate, o palmito picado, o cheiro-verde e o manjericão. Acerte o sal e cozinhe até ficar macio. Recheie a massa e cubra com o restante dela, pincele com azeite e leve ao forno preaquecido por 30 minutos ou até dourar.

Bolo de fubá

Podemos confeccionar bolos, sem farinha de trigo. O bolo de fubá é um deles. Basta acrescentarmos a medida de fubá na quantidade tradicional sem acrescentar farinha de trigo, seguindo a mesma receita. Por exemplo, ao invés de colocarmos 1 xícara de farinha de trigo e outra de fubá, colocamos 2 xícaras de fubá. E para darmos “empoderamento” a esta receita, no lugar da manteiga, acrescentamos o óleo de coco, que hoje está sendo orientado para a perda de gordura abdominal e melhora na imunidade, dentre outras funções.  Em todas as preparações que vá óleo vegetal, pode ser substituído por óleo de coco.

Ingredientes

3 ovos 1 xic açúcar de merara, de coco ou mascavo
1 xic óleo de dodo
1 vidro de leite de coco
2 xic fubá
1 c sopa fermento

Preparo

Bata primeiramente o óleo, açúcar, ovos, acrescentar aos poucos o fubá e por último o fermento. No liquidificador.

Coloque para assar.

Publicidade

Fonte https://www.tudogostoso.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário