Como deixar seu bife macio

Como deixar seu bife macio
Publicidade

Como deixar seu bife macio.

Segredinho da vovó.

O bife bovino é um prato que muita gente adora, por ser prático, saboroso e de preparo rápido. Mas muitas vezes quando a carne é de segunda ou não é preparada adequadamente, o bife pode ficar duro e ressecado, o que tira o seu sabor. E para ajudar você a preparar carnes maravilhosas e fazer com que todos elogiem o seu preparo, separamos algumas dicas para deixar o bife macio e suculento. Lembrando que os melhores tipos de carne para se fazer bifes são filé, contra-filé, alcatra e picanha, porém, outros tipos podem ser usados.

 

Para deixar o bife mais macio

Existe na maioria dos mercados, na sessão de temperos, produtos que amaciam a carne, que já vem com uma certa quantiade de sal, temperando-a. No entanto, para usá-los é preciso ter bastante atenção, respeitando a quantidade certa e o tempo de descanso (caso seja necessário), pois se passarem a carne desmancha e esfarela. Além disso, algumas pessoas acreditam que estes produtos podem fazer mal à saúde. Não existem estudos que comprovem benefícios ou malefícios dos amaciadores de carne.

Se você quiser fazer o seu bife usando produtos naturais, existem alguns ingredientes caseiros para amaciar a carne, que também são bastante eficazes. Experimente deixar os bifes de molho em um pouco de Coca-Cola por meia hora antes de fritar e verá como eles ficam macios e saborosos. Outra alternativa é o leite, deixando também de molho por mais ou menos uma hora.

Deixar os bifes em fatias de abacaxi antes de fritar também é muito eficiente, porém pode alterar um pouco o sabor da carne. A acidez do abacaxi combina bastante com o gosto forte do bife bovino e as rodelas da fruta usadas para deixá-lo macio podem ser batidas junto com os temperos depois, variando de acordo com o paladar de cada um.

Um dos ingredientes naturais mais eficientes para deixar a carne macia é o leite de mamão verde. Ele contém papaína, que é o princípio ativo dos amaciadores industrializados. Para usá-lo, bastam apenas algumas gotas para que o bovino fique saboroso e na textura adequada, se exagerar ele esfarela. O leite de mamão verde não é vendido, ele precisa ser extraído diretamente do mamão ou do mamoeiro.

*Dica 1: Evite usar vinagre ou limão para temperar a carne. Apesar deles garantirem algum sabor, eles tensionam o bife, deixando-o mais duro.

*Dica 2: As receitas caseiras para deixar a carne macia são ótimas também para churrasco, onde a carne normalmente fica um pouco mais dura.

 

Como preparar um bife suculento

Mesmo que você use receitas para amaciar a carne, o preparo é muito importante para garantir seu sabor e consistência, mesmo com carnes de primeira. Você pode fritá-los em margarina, manteiga ou óleos vegetais, usando só um pouco para não ficar gorduroso. Não use carnes gordurosas demais mas também não tire sua gordura por completo. O tempo de preparo vai depender da expessura dos bifes, mas a dica é não usar carnes muito finas, já que elas ressecam na hora de passar.

Uma ressalva muito importante é não apertar o bife contra a frigideira e nem colocar muitas peças para fritar de uma vez. Estes dois hábitos fazem com que a carne perca boa parte da sua água, o que a deixa mais ressecada. Coloque no máximo dois bifes de cada vez. Deixe ele fritando de um lado, sem mexer em nada, quando achar que já está bom, vire para fritar do outro lado. Bifes mais expessos demoram cerca de três minutos para cada lado, se for mais fino, o tempo é reduzido.

Outro fator importante é o tempo. Alguns preferem a carne mal passada, outros gostam dela bem frita e também tem aqueles que adoram bifes ao ponto, no entanto, esquecer o bife na frigideira faz com que a carne resseque bastante. Para que ele fique suculento, é bom não passar do ponto.

Alguns acreditam que temperar a carne antes resseca a carne, outros acham que não faz diferença, alguns chefes de cozinha inclusive aconselham a deixá-la marinar na cebola de um dia para o outro para ficar mais macia e saborosa. Quanto a isso vai de acordo com o gosto de cada um. Mas além de temperar tradicionalmente com alho, sal e cebola, você também pode acrescentar depois de proto molho shoyu, pimenta do reino moída, molho de pimenta, cremes e molhos para carnes, tomate frito, cebola frita e acompanhar com uma salada crua. Com certeza ficará uma delícia e seus bifes ficarão irresistíveis!

Para quem quiser grelhar uns belos bifes, esta técnica é fantástica. 
 
Preparar a carne:
– Controlar a temperatura da grelha: quanto mais fino for o bife, mais quente deve estar a grelha.
– Untar a carne com um pouco de azeite.
 
Grelhar:
– Colocar os bifes, na diagonal, na grelha.
– Quadricular (o bife deve ficar com a marca da grelha): dar um quarto de volta ao bife e deixar grelhar.
– Virar os bifes (sem ser com um garfo para não furar a carne).
– Quadricular o segundo lado (da mesma forma que o primeiro lado).
O tempo que se deixa o bife grelhar em cada um destes 4 passos depende da sua espessura e do ponto de cozedura pretendido: muito mal passado, mal passado, no ponto e bem passado.
Eu, que gosto do bife mal passado, conto, para cada um destes passos, 45 segundos (para um bife com 1,5 cm de espessura).
 
Pode verificar-se a cozedura pressionando a carne com o dedo. Com a experiência vai-se tornando mais fácil reconhecer o ponto da cozedura. No manual explicam assim:
 
O reconhecimento da firmeza baseia-se na coagulação progressiva das proteínas:
– carne mole, macia sob a pressão do dedo, morna no centro: cozedura muito mal passada;
– carne macia, um pouco mais dura: cozedura mal passada;
– carne medianamente firme, leve resistência superficial, gotas de sangue na superfície: no ponto;
– proteínas coaguladas no centro da carne, consistência firme: cozedura bem passada.
 
Para terminar, a carne deve descansar um pouco antes de ser servida.
 
Muito importante, só temperar os bifes no prato, nunca antes de grelhar.

Publicidade

Fonte www.clubebatom.com.br

http://lesbonsvivantsblog.blogspot.com

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário