Organizando os talheres na mesa

Organizando os talheres na mesa
Publicidade

Organizando os talheres na mesa. Segredinho da vovó  organização saber posicionar talheres e copos da melhor forma  em qualquer ocasião mais formal, ou até mesmo em almoços ou jantares mais casuais. Como os talheres e copos variam em tamanhos e formas, cada um tem sua finalidade específica, o que acaba dificultando um pouco na hora das refeições. Mas fica de olho em algumas dicas de etiqueta simples e que podem te ajudar bastante.

A primeira dica de etiqueta  é colocar todos os utensílios geometricamente bem espaçados, isso cria harmonia e já dá um ar naturalmente mais organizado. A disposiçãodos objetos é feita de “fora para dentro”.

Observe a imagem e veja como colocar a mesa e como utilizar os talheres, considerando uma refeição elaborada, com entrada e pratos diversos:

dicas de etiqueta

Publicidade

  • a. Prato de Serviço (base): prato maior, também conhecido como base, que serve para colocar o primeiro prato.
  • b. Prato da manteiga: é colocado acima dos garfos, e ao lado esquerdo da disposição dos pratos.
  • c. Garfo de jantar: o maior dos garfos, também chamado garfo de carne, é colocado ao lado esquerdo do prato. Outros garfos menores para outros pratos são colocados à esquerda ou à direita do garfo de jantar.
  • d. Garfo de peixe: se existe um prato de peixe no menu, este garfo é colocado ao lado esquerdo do garfo de jantar, pois será o primeiro a ser usado.
  • e. Garfo de salada: se for servida salada depois do prato de carne, o pequeno garfo da salada é colocado ao lado direito do garfo de jantar. Se a salada for servida primeiro, então os garfos terão de ser colocados (da esquerda para a direita): garfo de salada, garfo de peixe, garfo de jantar.
  • f. Faca de jantar: a faca maior, ou faca de carne, que deve ser colocada ao lado direito do prato de serviço.
  • g. Faca de peixe: faca de formato especial que fica ao lado direito da faca de jantar.
  • i. Colher da sopa: colocada ao lado direito das facas.
  • j. Garfo de ostras: se existir marisco no menu, o garfo de ostra será colocado ao lado direito das colheres.
  • k. Faca da manteiga: deve ser colocado diagonalmente, no topo do prato da manteiga, com a lâmina voltada para baixo.
  • l. Copos: podem ser até cinco, colocados de maneira que os menores fiquem à frente. O copo da água é colocado acima das facas; ao lado coloca-se o copo de champanhe; em frente o copo de vinho tinto e/ou vinho branco e um copo de porto.
  • m. Guardanapo: é colocado em cima do prato base, ou no espaço reservado ao prato.Nas refeições simples do dia-a-dia as facas são colocadas à direita do prato, sempre com a lâmina voltada para dentro. A colher de sopa fica do lado direito, depois a faca, e os garfos à esquerda do prato.Talheres de sobremesa podem ser colocados acima do prato, em sentido horizontal, com a colher e a faca com os cabos voltados para direita e garfo para esquerda.

    Pra finalizar as dicas de etiqueta com muito charme, você pode espalhar arranjos de flores ou outros itens graciosos para decorar a mesa.

  • Após a refeição não cruze os talheres dentro do prato. Este é um erro comum segundo regras de etiqueta e deve ser evitado. O certo é colocá-los em posição perpendicular ao prato, sentido norte-sul; garfo do lado esquerdo, faca do lado direito. E para mostrar que você está satisfeito e gostou do jantar deve colocar os dois talheres juntos e paralelos em cima do prato.

 

Fonte http://www.blog.lolahome.com.br/

 

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário