Comidas da sorte para o Ano Novo

Comidas da sorte para o Ano Novo
Publicidade

Comidas da sorte para o Ano Novo. Segredinho da vovó assim como as simpatias temos as comidas da sorte para a virada.

Aí vai uma lista de receitas e rituais que prometem dar sorte para você na virada do ano :
Bebida:
A champanha,  é a bebida ideal para festas, principalmente de final de ano. Bebida nobre, ela deve ser servida bem gelada e em taças de cristal para brindar a chegada do novo ano.
Lentilha
Segundo a tradição, devemos comer lentilha ou, na falta desta, feijão. Acredita-se os grãos que aumentam de volume durante o cozimento trazem fortuna.
Uvas pretas:

O folclore recomenda comer sete bagos de uvas pretas. Assim, o indivíduo atrairá prosperidade para o ano que chega.

Romã
Há a crença de que caroços de romã podem trazer boa sorte. Deve-se comer uma romã e guardar sete de seus caroços na carteira.
Frutas secas  ou cristalizadas:
A tradição manda comer pêssego, figo, amêndoa ou avelã para se ter mais sorte e fortuna.
Carnes:
Segundo as crenças populares, aves não devem ser preparadas na ceia de ano novo, porque ciscam para trás e possuem asas. Sendo assim, fariam a felicidade voar embora. É aconselhável preparar carnes como boi, cordeiro e principalmente porco, animal que fuça e empurra a terra para frente. Peixes como atum, bacalhau e salmão, considerados peixes “destemidos”, também são recomendados.

Vinho

O vinho é feito de uvas, que por si só já carregam uma significação positiva e otimista. Na passagem do ano, faça um brinde ao ano que nasce e beba o vinho em copos de cristal.

Champanhe

Essa bebida também é feita com uvas, e é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo.

O champanhe “verdadeiro” é originário de uma região da França, e sua pureza e qualidade são reconhecidas no mundo todo. O único problema é que essa é uma bebida cara, mas você pode substituí-la por espumantes nacionais ou importados, de quase igual qualidade e mais baratos.

Arroz

O arroz é uma semente e simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade.

Macarrão

Para a cultura asiática, o macarrão simboliza uma longa vida. Porém, eles devem ser ingeridos em fios inteiros, nada de cortar pra ficar mais fácil!

Porco Assado

O porco está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade.

Um porco assado é um prato tradicional, pois se trata de uma simpatia para trazer sucesso. Os mais supersticiosos dizem que o porco fuça para a frente, o que pode ser comparado ao desenvolvimento. Já reparou que muitas pessoas evitam comer frango, peru ou faisão na passagem do ano? Pois esses animais ciscam para trás, o que é associado ao retrocesso e decadência. Apesar da carne de porco ser conhecida por sua gordura, ainda sim ela é mais leve do que a carne de gado.

Carneiro ou Cordeiro

O carneiro é um animal muito tradicional das ceias de natal e ano novo, consumido há milhares de anos, é um animal muito apreciado no oriente e aos poucos vem conquistando seu espaço na mesa dos brasileiros, se você não gosta é por que não experimentou ou se já comeu e não gostou é por que não foi bem preparado, sendo assim, neste fim de ano inove sua ceia e coloque o carneiro ou cordeiro no cardápio e surpreenda seus convidados.

Peixes

Eles simbolizam a purificação por meio de seu habitat, a água, e são uma opção de prato bem comum na ceia de Ano Novo. Além disso, para os japoneses, simbolizam a fertilidade. No Brasil, o costume é o consumo de bacalhau nesse período -herança dos portugueses e além da simbologia religiosa, o bacalhau foi a base alimentar dos lusos por um bom tempo já que era uma alimentação barata na época e de fácil conservação nos períodos de estiagem.

Publicidade

Fonte: Asttro.org

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário