Dicas para as festividades do final do ano

Dicas para as festividades do final do ano
Publicidade

Dicas para as festividades do final do ano. Segredinho da vovó sempre é bom saber como receber em casa para as festas do final do ano.

Então vamos para as dicas .

Para definir o cardápio leve em consideração o horário da festa e saiba que no almoço as pessoas comem mais. Além de ter mais apetite durante o dia, almoços são mais longos, portanto, reforce a quantidade.
A ceia de Natal é uma das refeições mais aguardadas do ano. Os aperitivos, abre-alas da grande comilança, então, não podem fazer feio  que vão abrir os apetites, distrair os convidados, aquecer conversas e abrir o caminhos para a ceia de Natal.
Arroz é uma tela em branco que pode receber e fazer brilhar muitos sabores. Lentilha, pernil, frango, camarão, polvo, pato, vegetais, castanhas, carne…. tudo vai bem. Com os ingredientes certos, o simples ‘arroz com coisa’, tão comum na mesa dos brasileiros
Outra consideração importante: é mais fácil acertar na conta quando há um único prato.  É que, se tiver mais, os convidados vão querer experimentar os outros também. O problema é que, se você dobrar a quantidade, vai sobrar muita comida. Então, aumente apenas 30% na conta geral.
As quantidades 
 Massa:Um cardápio com apenas uma opção de massa recheada pede o cálculo 200g de massa e 200 ml de molho por pessoa (ou 1 litro de molho para cada 1 kg de massa). No caso da massa seca como estrela do menu, o cálculo deve ser de 100g de massa (depois de cozida, o peso aumenta) e 250 ml de molho por pessoa (a seca pede mais molho que a recheada). Quem opta por servir uma massa acompanhada de proteína (carne, ave ou peixe) deve considerar a conta de 120g de massa e 180g de proteína por pessoa.
Ave ,peixe ou carne:Se a atração central for um prato de carne que tenha acompanhamentos, considere 200g de proteína e 160g de guarnição por pessoa. A quantidade total de acompanhamento pode estar dividida em opções comovfarofa (60g por pessoa) e arroz (40g do cru por pessoa). E, como sempre vale a pena repetir, se a proteína estiver acompanhada por massa, a conta é 120g de massa e 180g de carne, ave ou peixe por pessoa.

Sobremesa : 

 Se for investir em mais de uma opção o mais indicado é contar uma porção de cada doce para cada convidado do evento. E, se tiver sorvete aumente a dose: sempre sai mais, especialmente depois do churrasco ou de uma refeição mais pesada.
Doces : Cada pessoa come, em média, 120g de sobremesa, se tiver apenas uma opção (exceto no caso do sorvete, que falaremos a seguir). Se forem várias opções, calcule 60g por pessoa para sobremesas cremosas  1 fatia de cada torta ou bolo  por pessoa. 30g de fruta por pessoa.
Sorvete : Se ele for a única opção de sobremesa, calcule 150g por convidado. Vale saber que 1 pote de 1kg rende 20 bolas (cada bola tem 50g, então, um pote rende para 6 ou 7 pessoas).
Bebidas :
O melhor é escolher uma bebida apenas que combine com o cardápio e reservar apenas uma ou duas garrafas de outra bebida, para socorrer alguém que não goste da primeira opção. E saiba: espumante faz sucesso. Pode ser apenas para o coquetel e o brinde, ou para a noite toda – mas aí prepare o bolso, quando é espumante, todo mundo bebe mais.
Vinho Uma garrafa (750 ml) rende 6 taças, mas você conhece os convidados e sabe o quanto eles bebem. Para ter uma base de cálculo, considere uma  garrafa para 2 pessoas. Se for vinho + espumante,  fica 1 garrafa de vinho para cada 3 pessoas e 1 de espumante para cada 4.
Espumante Se for servir a noite toda, calcule 1 garrafa para 2 pessoas. Se for apenas para brinde ou a recepção, 1 garrafa para 6 convidados.
Cerveja : Considere de 3 a 4 latas de 300 ml por pessoa. Se for chope , calcule 1,5 a 2 litros por pessoa. Vai te ajudar saber que 20 litros de chope rendem 66 copos de 300 ml.
Não Alcóolicos Sempre existem convidados que não bebem , então, aposte na variedade de opções para este grupo. Na hora de contabilizar a quantidade de água (com ou sem gás) faça a estimativa de 500 ml por pessoa. No caso dos refrigerante e sucos o número muda para 300 ml por pessoa.
Para gelar as bebidas : 10 kg de gelo + 550g de sal grosso + 500 ml de álcool. Comece a gelar as bebidas quatro horas antes do início da festa. Para uma festa com 20 pessoas tenha 4 sacos de gelo de 5 kg. E vale saber: um saco de gelo de 5 kg é suficiente para encher uma champanheira que comporta 3 garrafas de espumante.
Para drinques Não esqueça de gelo limpo para as  calcule 1 kg de gelo para cada litro de bebida destilada ou servida “on the rocks”.
Publicidade
Fonte https://paladar.estadao.com.br
Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário