Organize sua recepção de Ano Novo

Organize sua recepção de Ano Novo
Publicidade

Organize sua recepção de Ano Novo. Segredinho da vovó já estamos novamente perto da festa de Ano Novo , então veja algumas dicas para organizar a sua.

Os convidados.

Saber a quantidade de pessoas é essencial para os preparativos do evento. Uma reunião com os amigos ou com a família, vale a pena fazer um convite. “Pode ser só um Save the Date, enviado por e-mail, informando a data e o horário da festa. E não se esqueça de pedir uma confirmação de presença”. Depois de pronta, divida a lista em três partes: mulheres, homens e crianças. Assim fica mais fácil na hora de calcular a quantidade necessária de comidas e bebidas.

O menu.
O cardápio da festa também deve ser planejado com antecedência. Algumas entradas, como tortas e quiches, podem ser preparadas e congeladas algumas semanas antes. Como prato principal, as carnes mais utilizadas são peru, tender, chester e peixe. Duas dessas opções já são suficientes. Depois de definir o menu, é preciso decidir se a ceia será encomendada, feita inteiramente pela dona da casa ou dividida entre os convidados. “Para quem quer praticidade, mas não pode gastar muito, uma boa dica é encomendar só o prato principal, como o peru, que costuma dar bastante trabalho para fazer”, conta o banqueteiro Tuca Lobo Vianna.

A mesa.

Depois de definir o número de pessoas e os itens do cardápio, é hora de abrir os armários e conferir se a quantidade de copos travessas é, talheres, pratos é suficiente.  Uns dias antes da data marcada, aproveite para passar um pano com álcool nas peças que serão usadas. E não esqueça de lavar as toalhas de mesa!

A compra
O próximo passo é elaborar a lista de compras. Para economizar e fugir das filas dos supermercados, aproveite para comprar bebidas, frutas secas e alimentos não perecíveis com a maior antecedência possível. Lembre-se de que os preços costumam subir nas semanas próximas ao Natal. “Geralmente calculamos de seis a sete tipos de alimentos, entre entradas e pratos principais. Quanto às bebidas, o cálculo é de uma garrafa de vinho ou espumante para cada duas pessoas, uma garrafa de destilado para 10 convidados e 700 ml de bebida não alcóolica para cada um”, conta Estela. E não se esqueça de comprar água e gelo, além de conferir a quantidade de gás, para não ficar na mão bem no dia da festa.

O espaço
Antes de mais nada, verifique se será necessário alugar móveis de apoio e cadeiras extras. O indicado é que você tenha uma quantidade suficiente para que pelo menos metade dos convidados possa se sentar. Na semana da festa, faça uma boa faxina na casa. No grande dia, concentre os esforços nas áreas de maior circulação: sala, cozinha, varanda e banheiros. Monte espaços pela casa para facilitar a conversa e evitar que todos os convidados fiquem amontoados no mesmo ambiente. Para facilitar a organização, arrume a ceia na mesa de jantar e deixe os talheres, pratos e guardanapos no aparador. É importante planejar uma área para copos, bebidas e gelo.

Ajuda

Dependendo do número de convidados, vale a pena contratar um serviço de copeira ou garçom. A maioria das empresas trabalha com pacotes fechados de 4, 6, 8 ou 10 horas de serviço. “Os garçons chegam um pouco antes de o evento começar, fazem a higienização dos materiais e ajudam a servir os convidados. Já as copeiras atuam na montagem de canapés, aquecimento de pratos previamente preparados e na limpeza da cozinha”, explica Kleber, da empresa Os Bacanas.

Decoração

A decoração é responsável por definir o clima da festa e, por isso, não deve ser deixada de lado. Arranjos são ótimas opções para enfeitar a mesa, mas as flores de corte acabam durando pouco por causa das altas temperaturas da época. “Dá para criar arranjos lindos com galhos secos e diferentes tipos de folhagem. Eles são práticos e duram bastante, então podem ser feitos uma semana antes da festa”.

Dicas :

Velas tornam o ambiente agradável;
Mimo para os convidados . Pode ser uma lembrancinha, um brigadeiro ou qualquer outra coisa entregue no final da festa como agradecimento;
Servir lentilha  sinônimo de fartura, em mini caçarolas. Além de charmoso, as pessoas podem comer enquanto circulam.

Publicidade

Fonte https://revistacasaejardim.globo.com

 

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário