As quantidades para a ceia

As quantidades para a ceia
Publicidade

As quantidades para a ceia. Segredinho da vovó  a tradição é oferecer aos convidados uma ceia farta , nessas ocasiões, as pessoas já esperam saborear mais de um prato. Então, como fazer a conta certa sem exagerar na quantidade e sem deixar de incluir os pratos preferidos dessa época do ano? Veja as dicas.

Saber  quantos convidados vão estar presentes na ocasião. Considere que adultos consomem de 300 a 400 gramas de carne e aproximadamente 200 gramas de acompanhamentos como arroz, farofa, salpicão ou massa. Acrescente, ainda, o cálculo das entradas. A chef de cozinha Gleite Moreto sugere petiscos leves, mas que darão saciedade até o horário da ceia. “Contabilize por pessoa aproximadamente 15 gramas de castanhas, 30 gramas de frios, três torradas com patês e duas bruschettas”.

Gleite recomenda ainda que o anfitrião tenha uma ideia das preferências ou restrições dos convidados. Essa medida, além de garantir o sucesso do seu jantar e ajudar a evitar desperdícios, evita que você cometa “gafes” como não oferecer uma opção para pessoas vegetarianas ou veganas. “Muitas vezes, o organizador do evento se perde com as quantidades por não ter noção dos hábitos de seus convidados”, afirma Gleite.

Com a bebida, o cálculo ocorre da mesma forma, sempre considerando a preferência dos convidados do evento. O ideal é comprar, em média e por pessoa, três garrafas de 600 ml de cerveja, 1,2 litros de refrigerante, um litro de água e 750ml de vinho, assim o convidado poderá fazer a escolha de sua preferência. “Claro que, assim como a comida, a quantidade de bebidas consumidas irá depender muito dos gostos e da disposição das pessoas no dia”, complementa a chef.

No caso das sobremesas, porções individuais são mais eficientes. De acordo com Gleite, podem ser ótimas opções mousse de chocolate ou creme de avelãs – uma porção por pessoa –, e os doces finos, em média dois por pessoa. “Frutas são essenciais no Natal. Para fazer uma festa com 20 pessoas, por exemplo, o organizador deve comprar, em média, 1 caixa de uva, 1 abacaxi, 1 melão, 5 pêssegos, 5 nectarinas e 5 ameixas”, afirma.

Abaixo, seguem as quantidades recomendadas por Gleite para usar de referência na hora de compor o cardápio da sua ceia (considerando 20 pessoas).

1 chester de 4Kg(200 gramas por pessoa)

2 Kg de lombo (acrescente frutas variadas ao prato)(100 gramas por pessoa)

4 Kg de Leitoa (200 gramas por pessoa)

2, 5 Kg de rondelle aproximadamente 3 pedaços por pessoa)

1 Kg de arroz branco (50 gramas por pessoa)

1 Kg de arroz com uvas-passas e nozes(50 gramas por pessoa)

0,5 Kg de farofa (25 gramas por pessoa)

1 Kg de salpicão (50 gramas por pessoa)

Publicidade

Fonte http://www.portalumami.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário