Dicas para decoração junina

Dicas para decoração junina
Publicidade

Dicas para decoração junina. Segredinho da vovó tudo começa com enfeites simples, mas que deixam tudo mais alegre e dentro da proposta. Quanto mais festeiro e colorido, melhor!

É muito fácil compor arranjos e decorar o seu ambiente com a temática junina, já que o conceito “caipira” permite misturar diversos elementos e até reutilizar materiais para enfeitar a mesa, as paredes, as bancadas, as fachadas, entre outros locais.

Existem vários elementos facilmente associáveis à data para ajudá-lo(a) a organizar as ideias e começar os preparativos da sua decoração. São eles:

  • Bandeirinhas
  • Fogueira
  • Chapéu de palha
  • Tecido xadrez
  • Balões de São João
  • Velas
  • Flores

BANDEIRINHAS OU BANDEIROLAS

As bandeirinhas de São João talvez sejam um dos principais símbolos da decoração junina! Isso porque são muito fáceis de se fazer e dão um efeito incrível a qualquer ambiente.

Elas podem ser feitas em tecido, com diferentes retalhos, ou de papel, presas com barbante nas paredes, de um lado a outro. Esse com certeza será o pontapé inicial da decoração da sua casa ou do seu negócio!

 

BALÕEZINHOS DE PAPEL

Outro adereço junino supercomum são os balõezinhos decorativos. Eles geralmente são feitos de dobraduras de papel ou também em tecido, sempre muito coloridos, e podem ser pendurados no teto, a fim de dar aquele ar bem charmoso. Colocar fitas coloridas na base do balão dá um toque ainda mais especial!

 

CHAPÉU DE PALHA OU DE CANGAÇO

Os chapéus de palha ou de cangaço podem ser pendurados nas paredes ou colocados na mesa, quando você for servir as iguarias juninas! Como eles têm um espaço amplo no vão que cobre a cabeça, ao virá-los para cima, você ganha uma espécie de “bandeja” para decorar a mesa ou o balcão da sua loja. Que tal?

 

ESTAMPA XADREZ

O xadrez é um padrão de estampa muito comum na época de São João e remete bastante aos trajes caipiras e do campo. Por isso, são ótimos para se usar nas toalhas de mesa e nos guardanapos e também para cobrir vasos, potes ou arranjos de flores, por exemplo.

 

FLORES COLORIDAS

As flores são um excelente elemento para compor a decoração caipira, pois trazem a lembrança do campo e de algo mais ligado à natureza. Além disso, trazem muita cor e alegria para o ambiente e deixam qualquer composição mais bonita. Você pode, inclusive, fazer flores de papel ou um arranjo artificial. Vale muito a pena!

 

FOGUEIRA DE SÃO JOÃO

A fogueira junina também é um dos símbolos mais tradicionais do São João pelo Brasil, pois é em volta dela que acontecem as danças, as brincadeiras e toda a festividade. Por isso, você pode montar fogueiras de mentirinha, com palitos de madeira e bastante papel transparente, e colocá-las no centro da mesa ou em vasinhos para fazer um miniarranjo. Que tal?

 

VELAS COLORIDAS

Assim como as fogueiras, as velas trazem a ideia de natureza: o fogo, a luz, a chama, elementos muito associados ao São João, como uma celebração que vem do interior e das raízes nordestinas. Por isso, você pode colocar várias velas coloridas na sua decoração para aquecer o seu ambiente e deixar o clima ainda mais junino!

Dica:para fazer uma minifogueira bem simples e criativa com velas, é só colocar uma velinha em um recipiente de vidro redondo com mais ou menos 3 dedos de profundidade. Em volta dele, coloque vários prendedores de roupa de madeira, um ao lado do outro, e pronto: você criou uma fogueira bem charmosa!

Publicidade

Fonte https://www.assai.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário