A festa de 15 anos

A festa de 15 anos
Publicidade

A festa de 15 anos. Segredinho da vovó a especialista em organização de festas Silvia Moreira afirma que organizar um evento como esse pode parecer complexo, mas que há um planejamento comum aos tipos de festa que costuma elaborar. “Montei um checklist que me ajuda a controlar todos os detalhes da festa que precisam ser pensados”. Confira o checklist da Silvia e se organize a partir dele:

1. Data e horário

Por se tratar de uma festa com público adolescente, recomenda-se que o horário seja próprio a esta faixa etária, não estendendo o evento madrugada a dentro. A data geralmente é escolhida baseada no dia do aniversário da debutante ou próximo a ele. Lembre-se de pesquisar feriados ou datas comemorativas próximos à data do evento, evitando que sejam simultâneos.

2. Local

Silvia afirma que o local da festa precisa ser pensado com a máxima antecedência possível para se conseguir a data desejada. “Sugiro sempre a reserva do local com um mínimo de um ano de antecedência para a tranquilidade de todos.” Casas de festa são muito comuns, porém com a diversidade desse tipo de evento, salões de festa, restaurantes e casas com piscina também podem ser boas escolhas.

3. Orçamento

Antes de começar a sonhar com a festa é importante saber as possibilidades financeiras da família para realizá-la. Uma festa de 15 anos simples pode contar com um orçamento mais enxuto dependendo dos itens que farão parte do evento. Relacione todos estes itens, pesquise o máximo de fornecedores e encontre um denominador comum entre os gastos e as suas expectativas.

4. Lista de convidados

“O ponto mais polêmico da festa” brinca Silvia. A lista de convidados deve contar com os familiares da debutante, mas principalmente com seus amigos, para que a festa seja divertida para a estrela principal da noite. Uma boa maneira de organizar esta lista é relacionar as pessoas que mais fizeram parte da vida da aniversariante nestes anos e deixar que ela defina quem são as prioridades. “Dessa forma os pais dividem essa responsabilidade, limitando a quantidade máxima de amigos que ela pode convidar” diz Silvia.

5. Salgados

Para festas desse tipo é ideal servir salgados fritos e de forno, e contar com uma boa variedade deles. Calcula-se geralmente de 12 a 15 salgados por pessoa, variando conforme o que será servido adicionalmente. Silvia reforça que o tempo de duração da festa impacta diretamente nesse cálculo, que deve ser revisto conforme as variáveis do evento.

6. Doces e bolo

Como são dispostos à mesa ou servidos ao fim da festa, Silvia ressalta que a quantidade de doces é muito menor do que a de salgados. “Calculamos de 5 a 6 docinhos por pessoa em festas de 15 anos, considerando que adolescentes costumam gostar e consumir”.

Já o bolo tem menos aderência do que os doces e não precisa ter um cálculo tão preciso com relação à quantidade de convidados. Considere uma variação de 20% a menos do que a quantidade de convidados na hora de encomendar. Para festas de 15 anos, a personalização do bolo é importante e deve refletir o gosto pessoal da aniversariante. Considere também sabores e recheios que sejam mais comuns ao paladar da maioria.

7. Bebidas

Silvia diz que os pais recorrem a ela com a mesma pergunta: devo servir bebidas alcoólicas em uma festa para adolescentes? “Minha resposta é sempre a mesma: Claro! Vocês não devem é servir aos adolescentes!”. Pensando nessa questão, algumas empresas criaram shots e bebidas sem álcool para que os adolescentes possam se servir de algo diferente dos tradicionais refrigerantes, sucos e água, que não costumam faltar em nenhuma festa. As quantidades de bebida variam de acordo com o que será servido, porém considera-se a conta de 400 a 600 ml de bebidas não alcoólicas e 200 ml de água por pessoa.

8. Decoração

Silvia é categórica ao informar que a decoração precisa refletir os gostos pessoais da aniversariante. “A debutante precisa entrar na sua própria festa e identificar como sido feita especialmente pra ela.” diz a organizadora. Temática ou não, a decoração precisa ser previamente pensada e planejada para que todos os detalhes, desde a cor das pétalas das flores do arranjo até as listras das lembrancinhas, sejam contemplados.

9. Pista de dança e música

O gosto musical da aniversariante vai ditar o tipo de evento. A pista de dança precisa ser bem pensada para não ter elementos que possam ser escorregadios ou passivos de tropeço. Em eventos mais tradicionais, a debutante passa por um cerimonial com a família no início da festa, que vai contar também com as músicas que forem selecionadas por ela. Silvia dá a dica que o profissional que for contratado seja aderente ao gosto musical da aniversariante para garantir que ele conte com um repertório vasto e variado.

10. Lembrancinhas

“Lindas e funcionais”. De acordo com a organizadora, é assim que devem ser as lembrancinhas das festas. Busque opções que possam ser personalizadas e que sejam úteis a quem for ganhar.

Agora que você já teve dicas profissionais e bem valiosas de como planejar uma festa de 15 anos simples, confira decorações encantadoras como sugestões para esse dia especial.

Publicidade

Veja também:

 

Inspirações criativas para festa de 15 anos

 

Fonte https://www.tuacasa.com.br/

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário