Organizando o Natal em casa

Organizando o Natal em casa
Publicidade

Organizando o Natal em casa.

Segredinho da Vovó.

Leias essas dicas de organização para uma linda festa natalina em casa.

Quais os primeiros cuidados que devo tomar para receber bem meus convidados?

Prepare tudo com antecedência:
– Faça uma lista de convidados e cardápio;
– Verifique se os materiais (copos, pratos, talheres e etc.) são suficientes ou se vai ser necessário alugar;
– Verifique se há a necessidade de contratar garçom, avaliando a quantidade de convidados que virá;
– Providencie gelo suficiente para as bebidas;
– Prepare um repertório agradável de músicas;
– E, principalmente, não demonstre nervosismo.

No dia, que tipo de planejamento (em relação à organização do espaço) preciso ter para proporcionar um ambiente agradável?

“É preciso conferir a disposição dos móveis dos ambientes utilizados, arrumar as mesas, preparar o lavabo com toalhas impecáveis e ter sempre um kit de primeiros socorros à disposição dos convidados”, lembra Arlete. Além disso, “retire objetos delicados dos ambientes de transição para evitar algum acidente e constrangimento do convidado, caso ele quebre”, completa.

Vou receber uma grande quantidade de convidados (entre crianças e adultos), como devo preparar minha casa?

“Um dia antes, deixe os móveis dispostos de maneira a favorecer a circulação, deixe o ambiente com outros ares. Seus convidados com certeza notarão que você se preparou para recebê-los. Além disso, disponha cadeiras, sofás e pufes em grupinhos, acompanhados de mesas de apoio. Isso ajuda com que os grupos formem-se naturalmente na festa”, ensina a personal.

Outra dica importante: caso você deixe um área especifica para a dança, leve os móveis para as laterais. “Espalhe, de modo organizado, o que vai oferecer na festa. Neste espaço, tenha um aparador ou mesa e improvise ali um bar, com copos, bebida e gelo. O jantar propriamente dito vai para outro móvel e, de preferência, longe das bebidas”, reforça Arlete. E não se esqueça: as pilhas de pratos e os talheres não precisam estar no mesmo espaço da comida, mas é importante que fiquem próximos.

Na hora de servir, separo as crianças dos adultos? Sirvo-as antes? Preparo um espaço especial?

“Não há necessidade de separá-las, pois, elas gostam de participar de tudo e a ocasião pede esta união. O que poderá ser feito é priorizá-los neste momento, afinal, elas ainda não conseguem se servir sozinhas e, às vezes, não identificam as comidas”, diz Arlete. As crianças adoram comer juntas, trocar ideias, rirem, enfim, naturalmente formam grupinhos, assim como os adultos. Caso sejam poucas, a sugestão é que “você utilize uma mesinha de criança com as cadeirinhas. Mas, se forem quatro ou mais, que tal bolar um cantinho onde não atrapalhe a circulação, com um tecido vermelho no chão e alguns futons coloridos, lembra um pouco piquenique”, sugere.

Então, o ideal é montar um espaço de recreação para elas? Contrato uma pessoa para cuidar ou eu mesma devo ficar com elas?

Se tiver um espaço para esta atividade, ótimo! Leve para lá tudo que for interessante e interativo, assim vai mantê-los neste local de maneira que eles se divirtam. “Contratar um monitor é muito interessante, porque ele vai interagir com elas, tornando a noite mais divertida. Agora, se preferir cuidar você mesma delas, não há problemas. Seguindo estas dicas com certeza você vai ter intervalos para curtir e se divertir na festa”, brinca a personal.

E quanto aos enfeites, quais são os ideais?

Para Arlete Roschi, os enfentes ideiais são aqueles que remetem ao tema Natal. “Podem ser bolas colocadas dentro de vasos ou folhagens. Brinque com as cores do Natal, dê destaque a objetos nestas cores, flores, fitas, e iluminação, claro! Só tenha o cuidado de colocá-los em lugares que não incomodem os convidados”, reforça.

Devo deixar a Árvore de Natal em um espaço mais reservado ou logo na entrada do ambiente da festa?

A árvore de Natal é um item imprescindível, o ideal é que ela fique num canto privilegiado e, se tiver um espelho próximo, melhor ainda. Assim, você vai valorizar a presença dela.

Qual a melhor hora para realizar o amigo secreto: antes ou depois da ceia?

Segundo diz a personal organizer, o melhor é depois da ceia, momento em qhe todos se direcionam à Árvore de Natal para buscar seus presentes. É a hora que mais simboliza a chegada do Papai Noel.

É preferível perguntar antes o que as pessoas gostam de comer e preparar ou fazer a ceia de Natal tradicional. Afinal, todos já sabem o que vai ter?

Se você é uma pessoa que gosta de inovar, compartilhe sim com os convidados, pedindo a opinião deles, se gostam daquela determinada refeição e o que acham. Porém, mesmo que seja uma ceia tradicional é bem legal trocar ideias e até, quem sabe, dividir as tarefas.

Sirvo a ceia à meia noite ou pode ser antes?

Por ser uma reunião familiar algumas famílias gostam de manter a tradição de ceiar à meia noite, mas não quer dizer que seja uma condição obrigatória. É interessante ceiar antes, segundo afirma Arlete, até mesmo porque as crianças ficam meio irritadas em esperar e também por que fica mais possível dar uma dinâmica diferente à festa, dividindo bem os tempos. Por exemplo, a entrada, a ceia, os cumprimentos e rituais religiosos, a troca de presentes e amigo secreto, e muita diversão!

Agora que já sabe tudo, não haverá mais erro. Vista sua melhor roupa e arrase no Natal e, detalhe, se faltar lugar para as pessoas sentarem (afinal, todos vão querer estar em sua festa), não grile, ofereça-lhe o sofá, os puffs, e deixe-os bem a vontade. “Você dispondo os ambientes para o conforto de seus convidados, não tem porque se preocupar. Vai ser um sucesso”, finaliza a personal organizer.

Publicidade

Veja também :

Ceia de Natal servindo 20 pessoas

Fonte natal.ig.com.br/Vladimir Maluf, especial para o iG

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário