Arroz negro com polvo.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da vovó.

Falarei um pouco sobre o ingrediente de destaque desta receita que é o arroz negro. Ele já é cultivado há 4.000 anos e sua origem é chinesa.

Comparado ao nosso bom e velho amigo-arroz do dia-a-dia, o negro possue 20% a mais de proteínas, 30% a mais de fibras, menos gorduras e tem valor calórico menor que o arroz integral. Você nesse momento está pensando porque então não comemos o negro todos os dias? Aí aparece seu único ‘defeito’, ele é 12 vezes mais caro que o arroz tradicional.
Seu sabor acastanhado e coloração instigante, mais os atributos acima citados, contribuem para que cada vez mais, o arroz negro figure em cardápios de restaurantes coneituados.
Deixe que essa delícia inusitada te conquiste e surpreenda alguém fazendo esse saboroso arroz negro de polvo com camarões e tomates-cereja.
ARROZ NEGRO DE POLVO COM CAMARÕES E TOMATES-CEREJA
INGREDIENTES: (04 porções)
Arroz negro
02 xícaras de arroz negro
1/2 cebola finamente picada
02 dentes de alho picadinhos
04 filés de aliche
100ml de vinho branco seco
01 polvo pré-cozido e cortado em lâminas 
25ml de azeite de oliva
1200ml de água do cozimento do polvo
02 colheres de sopa de molho de tomate caseiro
30ml de creme de leite – fresco de preferência
01 colhere de sopa de manteiga gelada
20 tomates-cereja cortados em 4 partes
Salsinha picada
Sal e pimenta
Camarões
200g de filé de camarão
01 colher de sopa de manteiga gelada
50ml de conhaque
salsinha picada
Azeite de oliva
Sal e pimenta
MODO DE PREPARO:
Arroz negro
Aquecer o azeite , adicionar o aliche e deixá-lo desmanchar. Juntar a cebola e o alho e quando desprender os aromas, agregar o arroz. Fritar por 2 minutos, juntar o vinho e deixar evaporar. Adicionar metade da água do cozimento do polvo quente, tampar e cozinhar o arroz. Mexer de vem em quando para não grudar no fundo da panela. Quando o líquido do cozimento for secando, colocar mais água de polvo quente. Esse processo irá demorar uns 45 minutos em fogo forte. Adicionar as lâminas de polvo, o molho de tomate, temperar com sal e pimenta, um pouco mais de caldo e cozinhar mais uns 10 minutos. No final do cozimento, adicionar a salsinha, o creme de leite e a manteiga gelada mexendo bem.
Camarão e finalização
Aquecer o azeite e metade da manteiga sauteando os camarões. Após 2 minutos, flambar com o conhaque, juntar a salsinha picada, 1/3 dos tomates, corrigir o sal, adicionar a manteiga gelada e misturar em fogo baixo.
Para finalizar, coloque metade do conteúdo da frigideira dos camarões dentro do arroz negro de polvo, misture bem e por cima enfeite com o restante dos camarões, os tomates e regue com o líquido da frigideira.
  • COZINHANDO POLVO – Limpar o polvo retirando os olhos, as vísceras dentro da cabeça e os ‘dentes’ no meio dos tentáculos. Cozinhá-lo em bastante água com um pouco de sal, uma cebola cortada ao meio espetada com dois cravos, duas folhas de louro em fogo baixo por 35 minutos ou até que ele fique macio ao espetá-lo com um garfo.
  • EVISCERAR – processo que consiste na retirada do ‘tubo digestivo’ que se encontra no dorso de crustáceos como o camarão e a lagosta.
  • Fonte Chef André Castro.
Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário