Docinhos especiais da vovó.

Publicidade
Publicidade

Camafeu de nozes.

Ingredientes

fondant
500 g de açúcar
1 xícara de água
1 colher (chá) de suco de limão

1 lata de leite condensado
½ colher (chá) de essência de baunilha
400 g de fondant
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 e 1/2 xícara (chá) de nozes trituradas
para decorar
nozes
forminhas de papel

Modo de Preparo:
Triture as nozes em um processador. Coloque em uma panela a manteiga e o leite condensado. Leve ao fogo e, assim que ferver, acrescente as nozes trituradas. Misture em fogo baixo até que o doce se despregue do fundo da panela. Retire do fogo, acrescente a essência de baunilha e misture bem. Deixe esfriar. Unte levemente as mãos com um pouco de óleo e molde os docinhos formando bolinhas. Prepare o fondant, misturando bem a água e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo e tampe a panela. Ferva com a tampa por 3 minutos. Retire a tampa e ferva por cerca de 12 minutos até obter o ponto de fio grosso. Despeje sobre uma pedra mármore e borrife com o suco de limão. Misture com uma espátula de madeira fazendo o movimento de vai e vem. A calda irá adquirir uma textura de pasta branca e macia. Teste para ver se consegue modelar a massa. Deixe esfriar e guarde em um recipiente. Quando for utilizar derreta o fondant em banho-maria. Mergulhe os docinhos no fondant quente e coloque sobre papel manteiga para secar. Decore com nozes inteiras enquanto o fondant ainda esta quente. Assim que os docinhos ficarem firmes e secos coloque nas forminhas de papel.

Cestinhas de uvas pretas e figo.

Ingredientes:

250 g de massa folhada
1 xícara chá) de uvas pretas
3 figos
creme
2 colheres (sopa) de maisena
2 xícaras (chá) de leite
3 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:

Separe as uvas do cacho, lave-as em água corrente e seque-as com toalha de papel. Parta-as ao meio e reserve. Lave os figos, descasque-os e corte em fatias finas. Reserve. Creme: em uma panela coloque a maisena e 1/2 xícara (chá) de leite. Misture bem até a maisena se dissolver. Peneire as gemas sobre a panela, junte o leite restante, o açúcar e a essência de baunilha. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um creme espesso. Retire do fogo e deixe o creme amornar por 15 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Enquanto isso, abra a massa folhada com um cilindro até formar um retângulo de 17 cm x 20 cm. Em seguida, corte 25 quadrados de 8 cm x 8 cm e disponha-os em 25 forminhas para empadas, com capacidade para 100 ml cada uma, deixando as pontas do quadrado de fora. Coloque-as em uma fôrma retangular de 23 cm x 33 cm e leve ao forno por 10 minutos. Retire do forno e desenforme. Recheie as massas com o creme reservado, distribua as uvas e as fatias de figo e leve ao forno por mais 15 minutos, ou até dourar. Retire do forno e coloque as cestinhas em forminhas de papel.


Docinho de abóbora caramelado

Ingredientes:

1/2 kg de abóbora-moranga picada
1 gema peneirada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 caixinha de leite condensado
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
1 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
calda
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de vinagre

Modo de Preparo:
Leve ao fogo uma panela com a abóbora e 2 xícaras (chá) de água por 15 minutos, ou até ficar macia. Retire do fogo, escorra a água e passe a abóbora, ainda quente, pelo espremedor, aparando o purê em uma panela. Misture a gema, metade da manteiga, o leite condensado, o coco e o cravo. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por 15 minutos, ou até obter um doce encorpado que desgrude do fundo da panela. Retire do fogo, transfira o doce para uma tigela, cubra com o filme plástico e deixe amornar por 15 minutos. A seguir, unte as mãos com a manteiga restante e faça 40 bolinhas de 2 cm de diâmetro. Coloque-as em um refratário e leve à geladeira por 1 hora. Calda: leve ao fogo em outra panela o açúcar, 1 xícara (chá) de água e o vinagre e deixe cozinhar, sem mexer, até obter uma calda caramelada em ponto de fio grosso. Com um auxílio de um garfo, banhe as bolinhas na calda, retirando o excesso, e disponha-as em 2 fôrmas forradas com papel-manteiga. Se preferir, decore com fios de caramelo.

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário