Dicas para homens.

Publicidade

Publicidade

Segredinho da vovó.

Se você mora sozinho aqui temos algumas dicas que serão úteis.

Quase ninguém é fã de arrumar a casa. Os homens, então, menos ainda. E é exatamente por isso que essas dicas são valiosas: para que você não fique escravo de arrumação diariamente. Seguindo os passos básicos de Cristina Papazian, especialista em organização, sua vida vai ficar muito mais prática e você não vai passar vergonha quando receber alguém em casa.

Armário

Organize todas as camisas juntas, dividias por cor e penduradas. Separe as de manga curta daquelas com manga comprida, se quiser. “As pólos e as camisetas também podem ficar em cabides, pois isso facilita a manutenção e visualização”, diz Cristina.

Como as camisetas também estão penduradas, pode não sobrar espaço para as calças jeans, é melhor que elas fiquem dobradas na prateleira. “É melhor assim, pois os homens sempre têm muito mais camisetas do que calças jeans.” As bermudas também devem estar dobradas próximas às camisetas.

Preste atenção em como você se veste. Deixe o que você usa junto guardado próximo. “As calças sociais podem ficar do mesmo lado do armário que as camisas. Na gaveta abaixo dessas peças, guarde os cintos, as cuecas e meias. Isso facilita na hora de se vestir”, ensina.

Na outra porta do guarda roupa, pendura os blazers, casacos, malhas, ternos. “Use a mesma regra: deixe sempre próximas as peças que você usa juntas”, aconselha a organizadora. “E tudo que é de inverno, de pouco uso, deixe nas prateleiras superiores.”

Use a gavetinha do criado mudo para guardar os pijamas. “Se você dorme de cueca, elas podem ficar na gaveta do banheiro. Assim, você sai do banho e já coloca.”

Guarde o tênis no armário também. Se você só usa no final de semana, deixe na parte de baixo, na direção das roupas mais casuais. “Para não ter cheiro, vá até uma serralheria e pegue serragem de cedro. Faça trouxinhas com meias velhas e coloque dentro dos calçados. Isso acaba com qualquer odor”, ensina Cristina.

Se você tiver gavetas em baixo da cama, é lá o lugar dos lençóis. Caso não tenha, coloque no armário também. “E ao invés de ter uma colcha ou xale para enfeitar, compre uma peça que já tenha as duas funções: se cobrir para dormir e enfeitar ao mesmo tempo.”

Pastas e mochilas podem ser colocadas numa das prateleiras do armário, uma ao lado da outra, como livros. “Para que não caiam, coloque aqueles aparadores de livros o lado delas.”

Cozinha

Não deixe nada exposto para não juntar pó ou engordurar. “Coloque tudo em locais fechados, pois limpar uma bancada sem nada é muito mais fácil”, lembra Cristina.

Guarde os utensílios sempre próximos aos eletrodomésticos onde você os usa. “Os recipientes para armazenar alimentos, próximos à geladeira. No armário próximo ao fogão, guarde as panelas. O que pode ir ao micro-ondas, perto dele…”

Deixe os copos e jarras próximos ao filtro de água. “Os pratos também podem ficar no mesmo armário, pois você usa sempre junto com os copos para pôr a mesa.”

Sob a pia, só plásticos. Cristina explica o motivo. “Jamais, panelas. A não ser que você queira enferrujar tudo, pois mesmo que não tenha vazamento, do sifão causa umidade.”

Nada de amontoar as sacolinhas de lixo em uma gaveta. “Coloque todas já no cesto de lixo, uma sobre a outra. Assim, você tira uma e já tem outra no lugar.”

Banheiro

Cristina dá uma dica para a primeira gaveta. “Coloque um porta-talheres, daqueles de cozinha, com divisórias. Nele, deixe o fio dental, escova de dente (sim, é mais higiênico do que deixar sobre a bancada), cotonetes, barbeador e lâminas.

No gabinete, coloque o estoque de sabonetes, papel higiênico e etc. Também nesse espaço, dobre as toalhas e tapetinhos, todos do mesmo tamanho, para facilitar.

Área de serviço

Em cima da máquina ou próximo a ela, fica o balde, sabão em pó, amaciante e tira manchas. Em algum armarinho, ou debaixo do tanque se tiver gabinete, coloque o ferro de passar e algum tira manchas a seco.

Em outra prateleira, mantenha os produtos de limpeza. “Um multiuso, uma cera líquida e um desinfetante são o suficiente para fazer a limpeza”, aconselha Cristina. “Não esqueça de ter um rodo, uma vassoura e panos de chão. E guarde tudo junto.”

Cristina diz que homem, em hipótese alguma, pode deixar de aspirador de pó. “Até aqueles de mão são ótimos para limpar migalhas ou algo que caia no chão.”

Sala

Quanto menos objeto, mais fácil de limpar e manter. “Uma dica superbásica para os DVDs é guardar em caixas, nas prateleiras ou estantes, separados por gênero. Coisas expostas exigem que tire poeira. Essas caixas dão uma maquiada se a faxineira não veio.”

Próximo à entrada da casa, deixe uma bandeja bonita sobre um móvel. “É o local de desova: para a correspondência, chaves, celular…”

Fonte  IG Estilo-Vladimir Maluf

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário