Dicas Supernanny

Publicidade

Publicidade

A educadora Cris Poli, apresentadora do programa Supernanny, no SBT, ensina a pôr os filhos na linha em casos extremos

1-As crianças sempre querem um presente mais caro do que eu posso comprar!’

Não é errado desejar alguns brinquedos. Porém, desde cedo é importante que eles entendam que sua decisão é a que vale. A solução é mostrar que existem opções diferentes, e que podem ser muito divertidas. Se você se desdobra, se endivida e sempre dá além do que pode, a frustração no futuro será muito maior.

2-Ele pede uma lembrancinha sempre que chego do trabalho. E ai de mim se tiver esquecido…’

Pare já com isso. Dar recompensa por nada torna seu filho uma pessoa egoísta e mimada. Não compre lembrancinhas e ensine-o a dar valor a cada coisa que ganha, por mais simples que seja. Um bom começo é comprar um quebra-cabeça simples, de sete peças. Quando ele cumpre as regras, ganha uma pecinha. Quando chegar o final de semana e ele completar o quebra-cabeça, aí sim ele ganha a tal lembrancinha.

3-Meu filho se joga no chão do shopping’

Quando seu filho tem esse comportamento em público, é porque ele já fez isso em casa e teve o que queria. Ele acha que, assim, consegue o que quer. Por mais que a criança esperneie, leve-a até um canto e diga que você não vai comprar o que ela quer. Não ceda: vá embora sem levar nada. Em casa, leve o seu filho para o “cantinho da disciplina”. Pode ser um tapetinho ou um canto da casa, em que ele terá de ficar sentadinho para pensar. O tempo é de 1 minuto por ano de idade, a partir dos 2 anos. Quando terminar, é hora de conversar para explicar o porquê de ele ter ficado no cantinho. Diga que não é sempre que você tem dinheiro, e que quando você diz não é não. O mais importante é manter a palavra e realmente não fazer mais as coisas só porque a criança quer.

4-Meu filho gasta na hora a semanada que dou a ele. Como fazê-lo poupar?’

A semanada é dada para ele gastar com aquilo que quer. Só não vale gastar tudo na mesma hora e, depois, pedir mais dinheiro a você para comprar outra coisa. Se ele fizer isso, feche a carteira e ponto final.

5-Ele nunca está satisfeito com o presente que pediu e acabou de ganhar’

Mantenha o equilíbrio e não se sinta culpada. Converse longamente com ele, pergunte por que não gostou do presente, se foi ele mesmo quem pediu… Escute tudo que seu filho tem a dizer e ensine-o a ser mais grato. Nem todo mundo ganha o que pede, a vida é assim para todos. Então, ele precisa aprender a ser gentil e agradecer.

Fonte MdeMulher

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário