Na hora de escolher, os especialistas recomendam atenção à faixa etária e riscos à saúde ou segurança da criançada. Alguns detalhes são fundamentais na hora compra: solicitar a nota fiscal, verificar se o produto possui selo de garantia do INMETRO e se na embalagem constam informações de contato caso seja necessário acionar o fabricante.
A lista de presentes pode ser bem extensa, já que as opções de produtos são muitas. Para a pedagoga do colégio São Miguel Arcanjo, Liliane Machado, os jogos são sempre indicados. “Os jogos cumprem a função de auxiliar na construção da socialização no que diz respeito às regras”, ressalta.
Liliane oferece ainda uma série de dicas que podem ajudar os pais indecisos na hora da compra:
– Para bebês entre 2 e 3 anos: brinquedos com peças grandes, coloridos, com texturas diferentes, de encaixe e que estimulem o desenvolvimento psicomotor e a percepção.
– Para crianças dos 6 aos 12 anos: jogos de acordo com as competências de cada faixa etária, e sempre voltados para estimular a aprendizagem, a criatividade, a percepção, a inteligência, a afetividade e sensibilidade.
– A partir dos 10 anos: jogos, que podem ser eletrônicos e apresentar uma complexidade maior, envolvendo estratégias.
Os clássicos, é claro, não perderam o seu espaço e continuam muito bem cotados na lista de preferência dos baixinhos. É o caso, por exemplo, das bonecas bebê, Barbie, Suzi, os bichos de pelúcia e os brinquedos de casinha para as meninas. Já os meninos vão se divertir com os Bonecos em Ação (febre nos anos 80 e 90, que voltam com força total) ou o Max Steel, os carrinhos e as pistas Hot Weels e os de controle remoto, além dos desejados videogames. Patinete, bicicleta, patins e os eletrônicos em geral também farão sucesso entre a garotada.
Para aumentar a possibilidade de compra, existem ainda opções bacanas no vestuário infantil. Roupas e calçados, cada vez mais modernos, deixarão a criançada alinhada. Outra boa dica é oferecer de presente uma coletânea de livros – uma grande oportunidade para incentivar o hábito da leitura desde cedo.
Fora essa lista de agrados, aproveite a data e monte uma programação divertida com os seus pequenos. Caminhar no parque, ir à praia, jogar bola, andar de bicicleta, tomar sorvete, contar histórias, enfim, existem sugestões infinitas e que certamente trarão ótimos resultados para a sua família, como por exemplo, um dia das crianças feliz.
Fonte msn.bolsademulher.comAndressa Motta