Batizado, organização e decoração.
Segredinho da vovó.
Veja aqui algumas dicas para organizar o batizado da sua criança.
Padrinho e madrinha
São os naturais substitutos dos pais na criação dos filhos e, por isso mesmo, devem ter afinidade com vocês quanto ao tipo de educação, valores morais e conduta de vida que pretendam passar para a criança. Normalmente, o casal escolhe o compadre e a comadre entre os parentes e amigos mais chegados.
Marque a data e convide
Em geral, as igrejas batizam aos domingos, algumas também aos sábados. Evite, apenas um fim de semana que emende em feriado, porque muita gente aproveita para viajar. Data marcada, vamos aos convites!
Para uma cerimônia como o batizado, em que serão chamadas as pessoas mais próximas, não há problema em convidá-las por telefone. Mas você pode, também, mandar um convite impresso, pelo correio ou pela internet, sempre com uma antecedência de 15 a 20 dias. Nas lojas, há vários modelos bem bonitos, com textos e ilustrações sobre o tema. Quem quiser pode fazer um cartão com a foto do bebê, que fica muito simpático. Em qualquer dos casos, especificar se é extensivo para a recepção depois.
Café da manhã ou brunch
Bolo com champanhe, café da manhã ou brunch: o importante é comemorar. Se o local da recepção for espaçoso, espalhe mesinhas cobertas com toalhas brancas e vasos de flores, que podem, depois, ser levados como lembrança. Na mesa principal, o bolo, branco, recheado e confeitado no mesmo tom, os docinhos e jarras de sucos naturais. Arranjos de rosas brancas, lírios ou copos-de-leite completam o décor.
Se a festa é grande
A maioria dos bufês que prepara a comida oferece, além do serviço de garçons, mesas, cadeiras, louça completa, talheres, copos, guardanapos e tudo o mais. Se estiver dentro de seu orçamento, melhor. Se não, opte por contratar profissionais avulsos, de acordo com o número de convidados e o tipo de recepção.
O que vestir no bebê
Branco, sempre, com detalhes de renda ou bordado, mas em tecido macio, gostoso de usar. Lembre-se que seu filho passará uma grande parte do dia com esta roupa, que não deve espetar, coçar ou provocar qualquer tipo de desconforto. Algumas famílias guardam os tradicionais camisolões, que passam de geração em geração, mas vale, também, um modelo mais moderno, em linho, pele de ovo ou fustão (ao escolher, não deixe de considerar a estação do ano).
Para a mamãe, tons suaves e a maciez do linho, algodão, da seda, javanesa ou viscose. Evite saltos altos, já que vai ficar muito tempo de pé e com o bebê no colo. E nada de brincos e colares compridos ou pontudos, que podem machucá-lo.
Presentes & Lembrancinhas
A tradição manda pais e padrinhos presentearem com uma jóia, em ouro: brincos, pulseira, cordãozinho. Para os convidados da festa, distribua balas de amêndoas (dragées) embaladas em sacos de filó, com o nome do bebê. Se preferir, sachês e fondants também são muito bem recebidos. Outra opção: um porta-retrato com a foto do bebê.
Qual será o cardápio?
Café da manhã
Junto ao bolo, na mesa principal, arrume todas as delícias, em bandejas e pratos brancos ou transparentes. No cardápio: sanduíches (três tipos); canapés (três tipos); salgadinhos (três tipos); tortas salgadas (dois sabores); tortas doces (dois sabores); petit-fours doce; docinhos especiais; chás (dois tipos); sucos de frutas (dois sabores); café, chocolate frio e quente, refrigerante.
Brunch
Mais consistente que o café da manhã e menos formal que o almoço, é a melhor opção, se a cerimônia religiosa acontecer entre 9:00h e 10:00h. Nossas sugestões: queijo brie com geléia de damasco; quiche lorraine; queijo roquefort com uvas e amêndoas; sanduíches frios (presunto, queijo e tomate); croissant com peito de peru defumado; brioche com patê de fígado; cheese cake; bolo de laranja; bolo de milho; waffles (com mel, geléia, chantilly, à escolha); pães doces diversos; ponche de champanhe com suco de laranja; sucos de laranja, maracujá e melancia; chá gelado (dois sabores).