Casamento, organizando as bodas.
Segredinho da vovó.
Boda é a festa que celebra o aniversário de casamento, e as bodas de prata, que significam vinte e cinco anos de casamento e as de ouro, que significam cinquenta anos de casamento, são as bodas mais conhecidas e mais comemoradas no Brasil. Boda vem da palavra latina votum, que significa promessa, ou seja, quando se diz “minha boda”, significa dizer que está se dizendo “minha promessa”, que é um dos significados do casamento, no momento em que o casal casa no religioso, eles fazem uma promessa a Deus.É tradicional na cultura ocidental, comemorar as bodas de casamento com grandes festas e para cada data das bodas é associado algum material especial que o represente, como o ouro e o diamante. Apesar de serem mais comuns na cultura ocidental, outras nações e religiões também comemoram, porém com suas tradições.Para muitos casais, a data deve ser comemorada todos os anos, e para isso foi criada uma lista com uma nomenclatura e um material associado a cada, ano, e quanto mais tempo o casal permanece junto, mais o material se torna rico.
01º – Bodas de Papel
02º – Bodas de Algodão
03º – Bodas de Couro ou Trigo
04º – Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º – Bodas de Madeira ou Ferro
06º – Bodas de Açúcar ou Perfume
07º – Bodas de Latão ou Lã
08º – Bodas de Barro ou Papoula
09º – Bodas de Cerâmica ou Vime
10º – Bodas de Estanho ou Zinco
11º – Bodas de Aço
12º – Bodas de Seda ou Ônix
13º – Bodas de Linho ou Renda
14º – Bodas de Marfim
15º – Bodas de Cristal
20º – Bodas de Porcelana
25º – Bodas de Prata
30º – Bodas de Pérola
35º – Bodas de Coral
40º – Bodas de Esmeralda
45º – Bodas de Rubi
50º – Bodas de Ouro
55º – Bodas de Ametista
60º – Bodas de Diamante
65º – Bodas de Platina
70º – Bodas de Vinho
75º – Bodas de Brilhante ou Alabastro
80º – Bodas de Nogueira ou Carvalho
85º – Bodas de Girassol
90º – Bodas de Álamo
100º – Bodas de Jequitibá
A festa das Bodas segue um cerimonial muito semelhante ao do casamento.O ideal é que este cerimonial aconteça desde o início para que depois o casalpossa aproveitar sua festa junto aos seus familiares e convidados.
RECEPÇÃO
Todos os convidados são encaminhados para o local da festa e seria muito bom se filhos e netos fizessem a recepção dos convidados. O casal aniversariante deverá aguardar no carro ou em uma sala à parte até que todos os convidados entrem.
PRESENTES
Alguns casais estabelecem uma forma diferente para os presentes que receberão, mas sempre tem aqueles que deixam para levar o seu na festa, por isso é bom que se tenha separado um espaço, mesa, junto à recepção para que a cerimonialista possa receber e etiquetar com os nomes de quem os presenteia.
DURANTE O COQUETEL
Enquanto os convidados aguardam, um coquetel será servido e a música poderá ser ambiente e ao vivo.
– Acolhida ao casal: Ao chegar ao salão o casal poderá ser anunciado – escolher uma música para este momento. A partir daqui, segue-se um cerimonial pré-estabelecido para a ocasião.
* parabéns
* corte do Bolo
* brinde
* fotos com os filhos, netos, noras, genros, bisnetos, etc…
* o casal será convidado a se dirigir ao centro do salão (ou pista de dança) para a valsa. Neste momento, antes da dança, homenagens poderão ser feitas ao casal pelos filhos e familiares.
Sugestão: A cerimonialista poderá entregar a dama uma vela acesa que representa a chama do verdadeiro amor que permanece acesa entre o casal. Filhos e convidados serão chamados a dançar também. Está aberta a pista de dança e o músico poderá fazer jus à ocasião.
Cumprimentos: Os cumprimentos acontecerão no decorrer da recepção. O casal percorrerá o salão para cumprimentar aos convidados e tirar fotos junto a eles.
JANTAR
Durante o jantar é o momento ideal para que filhos e familiares prestem suas homenagens ao casal através de imagens em telão.
Logo após o jantar é feita a reabertura da pista de dança com a distribuição dos já tradicionais adereços, o que garante muita animação ao evento.
A sobremesa será o bolo do casamento que, cortado no início da recepção, será distribuído após o jantar.
BUQUÊ
Neste momento as mulheres solteiras são convidadas a se aproximar para tentar pegar o buquê, da mesma forma que na festa de casamento. A diferença está no sentido: O buquê da noiva recém casada traz a promessa de uma união matrimonial duradoura e feliz. O buquê de bodas traz a certeza de uma união abençoada, duradoura e frutífera.
A novidade agora é jogar também um sapo para as solteiras que ainda não arrumaram seu príncipe encantado e também para as casadas cujo marido ainda não desencantou.
Não existe uma regra definida quanto ao momento de se jogar o buquê. Tanto poderá ser no início da recepção, antes do jantar ou depois. O importante é que a alegria deste dia esteja refletida no semblante e nos corações do casal que junto aos filhos, familiares e amigos, celebram com grande alegria, mais um ano de casamento bem selado, abençoado e duradouro.
LEMBRANÇAS
O casal poderá ou não distribuir lembranças aos convidados. Uma boa opção, saborosa, pratica e econômica é a distribuição de bem-casados que simbolizam tudo o que o casal está vivendo. Mini cartões com a data comemorativa e nome do casal poderá ser acrescentado a fita de acabamento do bem casado. Mas lembre-se, a cor da embalagem e das Fitas deverá estar de acordo com as bodas realizadas, prata, ouro ou outra.
SUGESTÕES:
Além das homenagens e apresentações, o casal poderá decorar em um canto do salão, uma mesa para ser deixado um belo álbum de fotografias ou livro de assinaturas
Tudo o que está descrito aqui poderá ser modificado e adaptado conforme o seu estilo ou gosto pessoal. Servirá como base para se desenvolver um cerimonial personalizado para o seu evento, para o seu grande dia.
São sempre os filhos que organizam a festa de Bodas e pensam em todos os detalhes, mas para ajudá-los, conte com a dedicação e apoio da cerimonialista.