Mesa guloseimas, chá de panela.
Segredinho da vovó.
O chá de panela dizem ter surgido como uma forma de conseguir um dote para as noivas mais pobres. Naquela época, uma mulher sem dotes, não conseguiria um noivo. Os amigos, então se reuniam com a noiva e conseguiam dinheiro e mercadorias. Nos EUA, a festa tem o nome de “Bridal Shower”, fazendo uma alusão ao banho de presentes da noiva.
Segundo alguns, a origem dessa forma de comemoração é contada através de uma lenda vinda da Holanda. Um pobre holandês se apaixonou por uma rica donzela. O pai da moça desaprovou o casamento e se recusou a financiar a união dos dois. Então, os amigos do moleiro se juntaram e ofereceram ao casal alguns itens que os ajudariam a mobiliar a casa.
Essa tradição se manteve. Mas, hoje em dia, as mulheres não precisam de dotes para se casar. Apenas, ter encontrado seu par ideal e comemorar essa união.
Em todas as religiões, encontramos pessoas que fazem essa festa. Mas, é mais comum nos países ocidentais.
O chá de panela é uma festa, na qual participam apenas mulheres. No dia fazem brincadeiras, distribuem presentes, escutam música, montam uma bela mesa de comes e bebes e se divertem muito. Quem organiza é alguém mais próximo dela, como uma amiga, prima ou mãe. Geralmente as amigas convidadas são as mais íntimas.