Petiscos
Petiscos.
Segredinho da vovó.
Essa opção é perfeita para receber amigos em casa, é fácil de montar, ou você compra pronto ou faz na hora rapidinho por ser informal informal, não precisa de mesa e jogos de jantar, cada um se serve a hora que quiser e o quanto quiser.
Se for um grupo pequeno, até umas 15 pessoas, um lugar mais central é o suficiente se tiver mais pessoas divida em dois lugares.
O que você vai servir vai depender do tipo da sua festa, usual são os pães e queijos.
Compre 3 ou 4 tipos diferentes de queijo e distribua-os em tábuas de madeira ou pratos grandes e bonitos.
Deixe uma faca para cada, se não tiver facas próprias para corte, não tem problema, as normais de refeições são boas substitutas.
Tipos de queijo diferentes que você pode colocar na sua tábua:
Pasta: Cottage, Cream Cheese, Mascarpone, Chèvre
Mole: Brie, Gorgonzola, Chedar, Mussarela de Búfala, Roquefort, Camembert
Duro: Emmental, Gruyère, pecorino, Edam, Gouda
Parmesão: Parmesão, Reggiano, Grana Padano, Faixa Azul.
Eu recomendo escolher um de cada tipo.
Se achar pouco, você ainda pode comprar 2 tipos de carne para acompanhar, como um presunto cru, presunto de Parma ou salame.
Acrescente uns pãezinhos, palitinhos, torradinhas.
Ainda se achar necessário, você pode colocar em um bowl azeitonas pretas temperadas
(deixe marinando com azeite, ervas e pimenta), um ou dois patês diferentes, cenouras
e pepinos cortados em palitos, tomatinhos cereja temperados com azeite,
sal e manjericão (principalmente se você colocar mussarela de búfala, fica uma delícia),
castanhas e frutas secas, pense em um de cada se preferir colocar maior variedade de elementos.
Colocar plaquinhas indicando o que é o que fica chique.
Algumas dicas pra quem pretende dar um jantar , almoço ou uma festa, enfim
receber os amigos com carinho.
1) Comida caseira. Sei que não é fácil ter que cozinhar quando estamos planejando uma festa, mas considere algo simples, do qual você esteja familiarizado, tipo um brigadeiro, torta, lanchinho, o que quiser.
2) Bebida especial para brindar. Prosecco, vinho, cerveja, drink, suco, vitamina, etc. Toda reunião merece aquele momento onde estram vários copos de uma bebida especial para todos brindarem.
3) Cartões que indicam as comidas e bebidas servidas, nada pior que aquela rodinha em volta de um canapé que ninguém consegue distinguir do que é, com aquelas caras de dúvida sem querer arriscar a primeira mordida.
4) Luz baixa. Dá todo o clima intimo e gostoso, como sei que não é toda casa que tem aquele regulador de luminosidade , retire algumas lâmpadas, ou acenda só algumas, e complemente com muitas velas.
5) Perfume de festa! Caso o propósito da reunião seja comer, o cheirinho de temperos, como o alecrim, dão aquela sensação gostosa de fome, e aguça a curiosidade, espalhe raminhos passados em água fervida pela casa, ou deixe alguns no forno. Isso fale para qualquer erva aromática, limões, ou ainda chocolate, bolo.
6) Chapelaria. Improvise um cômodo, ou canto, da casa onde os convidados possam ir e vir para guardar suas bolsas e casacos, nada pior do que montes deles ocupando toda sua festa.
7) Investimento. Digo isso para vocês aproveitarem o momento de celebração para investir em uma comida mais cara, aquele queijo que você ama mas nunca compra, ou uma bebida importada. Esses mimos são para você sentir sua reunião mais especial.
8 ) Decoração diferente. Vale a pena mudar um pouco o décor da sua casa para algo mais festivo. Mexa nas cadeiras, mude o sofá de lugar, aproveite para tirar aqueles enfeites antigos do baú e coloque-os para uso.
9) Mesa de doces. Porque nenhum convidado é feliz sem uma bela mesa de doces, mesmo que seja uma bem pequenininha com bombons, tudo para adoçar até os mais amargos.
10) Lembrancinha. Pode não ser festa de criança, mas o auge da gentileza é providenciar algo para seus convidados levarem para casa e lembrarem desse dia. Pode ser um potinho de compota feita em casa, raminhos da erva usada na decoração presas em fita com bilhete de agradecimento,qualquer gesto será muito bem lembrado, e apreciado.
11) Convite. Nada mais íntimo do que convidar cada pessoa uma a uma. Pode ser por telefone, cartão, ou e-mail. Só cuidado para não soar impessoal e esse convite se espalhar aparecendo vários bicões na sua festa! Coloque o nome, local, horário e explique o porque só aquela pessoa está sendo convidada, tudo com jeitinho.
12) Temática. Toda festa fica mais fácil quando se tem um tema, então reveja todos os itens acima dentro de uma temática escolhida, pode ser um país, uma cor, ou data especial.