Organizando o chá de bebê
Organizando o chá de bebê. Segredinho da vovó celebrar a chegada do bebê com parentes e amigos é um bom motivo para organizar o chá.
Veja as etapas .
1 – Lista de convidados
A lista de convidados é a primeira etapa da organização, pois todas as outras etapas dependem dela para serem definidas.
– A festa será apenas para mulheres ou os homens também serão convidados? Está cada vez mais comum os homens também participarem do chá de bebê, porém quando eles participam a organização requer mais cuidado para que todos se divirtam.
2 – Data, horário e duração
A data deve ser em um final de semana para que todos possam participar. Se o final de semana já está todo tomado, uma sexta-feira às 19:30hrs também pode ser uma boa opção.
O horário do chá de bebê é decidido antes ou em conjunto com o local, pois dependerá do horário para definir os comes e bebes.
A duração média de um chá de bebê é de 2 horas, desta forma a festa estará sempre animada e a mamãe não ficará tão cansada. Caso seja servida alguma refeição o tempo pode se estender por mais 1 hora.
3 – Local
O local pode ser a casa de alguma amiga, salão de prédio, chácara, clube. O importante é que comporte todos os convidados, principalmente se você optar por um almoço, jantar ou churrasco precisará ter além das cadeiras, mesas para comportar todos os participantes.
4 – Cardápio
Para definir os comes e bebes você precisará levar em consideração:
- O horário (pode ser um café da manhã, almoço, chá da tarde ou mesmo um jantar ou petiscos a noite);
- Quem será responsável pela alimentação: você ou os convidados ficarão encarregados de levar as comidas e bebidas?
- Haverá bebida alcoólica?
- Não esqueça que guardanapos, copos, pratos, talheres e demais itens para servir são de responsabilidade das organizadoras!
5 – Lista de presentes
Definir a lista de presentes e quem levará qual item é um desafio. Peça ajuda às organizadoras para que elas distribuam de forma aleatória. Se for convidar um casal lembre-se de só colocar 1 presente no convite.
Se você abre mão dos presentes, mas adora reunir a turma, peça aos convidados para contribuírem com uma lata de leite em pó e faça uma doação a algum orfanato ou instituição para crianças carentes.
Outra sugestão é pedir para que eles levem os quitutes e bebidas.
6 – Brincadeiras
Se você se sente desconfortável com algumas brincadeiras (como pintar o rosto, por exemplo) já fale com as organizadoras para não haver surpresas da hora. Existem mil maneiras de brincar e com certeza várias lhe agradarão.
Lembre-se que provavelmente seus convidados também não acharão divertido pagar micos, presenteá-los será a melhor maneira de prestigiá-los.
7 – Tema da decoração
Definir o tema é bastante divertido porque existem mil maneiras de decorar a festinha! Pode ser de varal de bodies (última moda) de papel ou de tecido mesmo, ursinho, chupeta, boneca, grávida, mundo dos doces, cegonha…
Outra ideia é, ao invés de pensar em tema, definir somente as cores da decoração: rosa e marrom, azul e branco, lilás…
8 – Convite
Pronto, depois de cumprir as 7 etapas acima você já está pronta para escolher os convites e colocar todas as informações.
Se você optar para que os convites sejam entregues em mãos, lembre-se de entregá-los em tempo hábil para que os convidados se programem para ir – 1 mês é o mais adequado.
Uma opção bacana e bem prática é o convite virtual para ser enviado por e-mail. Claro que mesmo com o convite virtual alguns convites em papel também serão providenciados para aqueles convidados que não dominam a arte da Internet, ou mesmo aos que ficam semanas sem olhar o e-mail.
Informações nos convites:
– Nome do convidado ou convidados (se for somente a mulher ou para a família toda)
– Data e horário
– Local
– Presente: a escrita mais adequada para o presente é: “Sugerimos levar ………..”
9 – Decoração