Dicas para um jantar à Francesa

Dicas para um jantar à Francesa
Publicidade

Dicas para um jantar à Francesa. Segredinho da vovó  jantar à francesa é, sem dúvidas, a forma mais requintada de servir os seus convidados em um evento.

O estilo em questão é composto por regras de etiquetas que devem ser seguidas para garantir o sucesso da ocasião.

Veja  cinco dicas essenciais para preparar um jantar à francesa impecável:

Divisão da refeição

O jantar deve ser dividido em entrada, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesa, e, claro, aperitivos devem ser servidos a todo o instante antes da refeição iniciar. Os pratos são servidos já montados e nas proporções certas para garantir uma noite agradável a todos.

Para as entradas, a sugestão são pratos frios e refrescantes, para abrir o apetite dos participantes. Já para o prato principal, uma proteína animal e um acompanhamento mais leve. Na sobremesa, é importante ter cuidado com a quantidade de doce e acidez no prato, tudo deve estar na medida certa neste momento, uma vez que, por ser o último prato, é o que fica na memória dos convidados.

 

Número de garçons

Para um jantar de sucesso é necessário um número apropriado de pessoas que irão trabalhar servindo os convidados. Recomenda-se, pelo menos, um garçom para cada cinco pessoas, assim, independentemente da duração do evento, os convidados serão bem assistidos em todos os momentos.

 

Fartura nas bebidas

Desde a chegada dos convidados, até o momento da despedida, a bebida não pode parar de circular. Abra o evento com aperitivos destilados, mude para o vinho e/ou espumante durante o jantar e finalize com licores e bebidas que auxiliam na digestão. Lembre-se, sempre, de fornecer água à vontade durante todos os momentos do evento.

Organização da mesa

Existe uma sequência de talheres, pratos e taças que devem ser respeitada no momento de arrumar a mesa para um jantar à francesa. Geralmente, os talheres acompanham a proporção dos pratos: a entrada pede talheres menores, por ser um prato menor, carnes necessitam de talher próprios para o corte.  Nas taças, forneça as próprias para cada bebida. Taças para vinho, espumante e água são sempre recomendadas. Ah, não esqueça do guardanapo de tecido.

Momento do serviço

Desde a chegada dos convidados até a retirada dos últimos pratos, todo o serviço deve ser impecável e seguir as regras de etiqueta propostas para a ocasião. O recomendado é que os garçons sirvam inicialmente as mulheres, depois os homens. Os anfitriões são os últimos da lista. Importante lembrar que os copos devem estar sempre abastecidos e as louças já utilizadas devem ser retiradas assim que possível.

Publicidade

 

 

Veja também :

 

Delicioso purê para 40 convidados

Fonte http://favoritainterni.com.br/blog

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário