Bacalhau

Publicidade

Publicidade

Ingredientes:

– 1 lombo dessalgado de bacalhau (para quatro pessoas)
– 3 pimentões (um verde, um amarelo e um vermelho)
– 1 cebola grande
– 200 g de azeitonas pretas (sem caroços)
– azeite de oliva
– 2 tomates vermelhos firmes
– sal
– um raminho de alecrim
– dois dentes de alho
– limão
– pimenta

Preparo:

Corte o lombo de bacalhau em quatro pedaços generosos e tempere com sal, um pouquinho de limão, zeite e pimenta. Reserve.

Corte em quadradinhos (1 cm) os pimentões, a cebola e os tomates (sem sementes). Numa frigideira coloque um pouco de azeite e salteie primeiro a cebola, depois os pimentões e por último os tomates. Coloque sal a gosto. Eles devem ficar firmes. Reserve.

No processador, coloque as azeitonas pretas sem caroços e algumas gotinhas de limão e azeite de oliva. Bata até ficar um creme grosso. Reserve.

Numa frigideira coloque o azeite, os dois dentes de alhos inteiros e o raminho de alecrim. Coloque as postas de bacalhau e frite até dourar de um lado e de outro. Retire-as.

Modo de preparar o prato:

Em um prato, coloque um pouco do creme de azeitonas pretas, fazendo uma caminha. Coloque a posta de bacalhau em cima dela. E sobre o bacalhau coloque o salteado de pimentões e cebola – que vai dar um colorido bacana para o prato. Sirva com arroz branco feito na hora e com batata ao murro (veja receita abaixo). E claro para acompanhar o prato, sirva um bom vinho branco encorpado. E bom apetite!

Batatas ao Murro
– 4 batatas grandes
– azeite
– três dentes de alho e
– sal

Lave bem as batatas, tempere-as com sal e leve ao forno para assar. Descasque os dentes de alho junte-os ao azeite numa frigideira. Leve a aquecer. Retire as batatas do forno e dê um murro em cada uma, regue com o azeite temperado e sirva.

Fonte Conversatemperada-Jornal Gazeta do Povo

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário