Feijoada festiva para 25 pessoas
Feijoada festiva. Segredinho da vovó veja como decorar uma festa em que o prato principal é feijoada.
DECORAÇÃO
Para os centros de mesa, use esses saquinhos de juta para simular um mini saco de feijão .
Encha até a metade com areia e a outra metade completava com o feijão. Importante: a areia tem que ser colocada dentro de um saco plástico se não ela vaza pelos buraquinhos da juta.
De lembrancinha, molho de pimenta.
Distribua o suco de laranja natural em garrafinhas dessas de leite de coco e finalize com canudinhos vintage de papel listrado preto e branco. Já as plaquinhas foram todas impressas em papel adesivo também.
Observe que os tons usados recaem no preto e branco, então muita coisa pode ser criada e desenvolvida a partir daí. Para deixar o almoço de aniversário mais personalizado, pode fazer uma caricatura do aniversariante.
Tendo este elemento em mãos (a caricatura) você pode usar em vários detalhes como num convite, etiquetas, toppers e onde mais a criatividade permitir.
CARDÁPIO
Entradinhas
Caldinho de feijão
Torresmo (opcional, eu não fiz porque já tem bacon na feijoada e na farofa)
Principal
Feijoada
Arroz branco
Couve refogada
Farofa à la Matraca
Vinagrete
Laranjas descascadas
Sobremesas
Doce de abóbora
Goiaba cascão cremosa (eu compro da marca Zélia)
Doce de Leite
Queijo Minas
Frutas frescas (manga, kiwi, morango e abacaxi — tudo cortado em pedaços)
Bebidas
Água saborizada
Suco de uva integral
Suco de laranja natural
Cerveja
Caipirinha
RECEITA DE FEIJOADA PARA 25 PESSOAS
- 2 kg de feijão preto
- 250g de bacon
- 1 kg de carne seca (geralmente vem em pacotes de 500 g)
- 1 kg de lombo defumado
- 500 g de calabresa
- 500 kg de paio
- 1 kg de costela suína defumada
- 500 g de rabo de porco salgado
- 500 g de orelha de porco salgado
- 1 kg de pé de porco
- Folha de louro
- Pimenta do reino
- Cebola e alho a gosto
Modo de preparo
1. Importante dizer que você deve providenciar duas panelas grandes, uma para acomodar a feijoada sem frescura (completa) e outra para a feijoada com frescura (só com as linguiças e defumados). Mas isso é se precisar separar. Dessalgue a carne seca e as outras peças que vierem já salgadas (como orelha e rabo, por exemplo). A costelinha e o lombo defumados eu dou uma fervida para tirar um pouco do sal também.
2. Não dá para cozinhar tudo de uma vez (pelo menos eu não consigo), o volume de ingredientes é muito grande. Então, eu vou cozinhando a feijoada por porções na panela de pressão e transferindo para a panelona gigante.
3. Refogue a cebola e o alho com a calabresa e o paio (cortado em meia lua para diferenciar da outra linguiça) e em seguida acrescente um pouco de cada tipo de carne, um pouco do feijão e água. Louro e pimenta do reino a gosto. Deixe na pressão por uns 25 minutos. Repito a operação umas duas ou três vezes, usando duas panelas de pressão para ir mais rápido.
4. Daqui para frente você vai provando e corrigindo o sal (quase nunca é necessário colocar sal). O perigo, aliás, é ficar muito salgado. Neste caso, cozinhe mais feijão (sem tempero) e acrescente à feijoada.
5. Esta quantidade de feijoada deu, todo mundo repetiu, teve gente que ficou até à noite, jantou — e ainda sobrou muito. Se sua trupe não é de comer pratadas, talvez seja o caso de diminuir a quantidade de ingredientes! Lembrando que a feijoada pode ser congelada!
Farofa
- 2 pacotes de 500 g farofa (eu compro da marca Yoki sem sabor)
- 150 g de bacon
- 200 g de manteiga (uma barra inteira). Reforçando, é manteiga, não margarina!
- 3 bananas caturra (nanica). Tipo, boa para comer, nem verde nem madura.
- Cebolinha e sal a gosto
Modo de preparo
Corte o bacon em cubinhos pequenos e frite-os até ficarem bem douradinhos. Em seguida, acrescenta a manteiga até derreter bem e incorporar com o bacon. Depois, vá despejando a farofa e mexendo delicadamente para que o sabor do bacon e da manteiga pegue bem. Quando a farofa já estiver bem misturada coloque a banana em pedacinhos (eu corto a banana em cruz para que os tamanhos fiquem menores) e a cebolinha picada beeem fininha. Se achar que precise de sal, ajuste o ingrediente. Misture delicadamente e está pronta!
Vinagrete
- 2 tomates
- 2 cebolas médias
- 1 pimentão amarelo
- ½ pimentão verde (opcional, só para dar uma corzinha. Eu não coloquei por restrição de vários convidados que eu já sei que não gostam.)
- 6 pimentas dedo de moça sem semente
- 50 ml vinagre de maçã (é menos ácido)
- 100 ml de caldo do vidro de azeitona
- 1 pitada de açúcar
- Salsinha a gosto
- Azeite a gosto
Modo de preparo
Corte todos os ingredientes em quadradinhos bem pequenos. Quanto menores os pedacinhos, mais bonita fica a apresentação. Misture tudo e acrescente o vinagre, o caldinho da azeitona e o azeite quanto bastar. Sal a gosto e uma pitada de açúcar para diminuir a acidez! Eu também preparo o vinagrete no dia anterior e deixo na geladeira. Primeiro que dá trabalho e leva tempo picar bem miudinho. Segundo que eu acho que o gosto ficar melhor depois de passar 24 horas “curando” na geladeira.