Organizando um jantar para os amigos
Organizando um jantar para os amigos. Segredinho da vovó o momento de botar o papo em dia, relembrar os velhos tempos, ouvir uma boa música e dar boas gargalhadas. E em ocasiões como essa, nada melhor do que organizar um jantar bem intimista e especial, fazendo com que esses poucos convidados se sintam bem à vontade.
Como planejar ?
Antes de botar a mão na massa, você deve fazer as seguintes perguntas:
– Quantos convidados serão?
– Algum deles é vegetariano ou tem alguma restrição com algum tipo de comida?
– Qual a idade média da galera?
– É um público mais animado ou mais introspectivo?
– Devo pedir para que levem a bebida?
Feito isso, é possível traçar um panorama completo e evitar alguns deslizes. Identificar as características desse público vai tornar os processos do menu e do ambiente muito mais fáceis de se realizar.
Já quanto às bebidas, depende. Qual o seu nível de intimidade com os presentes no jantar?
Se forem familiares e amigos mais próximos, não há problema algum em pedir para que levem suas bebidas. Mas, se for o caso de pessoas com as quais você não tem tanta intimidade, é recomendado evitar.
Qual lugar da casa escolher ?
Vale a pena apostar em mais ambientes da casa. Pensando que essa reunião não será somente “chegar-comer-ir embora”, você precisa pensar em alguns lugares fora da cozinha que podem receber esses convidados. A sala, obviamente, é o lugar mais provável de deixar a galera. Porém, alguns cômodos da casa, como a sala de estar ou até mesmo a garagem podem acomodar o pessoal.
Como escolher as músicas ?
A escolha da música é um momento muito oportuno para deixar seus convidados totalmente descontraídos. É melhor deixá-la em um volume agradável, ou seja, como som ambiente. Isso facilita a conversa entre o pessoal e mantém aquele clima de “reunião privada”.
Evidentemente que isso depende muito, não é uma regra. Se for uma turma mais animada, coloque mais agitação nas músicas e no volume.
Dica : faça uma playlist com Caetano Veloso, Tim Maia e Djavan. Eles nunca falham em jantares e reuniões desse tipo.
Como decorar a mesa do jantar ?
Ao organizar um jantar com poucos convidados, lembre-se da importância da arrumação da mesa, tentando deixá-la com muito brilho e elegância. Além disso, é necessário ter espaço para todos os convidados.
A mesa posta pode contar com muitos objetos decorativos. Peças de cristal sempre harmonizam muito bem com os demais elementos. Fruteiras e centros de mesa são ótimas escolhas para jantares com poucas pessoas.
No jogo de jantar opte por cores mais neutras e que combinem com o momento. Com peças lindas e charmosas, a ocasião ficará muito mais encantadora.
Como escolher o cardápio ?
Use e abuse dos seus dotes culinários para fazer o prato inesquecível. Para isso, ofereça alguma entrada com petiscos, por exemplo. Eles são sempre bem-vindos e conseguem agradar a maioria das pessoas. Para servi-los, uma linda petisqueira vai fazer toda a diferença.
Um delicioso risoto , e no frio caldinhos fazem a diferença.
Noite Italiana ou Mexicana.