Festa de aniversário, opções.

Publicidade

Segredinho da Vovó.

Veja algumas idéias para comemorar seu aniversário ou de quem você ama.

Publicidade

FESTIVAL DOS ESPETINHOS

Mesmo sendo bastante popular, o bom churrasco não precisa ser sinônimo de relaxo. Ideal para festas no campo, em casa ou salões de festa.

Sirva carnes de qualidade e cerveja gelada, sempre! “A única restrição é evitá-los em casamentos que ocorrerão no período noturno”, aconselha. Capriche nos acompanhamentos, escolha arroz à grega, batatas assadas e uma grande variedade de saladas.

Depois da refeição sirva frutas frescas ou sobremesas refrescantes, como um flan de maracujá. Se o objetivo for uma recepção elegante, monte uma mesa para as guarnições e outras para os convidados sentarem, evite aquelas que tenham plástico aparente. Talheres bonitos, copos apropriados e toalhas compõem o ambiente.

No quesito arranjos de mesa, os mais baixos e coloridos com flores do campo, facilitam o bate-papo.

“Contratar o serviço de garçons e de um bom churrasqueiro dá um ar sofisticado à celebração”, conta Marcia. Quando a proposta é o festival de espetinhos, calcule cerca de seis por pessoa. Monte bandejas com opções variadas e dê poder de escolha aos convidados.

Mussarela de búfala, espetos de carne de soja ou frutas são opções inovadoras. Na trilha sonora, músicas ambientes ou mesmo um conjunto de chorinho animam a festa.

QUEIJO E VINHO

Ideal para um encontro de amigos adultos, seria elegante enviar apenas um e-mail ou fazer uma ligação para comunicar aos convidados. A decoração é o diferencial na hora de receber. Encomende ou prepare tábuas de queijo montadas como um verdadeiro mosaico, ele deve estar cortado em pequenos pedaços para ser provado com pães e torradas.

Na mesa central, use guardanapos ou adereços no melhor estilo italiano, o verde e vermelho não podem faltar. Como aqui, a informalidade é quem manda, nada de garfos. Distribua as bandejas ou cestas de pães nas extremidades da mesa, com baguetes, pão italiano, pão preto, integral, de centeio e torradas. Potinhos com uvas-passas e tâmaras ajudam a recuperar o paladar e acentuam o sabor dos queijos e vinhos.

“Tendo por base uma recepção para 12 pessoas, escolha dois tipos de queijos suaves (mussarela, itálico, estepe, etc.), dois tipos de queijos médios (emmenthal, suíço, prato, etc.) e dois tipos de queijos fortes (provolone, parmesão, gorgonzola, etc.). Calcule cerca de 300 g por pessoa”, estima Márcia. Quanto aos vinhos, não se preocupe em acertar com um enólogo, o que vale é agradar a maioria.

Tenha atenção na harmonização: queijos fortes pedem vinhos encorpados e queijos leves vinhos menos encorpados. Calcule cerca de 1 garrafa de vinho branco para 3 pessoas e uma garrafa de vinho tinto para cada 4 pessoas. Sirva como sobremesa frutas da estação, sorvetes ou saladas de frutas.

JANTAR EM CASA

Independente do número de convidados e do tipo de evento, um requintado jantar é sempre uma forma educada de receber. Se o orçamento permitir, contrate um bom serviço de bufê, caso contrário comece o preparo dos pratos três horas antes, deixando apenas os últimos retoques para o horário da festa.

Normalmente, o cardápio será composto por entrada, massa, prato principal e sobremesa. Vinho e champanhe acompanham. Quando desejar um clima intimista, prepare uma só mesa. Porta-guardanapo decorado com miçangas ou cristais, uma bela prataria, toalhas e flores fazem a diferença. Ainda há que se decidir a maneira de servir:

À americana é um modo bastante informal. Os convidados se servem e comem de pé. É necessário distribuir também pontos de apoio para copos e pratos. Uma dica valiosa é não servir pratos que precisam de dois talheres.

– No serviço franco-americano os convidados sentam-se em mesas e levantam-se para se servir na estação.

– Se você optar por servir à inglesa lembre-se que este é um modelo mais formal. O serviço pede que os convidados sejam servidos nas mesas, pelos garçons, que trazem da cozinha os pratos já montados.

– À francesa é a forma mais requintada. Os convidados são servidos nas mesas pelos garçons contratados, devidamente uniformizados e instruídos de acordo com a etiqueta.

NOITE DA PIZZA

Queridinhas dos brasileiros, as pizzas são muito bem-vindas em aniversários ou outras ocasiões que não exigem tanto requinte. Faça convites por e-mail ou envie-os pelo correio, use papel e formato criativo! Há empresas capacitadas para montar toda a infraestrutura da “pizzaria”, em um bufê ou na residência. Serão selecionadas pelo cliente, em média oito sabores salgados e dois doces.

As pizzas são individuais e preparadas de acordo com o pedido dos convidados. A equipe levará pratos, talheres, o forno e copos específicos. Também estão inclusos os serviços de copeira e pizzaiolo. Um bom vinho ou cerveja gelada acompanham o menu. Para decorar, use toalhas nos tons de verde e vermelho, substitua os arranjos de flores por porta-aperitivos com queijos e petiscos.

Caso a ideia seja dispensar os serviços de bufê, a anfitriã pode dispor sobre uma mesa grande, diversos potinhos com ingredientes para os recheios, molhos e discos de pizza. O convidado monta de acordo com o seu gosto, sendo necessário apenas uma pessoa para comandar o forno. Para a sobremesa, sorvetes, frutas ou doces leves complementam a noite italiana.

CREPES

A delícia de origem francesa está cada vez mais popular nas festinhas informais organizadas em casa ou no salão do prédio. Prática e econômica, só não é recomendável para casamentos ou bodas. Empresas especializadas em crepes preparam as delícias no local, dando a todos liberdade de criarem seus próprios recheios. Dependendo do contrato, os profissionais permanecem por cerca de 4 horas com toda a infraestrutura necessária como pratos, copos, talheres e toalhas de mesa. A quantidade de garçons e copeira é opcional.

Geralmente, o pacote inclui patês e torradas, uma infinidade de recheios de crepes, entre eles quatro queijos, calabresa, frango, ricota, brigadeiro e banana, dois tipos de saladas e sorvetes. O cardápio de recheios ficará na mesa central, onde são feitos os crepes, mas também podem ser distribuídos nas mesas. “Se for encomendar um bolo, prefira os pequenos, afinal de contas, você já tem crepes doces”, lembra Marcia Possik.

Não esqueça de escolher um sabor que agrade aos vegetarianos, como espinafre com ricota. Somente as bebidas alcoólicas ficam por conta do cliente, opte por cerveja ou whisky. A limpeza do salão e das louças cabe a copeira. “Como a empresa costuma montar a festa com uma hora de antecedência, o anfitrião fica com a tarefa de preparar o som ambiente ou contratar um músico, e cuidar da decoração. Opte por arranjos modernos que podem ser feitos com flores naturais, vidros e líquidos coloridos

Fontehttp://festaviva.uol.com.br/ POR MARIA RIBEIRO

Publicidade

Andrea Beatriz

Deixe um comentário